Tudo sobre dutos de ar de plástico
Tanto os construtores quanto os proprietários de edifícios precisam saber tudo sobre ventilação de plástico e dutos de exaustão. É útil estudar seus tipos e tamanhos, dutos de ar retangulares de PVC e análogos redondos, outros modelos de diferentes materiais e sua instalação.
Vantagens e desvantagens
A vantagem dos dutos de plástico é que os tubos são instalados com muita facilidade e rapidez. Mesmo os não especialistas não têm problemas. Essas construções são baratas. Eles são leves e não colocam uma carga pesada nos elementos de suporte de carga dos edifícios. Do ponto de vista de isolamento acústico e propriedades decorativas, os dutos de ar de polímero também mostram seu melhor lado.
É garantida uma longa vida útil do PVC (sujeito a condições normais e cuidados mínimos). A percepção generalizada de qualquer dano à saúde é injustificada - mais uma vez, em condições normais e ao usar classes de material de qualidade. O medo de que o polímero se degrade sob a influência da luz solar é infundado. O derretimento em temperaturas domésticas normais (até 80-90 graus) está completamente excluído. Basta cumprir as restrições estabelecidas no passaporte técnico para que você nunca tenha problemas com isso.
No entanto, mesmo os melhores dutos de ar de plástico têm pontos fracos. E isso deve ser lembrado, apesar de sua rentabilidade e praticidade. Essas comunicações não são muito resistentes ao fogo. Por causa desse problema, o uso de dutos de ar de polímero é inaceitável onde houver processos tecnológicos de alta temperatura ou equipamentos de aquecimento de qualquer finalidade.
Em instalações industriais, de energia, armazéns e outros locais semelhantes, as estruturas metálicas são preferíveis.
Visualizações
De acordo com o grau de dureza
Os dutos de ar ondulados flexíveis são fabricados na Rússia e no exterior. Eles são adequados para organizar sistemas de ventilação para uma ampla variedade de edifícios e estruturas. Deve-se notar que tais produtos podem pertencer não apenas à classe mole, mas também à classe dos semirrígidos. Ao escolher um produto específico, você deve avaliar com muito cuidado o nível de resistência. Se possível, é melhor escolher um projeto após consultar especialistas.
Dutos de ar reforçados também estão disponíveis. Normalmente não são feitos de PVC, mas apenas com impregnação de PVC. Outros plásticos são usados como base. Um componente importante é uma estrutura de arame de aço de reforço. Um filme de poliolefina pode ser aplicado em torno dele.
A propósito, os elementos estão conectados uns aos outros
A ancoragem de dutos plásticos pode ser feita da forma mais simples possível. Para isso, um grande número de unidades de conexão e adaptadores foram desenvolvidos em diferentes combinações e com diferentes dimensões. Seções moldadas da estrutura são amarradas firmemente na rodovia. Portanto, nenhuma vedação reforçada é necessária. Abraçadeiras de polímero e fita de alumínio ajudam a conectar um duto não rígido baseado em uma corrugação.
Flanges ou outros elementos de conexão podem ser usados para montar as peças. Os flanges são criados com base nas barras angulares. Eles são colocados nas bordas das seções a serem conectadas. Você terá que perfurar canais para apertar os parafusos de montagem. As lacunas dos flanges são preenchidas com gaxetas.
Os parafusos e porcas devem ser apertados com muito cuidado. Todas as nozes são colocadas de lado. Se os tubos forem instalados verticalmente, as porcas devem estar na lateral do flange inferior. Deve-se ter em mente que a montagem do flange é trabalhosa e requer muito metal. Produtos de flange relativamente leves são formados a partir de um perfil de tira com uma camada de zinco.
Em alguns casos, são usados ônibus de conexão. Eles se parecem com flanges dobráveis. Essas estruturas são feitas de perfis galvanizados no formato da letra "G". Esse produto é barato. Sua instalação não é particularmente trabalhosa.
Os dutos de ar de plástico geralmente são criados em um tipo sem flange. Nesse caso, são utilizadas bandagens e estruturas de mamilos. O mamilo deve ser pelo menos tão grosso quanto o tubo. Ele é inserido nos tubos para ser conectado ou amarrado em cima deles. O acoplamento é sinônimo desse mesmo mamilo.
Em qualquer caso, a empunhadura deve ter o mesmo comprimento de largura.
Materiais (editar)
Vários tipos de plástico podem ser usados para a fabricação de dutos de ar. O mais difundido é a produção de PVC. Esse material é projetado para uso na faixa de –30 a +70 graus. Portanto, a instalação é permitida mesmo em ambientes não aquecidos. Em outros casos, outras estruturas plásticas são mais atraentes.
Então, em algumas áreas de produção e laboratórios usa-se PVDF, também fluoroplástico. É um material resistente a ácidos. A temperatura mínima para operação de tubos fluoroplásticos é –40 graus. O aquecimento máximo permitido até +140 graus.
Às vezes, um duto de ar de polipropileno também é usado. Sua vantagem é o aumento da resistência a substâncias agressivas. O polipropileno de alta qualidade resiste bem ao contato com álcalis e ácidos. Mesmo reagentes orgânicos corrosivos não têm efeito sobre ele.
Às vezes, o polietileno de baixa pressão (abreviado como HDPE) também é usado. Esse material é especialmente flexível e resiste bem a danos mecânicos, mas sofre muito com as baixas temperaturas.
É imperativo levar em consideração as características de plásticos específicos. Portanto, nas cozinhas, as capas de polipropileno são suficientes. Para salas residenciais e de serviço, as caixas de polietileno são preferidas. E em locais com temperatura do ar particularmente elevada, o PVC e o PVDF são relevantes. Em casos especiais, o plástico vinílico e o metal-plástico podem ser usados.
O fluoroplástico pode ser usado no setor industrial, em fábricas e fábricas onde o ar contém uma grande quantidade de produtos químicos corrosivos e corrosivos. Trata-se principalmente de refino de petróleo, produção de produtos químicos e farmacêuticos. O fluoroplástico também quase não escorrega. Portanto, a passagem de ar por essa linha tem uma eficiência muito alta. A capacidade declarada de suportar aquecimento até +250 graus e resfriamento até -100 graus.
O polipropileno é valorizado por seu custo relativamente baixo. Ele é capaz de suportar o aquecimento de até +100 graus por um curto período de tempo. Mas se a temperatura subir mais 30 graus, o derretimento começará. Portanto, dutos de ar de polipropileno não podem ser usados em salas onde haja fogo aberto, incluindo fogões a gás e quaisquer queimadores. O duto de ar metal-plástico tem uma estrutura complexa.
Nele, as camadas interna e externa são diferenciadas. Eles são feitos de aço galvanizado ou chapa fina. O espaço entre as camadas está saturado com polímeros espumados. O papel da camada de metal externa é a proteção mecânica.
E também, até certo ponto, protege o plástico da ignição com um fraco efeito de fogo aberto.
Dimensões e tipos de seção
O duto retangular pode ter uma seção transversal de 110x55 mm. Mas a mesma categoria inclui complexos de 120x60 e comunicações com tamanho de 204x60. A forma retangular é ideal para salas de estar, cozinhas e instalações industriais. Esta configuração facilita a instalação. O duto retangular é fácil de esticar sob um teto falso e em áreas de difícil acesso.
A tubulação plana pode ser personalizada com até 4 vezes o comprimento da altura. É uma subespécie de design retangular. Nesse caso, a montagem geralmente é feita manualmente. Na maioria das vezes, esses modelos são criados para capuzes. No entanto, os níveis de ruído significativos são um problema.
Um duto redondo moderno geralmente é feito com um diâmetro de 100 mm (o mesmo que D100). E também existem modelos com seção de 125 mm ou 150 mm. A eficácia desses canais é muito alta. A resistência ao fluxo de ar dentro do tubo circular é mínima. O volume de sons estranhos será baixo.
O duto de ar quadrado pode ser dimensionado:
- 150x150;
- 200x200;
- 100x100 mm.
Para modelos redondos, a seção transversal geralmente é de 200 mm. Para retangulares - 200x60. Às vezes, complexos maiores - 250 mm ou menores - 160 mm - são usados. E também há dutos de ar de plástico de 80 mm e 120 mm. Em alguns casos, o tamanho é especificado com mais precisão - 55x110x1000 mm.
Dicas de Seleção
Além de determinar o material desejado, é preciso atentar para as características técnicas. O volume de ar que passa pelo duto de ventilação por hora é extremamente importante. Este custo é determinado pelo volume da sala e pela taxa normal de troca de ar. A velocidade do jato de ar deve ser tal que haja um equilíbrio entre o nível de ruído e desempenho.
As dimensões típicas são padronizadas e refletidas nos livros de referência. Se a área da sala não ultrapassar 50 m². m, é necessário usar canais redondos com uma seção transversal de 100 mm. Uma alternativa a eles são as estruturas retangulares com um tamanho de 60x120 mm. Com um tamanho de 51-99 sq. m exigirá modelos de 150 mm e 60x240 mm. Às vezes, circuitos complicados são necessários.
Nesse caso, você precisará do conselho de profissionais experientes.
A configuração retangular é valorizada por sua precisão e ajuste perfeito às superfícies funcionais. É aconselhável utilizá-lo ao dispor uma conduta de ar por baixo de um tecto falso e noutros locais de difícil fixação. Os dutos redondos são mais difíceis de instalar. É verdade que eles podem reduzir o ruído durante a ventilação. Um duto redondo é especialmente bom se você precisar equipar uma pequena seção da sala ou levar em consideração requisitos de projeto específicos.
A flexibilidade de um duto de ar residencial não é muito importante. Mas é mais correto criar estruturas de uma estrutura complexa apenas a partir de partes corrugadas. Em termos de durabilidade, o tubo de poliuretano com reforço em espiral de aço destaca-se da melhor forma. Estes são principalmente modelos redondos. Quanto menor a largura de banda, mais ruído (com desempenho idêntico) ele criará.
Os acessórios são selecionados de acordo com o tamanho dos canais. O comprimento dos dutos de ar doméstico é de 40 a 250 cm. Para comprimentos maiores, um encaixe especial une um par de seções. Muitos fabricantes oferecem dutos de ar personalizados. Claro, todos os parâmetros devem corresponder ao esquema de instalação escolhido.
Aplicativo
Na maioria das vezes, os dutos de ar são usados para ventilação geral. As mesmas comunicações podem ser usadas em sistemas ativos e passivos. Os dutos de ventilação também podem ser projetados para:
- garagem;
- uma oficina de fábrica com condições de operação suaves;
- Prédio comercial;
- complexo de compras;
- instituição educacional;
- instituições de exibição e entretenimento;
- exaustores na cozinha;
- exaustores de laboratório;
- condicionador de ar, ventilador industrial e outros equipamentos.
Recursos de instalação
Faz sentido desmontar usando o exemplo da instalação de um exaustor. Daí para a saída, você terá que equipar uma caixa. Essa caixa é hermeticamente conectada ao orifício de ventilação. Se necessário, o furo é expandido ainda mais. O esquema de abastecimento é formado de forma independente.
A caixa é montada pela primeira vez de forma "seca" (para encaixe). Na segunda vez, é feito com adição de selante. Em alguns casos, será necessário instalar um adaptador entre o duto e a grade de ventilação.O vedante deve ser à base de acrílico ou silicone.
Os esquemas devem ser elaborados levando em consideração o SNiP do perfil.
A entrada e saída de ar devem ser garantidas em todos os cômodos da casa. Para ventilação natural, um tubo de plástico plano é mais adequado do que um análogo ondulado. Os complexos de abastecimento e exaustão são criados, ao contrário, principalmente por estruturas onduladas. Quanto menor o comprimento da linha de ventilação, mais eficiente ela funciona. Lá fora, os canos são frequentemente construídos e, mesmo que não pareça muito elegante, a praticidade de tal solução justifica plenamente todos os esforços para disfarçá-la.
Os ventiladores são ajustados de forma que haja uma pequena falha na vazão de entrada e a atividade na vazão seja um pouco mais alta do que deveria. Isso torna possível ativar a troca de ar entre as salas atendidas. Normalmente, deve permitir que você renove todo o ar em 60 minutos. Dutos de exaustão separados são fornecidos para cozinhas e lareiras. Paralelamente, os fogões, lareiras e fogões devem ter exaustores específicos, claramente separados das condutas de ventilação geral da cozinha e das salas das caldeiras.
O comentário foi enviado com sucesso.