Tudo sobre flange de duto
O sistema de ventilação é uma estrutura pré-fabricada composta por vários elementos. A circulação normal de ar no sistema é garantida por estanqueidade, o que também evita a ocorrência de ruídos estranhos. O resultado desejado será alcançado com um flange de duto.
O que é isso?
A flange - ou tie-in - é uma das formas de produtos moldados, com a ajuda dos quais é possível organizar uma instalação confiável de dutos de ar e dutos de ventilação, para realizar uma conexão estanque de elementos em quase qualquer plano. Produtos deste tipo são aplicáveis em estruturas acabadas, bem como na execução de roteamento de tubos.
Os fabricantes produzem diferentes tipos de flanges, contando com uma variedade de acessórios para dutos de ar. Independentemente do tipo, as conexões são equipadas com um flange em um dos lados, o que garante uma junta estanque. Do outro lado da peça existe uma régua, que prevê a possibilidade de ligação flangeada dos elementos.
Além dos flanges, outros componentes também são utilizados no sistema de ventilação.
- Mamilos... São peças simples, adequadas para organizar a conexão rápida de elementos estruturais. A fixação dos acessórios ocorre por meio de pequenos tubos de aço, as juntas são seladas.
- Curativo... Neste caso, as pontas dos tubos são pré-flangeadas e, em seguida, é colocada uma ligadura com uma reentrância fornecida por cima. A estanqueidade da estrutura é garantida pela mástique, que é utilizada para preencher a ligadura.
- Trompete... Oferece a possibilidade de inserir os elementos do sistema de ventilação entre si estreitando ou expandindo no final da peça.
E você também pode conectar os elementos do duto usando um barramento euro. A seção em L galvanizada garante uma conexão segura. A inserção difere das peças listadas e se assemelha a um tee em sua funcionalidade. No entanto, é geralmente aceito que o uso de tal opção de conexão é mais barato e simples.
Graças ao uso de flanges, é possível diminuir o tempo de trabalho e também economizar materiais.
Características de produção
Os flanges são fabricados com equipamentos especiais. Para a produção de peças, as fábricas utilizam materiais leves e duráveis, que podem ser facilmente processados e adquirem as propriedades desejadas em pouco tempo. Entre os principais:
- Cink Steelcuja espessura não exceda 1,2 mm;
- aço inoxidável, produzidos em folhas ou rolos.
O procedimento de fabricação do flange começa com a marcação preliminar e o corte dos blocos, a partir dos quais o futuro produto será posteriormente formado. O processo é baseado no método de estampagem em branco, que produz peças duráveis e com longa vida útil. A conexão de uma folha reta e a criação da forma de corte necessária é assegurada pelas ranhuras de contra-tipo, que são prensadas no processo por meio de uma prensa.
Depois que os flanges são feitos, uma pequena quantidade de aço e outro material permanece, que é usada para a produção de cantos, conexões e outras peças pequenas. A produção de tie-ins exige o cumprimento de certas normas estipuladas por padrões estaduais.
Documentos normativos regulam não só a metodologia de produção, mas também as características dos materiais utilizados. Portanto, ao escolher ferragens, é recomendável dar preferência a elementos produzidos por fabricantes de confiança.
Caso contrário, a probabilidade de destruição prematura do sistema aumenta devido ao uso de elementos de conexão de baixa qualidade.
Especificações
Os tubos para conectar elementos de dutos são diferenciados pelo tipo de seção transversal, diâmetro e tamanho. Podem ser peças com diâmetro de 560 ou 115 mm, ou seção com dimensões de 120, 110 ou 200 mm. As principais características são regulamentadas por documentos normativos. Tamanhos de flange populares são mostrados na tabela.
Comprimento, mm |
Diâmetro da inserção, mm |
Área máxima do produto, m2 |
Peso máximo, kg |
100 a 200 |
40 |
0,6 |
0,3 |
250 a 600 |
60 |
0,18 |
1 |
630 a 900 |
80 |
0,33 |
2,6 |
1000 a 1250 |
100 |
0,5 |
4 |
E também os tie-ins podem ter tamanhos de 150, 160 e até 315 mm, independentemente do formato da seção. Na hora de escolher, é importante prestar atenção ao diâmetro do tubo ou às dimensões do duto retangular para selecionar o elemento de conexão adequado. Por exemplo, para conexões 100x150, um flange com as mesmas dimensões ou dimensões ligeiramente menores é adequado.
Cada flange está equipado com um flange, por meio do qual é possível fixar o elemento com segurança e garantir uma conexão estanque das partes do duto de ar. E também no projeto do tie-in há um bocal necessário para conectar o duto de ar com o cano central da linha de ventilação.
Os dutos de ar, via de regra, são produzidos pelos mesmos fabricantes que fabricam acessórios para sistemas de ventilação. Portanto, será fácil encontrar uma peça do tamanho certo para instalar o sistema.
Ao estudar as características dos flanges, deve-se também atentar para a rigidez dos elementos do sistema de ventilação, que deve ser alcançada durante a instalação. Se as conexões forem instaladas incorretamente, existe o risco de destruição da linha.
Visualizações
As dimensões e o tipo de flange são determinados com base nas dimensões e na seção da peça à qual o elemento está conectado. Os fabricantes produzem diferentes variações de armações, que podem ser divididas em dois grupos principais.
Volta
Projetado para instalação de sistemas de dutos redondos ramificados. Eles são usados para conexão segura e confiável de tubos redondos de diferentes diâmetros. A seleção do flange é realizada em função do diâmetro do tubo, o sortimento é representado por uma grande seleção de elementos de diferentes tamanhos. Esse tipo de flange é leve, fácil de instalar e tem uma longa vida útil.
Um flange é fornecido em inserções redondas, o que torna possível obter uma conexão hermeticamente selada dos elementos de duto. O diâmetro de tais elementos varia de 10 a 125 cm e é selecionado de acordo com os acessórios que serão conectados uns aos outros. O comprimento da inserção redonda é de 6 a 10 cm. No corpo da maioria dos elementos existem saliências especiais que permitem fixar o tubo na posição desejada. Esta categoria tem uma subespécie - cortes redondos retos, que são usados para conectar dutos redondos com sistemas retangulares.
Retangular
Recortes retangulares são usados para apertar o tubo central usando parafusos auto-roscantes ou rebites. Dentre os diferenciais deste tipo de elementos, destaca-se uma camada de selante de silicone, que proporciona um aumento da estanqueidade da conexão. Uma característica especial dos flanges retangulares é a presença de um flange de um lado e uma tira de conexão do outro. E também o design prevê uma protuberância persistente.
O tamanho médio da inserção é de 10-250 cm e é selecionado dependendo da seção transversal do duto retangular. Os fixadores são instalados em incrementos de 5 cm. Flanges de canto para um duto circular são uma categoria separada. Esses elementos são usados quando é necessário ramificar o sistema e formar uma nova ramificação ou rede em um ângulo.Esses produtos moldados são distinguidos por um lado flangeado reto, portanto, esses flanges não são adequados para a montagem de uma linha redonda.
Montagem
A estrutura de ventilação é um sistema complexo de vários elementos, cuja instalação deve ser abordada com responsabilidade. Independentemente da localização dos dutos de ar, o esquema permanecerá o mesmo. Existem duas maneiras de montar uma estrutura usando inserções.
- Para o avião. Este método é usado principalmente para fixar dutos de ar redondos que vão para uma tubulação retangular. Para garantir uma conexão confiável dos elementos, um orifício é feito preliminarmente na estrutura de modo que a dimensão transversal da parede seja maior que o diâmetro do orifício em no máximo 5 cm.
- Para dentro do cano. O método de montagem de um duto de ar redondo na parede prevê a presença de um tubo de conexão. Para uma fixação confiável do dispositivo, é feito um orifício de diâmetro pré-calculado e aplicada uma camada de isolamento, que contém silicone. Somente em seguida é instalado um flange, que garantirá a conexão dos elementos estruturais.
O inserto de canto não deve ser considerado separadamente, uma vez que a instalação é realizada de acordo com o esquema padrão. A única diferença é que o mecanismo acabado é fixado com solda a ponto ou rebites e, em seguida, a instalação é montada na parede ou no teto.
A abordagem correta para a instalação de conexões não só garantirá a vedação confiável das juntas, mas também:
- aliviar o excesso de calor e substâncias nocivas;
- eliminar produtos de combustão;
- irá reduzir o risco de entrada de fumaça no sistema;
- manter as leituras de umidade normais;
- remove o excesso de poeira e gases prejudiciais do sistema;
- normaliza os indicadores de temperatura.
Agora vale a pena dar uma olhada mais de perto no esquema de instalação dos próprios flanges. Etapas principais.
- Preparação... Antes de instalar o flange no sistema de ventilação, é necessário adquirir os elementos com as dimensões exigidas. Para não se enganar na escolha, recomenda-se desenhar uma figura no local da futura saída do novo ramal do canal, dependendo do tipo de duto de ar. Quando o desenho estiver pronto, haverá um entendimento de qual produto moldado é necessário.
- Cálculo de dimensões e diâmetro. Para determinar as dimensões do flange, e para esclarecer sua seção transversal, é necessário medir 5 cm dos cantos superior e inferior do eixo. Se for planejada uma linha redonda, vale a pena medir o diâmetro da canalização linha, e escolhendo uma parte com um valor inferior.
- Seleção de ferramentas... A terceira etapa envolve a preparação das ferramentas com as quais a peça será inserida. Para o trabalho, você precisará de uma tesoura de metal, uma chave de fenda ou chave de fenda, além de rebites, um marcador e um lápis. Além disso, vale a pena estocar selante de silicone.
- Corte de orifício... Em primeiro lugar, eles começam a fazer um furo, que em suas dimensões corresponderá às dimensões internas da inserção. Somente neste caso é possível organizar um ajuste perfeito do flange à superfície. Não vale a pena reduzir muito a produção, para não atrapalhar a funcionalidade do sistema.
- Montagem... Quando o furo está pronto, as bordas do flange são cobertas com uma camada de selante para obter uma vedação firme e, em seguida, a peça é instalada no lugar. O elemento é fixado com rebites, em casos raros são usados parafusos auto-roscantes.
Ao final, o silicone é deixado secar, e só depois é que se inicia a instalação do ramo.
O comentário foi enviado com sucesso.