Características de dutos redondos
Os tubos de ventilação são um elemento importante dos sistemas de comunicação, cuja principal tarefa é direcionar as massas de ar. O projeto do duto de ar é oferecido em diferentes versões, você é apresentado a um conhecimento mais detalhado do equipamento, suas características e vantagens.
descrição geral
Um duto redondo consiste em tubos com acessórios. Para sua fabricação, utiliza-se aço galvanizado ou inoxidável. Este dispositivo é usado para sistemas de ventilação localizados em instalações residenciais e industriais. A seção circular é fabricada em diferentes tamanhos, se necessário, você pode fazer um pedido individual.
As principais vantagens do produto incluem o seguinte. Tais dutos de ar possuem excelentes características aerodinâmicas, por isso é possível utilizar equipamentos menos potentes e caros na sala, que muitas vezes consomem muita energia elétrica. O design é notável por sua confiabilidade e durabilidade, por isso vai durar muito tempo. Os dutos redondos apresentam alta rigidez em relação aos demais formatos, o que facilita a instalação. O dispositivo é oferecido a um preço acessível, por isso já ganhou grande popularidade. Para tal produto são necessários muito menos materiais, para que possam ser considerados econômicos, o mesmo se aplica ao consumo de elementos isolantes.
Em um duto de ar com esta seção transversal, o fluxo se move muito mais facilmente, de modo que o nível de ruído é minimizado, o que significa que você não precisa gastar dinheiro com isolamento acústico sério.
Visualizações
A produção de dutos de ar tem ganhado grande popularidade, hoje no mercado você encontra uma grande variedade desses equipamentos, cada tipo tem suas características e vantagens, que é importante se familiarizar antes de comprar.
Por tipo de fabricação
Os dutos de ventilação redondos podem ser longitudinais, soldados em espiral e em espiral. Os produtos também são divididos em mangueiras rígidas, semirrígidas e corrugadas. Este último pode ser com ou sem moldura. A principal vantagem de um duto flexível é que ele pode substituir uma conexão de montagem que muda de direção. Por densidade, os produtos são marcados com "P" (denso) e "N" (normal).
O método de conexão também divide os modelos em flangeados e sem flange. O primeiro método consiste em unir os elementos com parafusos e lacres, sendo este último fixado com atadura. Os dutos de ar com costura reta têm uma estrutura rígida devido às costuras. A soldagem garante alta estanqueidade e resistência. Muitas vezes, a fixação é feita desta forma, já que o equipamento é mais concentrado para operação em dutos estáticos. Durante a produção, são utilizadas máquinas de dobra e extrusoras. As linhas rígidas são fáceis de montar e apresentam excelente desempenho aerodinâmico.
O único inconveniente é o peso da estrutura, que possui muitos adaptadores e voltas, pelo que é sempre necessária uma fixação adicional. Para a parede utiliza-se um reforço de arame de aço, as caixas dispensam elementos, pois são elásticas, pelo que são fáceis de dobrar. A superfície ranhurada no interior reduz a taxa de fluxo de ar, enquanto o nível de ruído aumenta.
Já os dutos de ventilação semirrígidos podem ser de aço e alumínio. Os produtos têm costuras em espiral nas laterais, as caixas são resistentes, não são necessários elementos de rotação e conexão para a instalação.
Por aperto
Este é um critério importante na escolha de um dispositivo para um sistema de ventilação. Esse indicador é indicado na documentação, fala da perda de ar e é determinado pelo grau de pressão. Assim, os dutos de ar circulares são divididos em classe A (1,35 l / s / m), classe B (0,45 l / s / m) e classe C (0,15 l / s / m).
Materiais (editar)
Os tubos são oferecidos nas versões de plástico e metal. No mercado você pode encontrar produtos em aço galvanizado, inox e preto, além de produtos de alumínio. Esses dutos de ar são caracterizados por uma longa vida útil, resistência ao fogo e durabilidade. Ao mesmo tempo, os produtos laminados pretos não são altamente resistentes à corrosão. As principais vantagens dos modelos de alumínio incluem elasticidade, o que garante flexibilidade, o bônus é a incombustibilidade e anticorrosão.
Já os plásticos são várias vezes mais baratos, mas ficam muito mais expostos a danos mecânicos, portanto não servem por muito tempo. Alguns modelos não suportam o ar quente, o que é importante levar em consideração ao comprar.
A vantagem do plástico é sua superfície lisa, que proporciona isolamento acústico e alta vazão.
As paredes de plástico reforçado consistem em três camadas, tal estrutura é forte o suficiente, não requer outro isolamento térmico, mas é um equipamento caro. O plástico não reage à alta umidade e também é resistente a ambientes ácidos ou alcalinos. Esses produtos costumam ser instalados nas indústrias alimentícia e farmacêutica. A suavidade das paredes internas garante a vazão e minimiza a perda de pressão.
Dimensões (editar)
Este parâmetro é determinado pelo diâmetro da tubulação. No mercado você pode encontrar produtos padrão com espessura suficiente para caber em qualquer sistema de ventilação. Se falamos de GOST, deve-se notar que o comprimento dos dutos de metal é 125 mm. O tamanho depende do sortimento usado na produção. Produtos modelados e retos são regulamentados por diferentes documentos, incluindo GOST. O diâmetro pode começar em 100 mm e 120 mm, chegando a 150 e 200 mm, o diâmetro de alguns é de 300 mm. Os produtos destinados ao uso em ambientes comuns são feitos de aço galvanizado com espessura de 0,5-1 mm, do aço preto de 1-4 mm.
Principais fabricantes
Antes de decidir sobre uma escolha, você precisa se familiarizar com a classificação das melhores fábricas que oferecem produtos de qualidade. Esta lista inclui LLC "Vértice"que projeta e faz manutenção de sistemas de ventilação há 20 anos, o que demonstra altos padrões e uma excelente reputação.
Fabricante americano ATCO está envolvida na fabricação de dutos de ar de alta qualidade, isolados e não isolados, de vários tipos. A empresa localizada em Vladivostok, "KONUS" fabrica acessórios e materiais para sistemas de ventilação usando equipamentos alemães.
A próxima na lista dos melhores fabricantes foi a Uniflex, que oferece produtos ondulados flexíveis feitos de materiais poliméricos, no sortimento encontram-se dutos de ar flexíveis reforçados com fio de aço. Isso também pode incluir "Melhor Ventilador", "Sigma-Stroy" de outros.
Elementos adicionais
Diferentes acessórios são necessários para instalar o duto de ar. Por exemplo, um silenciador é parte integrante do sistema de ventilação, isso é necessário para o isolamento acústico. E também os especialistas usam um tee redondo, com o qual vários dutos de ar podem ser conectados uns aos outros, graças a isso, um sistema complexo pode ser criado.
Para produtos com seção transversal circular, é necessário um encaixe.
Deve-se notar um elemento como um filtro de carbono, cuja tarefa é purificar o ar da sala, remove odores e também retém poeira e outras impurezas. Para ventilar qualquer sala, é necessário um fluxo de ar, que é criado artificialmente usando um ventilador de duto. E para sobreposição, uma válvula de retenção é instalada, para que o movimento seja na direção certa. Assim, o conector, filtro, T e outros elementos são uma parte importante de todo o sistema de ventilação.
Area de aplicação
Nenhuma sala pode ficar sem dutos de ar, seja um edifício residencial, complexo comercial e de entretenimento, escritório, restaurante ou outro empreendimento comercial. Este equipamento é especialmente necessário na indústria. É seguro dizer que esta é uma unidade integral para ventilação, que está em toda parte.
Dicas de Seleção
Para encontrar o modelo certo, você precisa seguir certos critérios, estudar as características técnicas e comparar os benefícios. O primeiro passo é decidir onde o sistema de ventilação será instalado e em que condições. E também a área da sala, o regime de temperatura e até a composição química são levados em consideração. O desempenho do equipamento de ventilação desempenha um papel importante. Quanto à escolha de um duto de ar - feito de plástico ou metal, tudo depende da agressividade do ambiente onde será utilizado. O produto com paredes galvanizadas é adequado para climas temperados onde a temperatura não ultrapassa os 80 graus Celsius. Para umidade elevada, esta é a melhor opção. Isso também inclui o aço inoxidável, que pode suportar até 500 graus, é resistente ao calor, por isso é frequentemente usado em empresas industriais.
Montagem
Você mesmo pode fazer a instalação sem ajuda externa, se seguir as recomendações. A montagem deve começar com grandes seções que serão unidas umas às outras usando acessórios como cantos, tês e adaptadores. Mangueiras onduladas com rigidez média e flexíveis são montadas após o alongamento. Para evitar a flacidez da manga, é necessário o uso de suspensões e grampos, fixando-a a cada metro e meio. Se possível, é melhor evitar um grande número de curvas e curvas, os cantos devem ter o dobro do diâmetro. Cada costura é tratada com um selante.
Se precisar montar no teto ou na parede, você deve comprar imediatamente os acessórios de fixação.
O comentário foi enviado com sucesso.