O que pode ser o isolamento dos dutos de ar e como fazê-lo?
O funcionamento de qualquer sistema de ventilação está associado a um dos problemas mais comuns - a formação de condensação como resultado das diferenças de temperatura. Para resolver o problema, você precisa pensar sobre o isolamento. Esta é a tarefa principal que você precisa pensar, mesmo no estágio de desenvolvimento do projeto.
Compromisso
O isolamento térmico para o tratamento de dutos de gases de combustão não evita apenas a condensação. Tarefas adicionais realizadas pelo material:
- redução de vibrações, extensão da vida útil da estrutura;
- redução do ruído durante a operação;
- aumentar as propriedades de combate a incêndio da estrutura;
- redução das perdas de calor.
O isolamento é um elemento indispensável da conduta de ar.
Materiais (editar)
Os fabricantes de isolamento produzem produtos de diferentes materiais.
- Polietileno espumado. Essa opção é necessária para isolar pequenos dutos de exaustão de ar usados em residências ou pequenas indústrias. Alguns materiais isolantes desse tipo contêm folha de alumínio, que fornece um efeito reflexivo e melhora a funcionalidade. As vantagens do polietileno incluem resistência química e segurança. O isolamento evita facilmente a condensação e é fácil de instalar.
- Borracha espumada... Um material com características de desempenho aprimoradas, cuja peculiaridade reside em uma estrutura porosa fechada. A borracha resiste perfeitamente à difusão do vapor d'água e não representa uma ameaça ao meio ambiente, resistente à corrosão. O material é produzido em folhas com camada pegajosa, bem como em rolos com revestimento de alumínio.
- Lã mineral. O isolamento de lã mineral pode ser uma camada de folha convencional ou melhorada. O material é produzido em rolos, possui características de alto isolamento térmico e maior resistência. Demonstra bom desempenho em altas temperaturas e, adicionalmente, atua como um isolamento acústico para dutos de ar.
- Poliestireno expandido... As peculiaridades do uso de isolamento de espuma incluem maior resistência ao calor devido ao conteúdo de componentes especiais no material. Outras vantagens: peso leve, facilidade de instalação e baixa condutividade térmica. Entre as deficiências, destaca-se a curta vida útil, que requer renovação regular da camada.
Os materiais de isolamento diferem uns dos outros em características, método de produção e outros parâmetros. Independentemente do tipo de material utilizado, deve-se ter em mente que este deve possuir características de alto desempenho.
Além disso, o material deve ser resistente à corrosão e retardador de chamas. Somente um isolamento de alta qualidade pode prolongar a vida útil do duto e evitar sua destruição prematura.
Tecnologia de trabalho
As etapas de instalação do isolamento em elementos de dutos são determinadas pelo material com o qual você tem que trabalhar. O esquema de isolamento térmico do sistema de ventilação com lã mineral compreende as seguintes etapas.
- Cuidadoso limpando tubos de qualquer tipo de poluição.
- Enrolamento acessórios uma camada de lã mineral.
- Almofada de isolamento de folha, cuja espessura não exceda 0,4 cm.
- Costura de vedação com fita de alumínio. Não é recomendado o uso de pregos ou outros tipos de fixação.
O isolamento de folha evita o risco de vazamento de calor e preserva a durabilidade do duto e da lã mineral.
Ao usar poliestireno expandido, várias etapas devem ser executadas.
- Pré-corte as placas em pedaços do tamanho desejado usando uma faca.
- Coloque os semicilindros formados no tubo com um deslocamento de 20-25 cm para o aperto da conexão.
- Feche as costuras com curativos e verifique a confiabilidade da fixação do material.
O mesmo esquema será usado ao usar espuma de poliuretano e materiais de isolamento de polipropileno. Se estamos falando sobre a instalação de isolamento de espuma de polietileno, aqui vale a pena prestar atenção à seção transversal de ventilação. Os dutos retangulares e quadrados são isolados com materiais em rolo, dos quais as folhas são posteriormente cortadas. O diagrama é assim.
- Primeiro, as medições são feitas.
- Em seguida, a bainha de polietileno é aberta ao longo da costura, prendendo o material ao redor do tubo.
- No final, as juntas são adicionalmente coladas com fita para aumentar a estanqueidade.
Os dutos de ar redondos são geralmente vedados com material de folha padrão sem uma camada autoadesiva. Neste caso, as pontas das folhas nas juntas são coladas com um composto especial ou fita adesiva. Se a conduta de ar estiver localizada no exterior, vale a pena tomar cuidado com a utilização de revestimentos protetores externos, que evitarão uma diminuição da vida útil do isolamento.
O diagrama de instalação do isolamento de espuma de borracha é ligeiramente diferente. Etapas principais.
- Preliminares marcação de folha isolamento de acordo com as dimensões previamente obtidas do gasoduto.
- Recorte de pacote, que é necessário para o isolamento.
- Aplicação de cola especial para a área de recorte, que posteriormente será montada no sistema.
- Aplicação de cola no duto. Nesse caso, use uma espátula.
- União de material não combustível ao duto.
Recomenda-se que as juntas formadas durante o processo de colagem sejam seladas com fita adesiva de borracha ou fita de PVC para melhorar as propriedades de isolamento térmico e acústico interno e externo... Alguns fabricantes produzem espuma de borracha na forma de folhas pegajosas. Neste caso, o diagrama de instalação será o seguinte.
- Completamente primeiro limpar e desengordurar superfície do duto.
- Em seguida, usando uma régua e uma fita métrica realizar a marcação das folhas de isolamento, após a medição das partes do sistema de ventilação.
- O próximo passo é no corte das folhas marcadas.
- Em seguida, remova cuidadosamente o filme do isolamento, e a folha acabada é colada à superfície do duto.
Após a instalação da folha, as irregularidades e bolhas são alisadas com uma ferramenta plana, e as juntas do material são coladas nas bordas do duto de ar. Para isso, é melhor usar fita adesiva de borracha preta ou fita de PVC.
O comentário foi enviado com sucesso.