Dutos de ar de aço inoxidável

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Onde eles são usados?
  4. Montagem

Dutos de ar de aço inoxidável - um dos tipos mais comuns dessa técnica. Será muito interessante para os consumidores entender os tipos específicos de dutos de ar de aço inoxidável e sua instalação. Modelos corrugados, soldados e outros para ventilação merecem atenção.

Peculiaridades

A especificidade de cada tipo de duto de ar é indiscutível. E os dutos de ar de aço inoxidável não são exceção. Sua fabricação, como em outros casos, garante a remoção imediata do ar de exaustão e o bombeamento de massas de ar fresco. O aço forte com componentes especiais não enferruja. Este metal é muito denso e resistente a altas temperaturas.

O aço inoxidável também é imune à maioria das substâncias corrosivas encontradas na vida cotidiana, em edifícios de escritórios e até mesmo em instalações industriais. Os tecnólogos aprenderam a criar dutos de ar de aço com qualquer seção e com uma ampla gama de características. Essas estruturas podem proporcionar a remoção do ar saturado com substâncias corrosivas e tóxicas. Em comparação com o aço galvanizado, o aço inoxidável é caracterizado por uma maior resistência ao calor.

A capacidade de aquecimento é grande o suficiente para retirar o ar aquecido do recuperador de calor.

Além disso, eles observam:

  • excelente resistência ao desgaste;
  • resistência à entrada de umidade;
  • estabilidade biológica da liga de aço inoxidável;
  • facilidade de operação e limpeza;
  • facilidade de instalação;
  • aparência atraente.

A espessura das chapas de aço liberadas para a fabricação de dutos de ar varia de 0,6 a 1 cm. Na maioria das vezes, são produtos de aço com baixo teor de carbono. A resistência à corrosão é obtida pela introdução de uma quantidade perceptível de cromo. Adições especiais de elementos de liga fornecem maior resistência. As categorias de tubos para dutos de ar são claramente divididas por composição química - e cada tipo pode trabalhar com sua própria gama de tarefas.

Visualizações

Os dutos de ar de aço inoxidável diferem principalmente no formato. Os mais comuns são padrões retangulares e quadrados. Eles são versáteis e práticos. Essas comunicações fazem um excelente trabalho de bombear ar fresco ou remover o ar de exaustão. Modelos redondos raramente são usados ​​- eles não são tão procurados porque tais rotas são mais difíceis de organizar e proteger.

Em alguns casos, os dutos de ar têm geometria não padronizada. Cada um desses objetos é feito sob medida. Freqüentemente, esses dutos de ar são solicitados quando os sistemas existentes estão sendo modernizados ou substituídos. Também é importante levar em consideração o tipo de aço, que é selecionado levando-se em consideração a finalidade de uso. As ligas são amplamente utilizadas:

  • 12X7;
  • 08X18H10T;
  • 08Х17Н14М2.

O duto de costura reta é formado em uma dobradeira de chapa. As bordas opostas da peça em branco a ser criada têm uma forma aberta e uniforme. É por isso que, quando conectados, eles formam uma costura reta. A conexão é assegurada por soldagem por indução ou soldagem TIG. O perfil final é criado após a passagem pelos rolos de dimensionamento. O duto de ar ondulado é feito na base de uma folha multicamadas. Sua espessura total não é inferior a 0,12 e não é superior a 1 mm. O contato das seções de folha é garantido pela técnica de travamento. A costura é fixada com uma mola especial de aço inoxidável. Os dutos espirais podem ser feitos de diferentes maneiras.

Portanto, suas subespécies de travamento envolvem torcer uma fita de aço inoxidável em espiral.A conexão de travamento nas extremidades da fita é formada imediatamente. Já na saída da máquina de beneficiamento, o produto está totalmente pronto para uso.

Existem também padrões espirais soldados; a tira em branco é torcida em espiral e esticada em diferentes direções. O encaixe entre as espiras é feito por soldagem convencional.

O duto espiral é considerado mais eficiente do que o tipo de costura longitudinal. Aumentou a rigidez. Esta propriedade é mantida mesmo em seções longas. A vantagem está precisamente ligada à passagem em espiral da costura. Levando em consideração os parâmetros operacionais, a superfície pode:

  • polido;
  • tenha uma aparência fosca;
  • ser lixado.

Dutos de ar redondos e retangulares podem ser feitos de aço de vários graus à escolha dos clientes e projetistas. Além do cromo, uma série de outros aditivos de melhoria são introduzidos nele - titânio e carbono, enxofre e fósforo. Muitas vezes, os tipos de aço são escolhidos não de acordo com GOST, mas de acordo com o sistema AISI, que na prática tem mostrado suas vantagens em termos de descrição das características do metal. Uma boa escolha é considerada:

  • liga de ferrite AISI 430 (metal barato e resistente à corrosão);
  • aço martensítico AISI 304 (resistente ao calor e metal duro que resiste bem à corrosão);
  • AISI 321, 316 austenítico é um produto particularmente resistente à corrosão, caracterizado por sua ductilidade e boa trabalhabilidade sob pressão.

Onde eles são usados?

Para ventilação, costumam ser usados ​​dutos retangulares. Eles removem perfeitamente o ar quente da sala da caldeira ou do ponto de aquecimento. Esses complexos são usados ​​em sistemas de remoção de fumaça para remover o ar contendo substâncias corrosivas e cáusticas. Dutos de ar redondos são freqüentemente usados ​​para extrair o ar em condições extremas, para transportá-lo até lá. Nós estamos falando sobre:

  • saturação com vapores tóxicos;
  • operação em altas temperaturas;
  • o conteúdo de gases estranhos.

Os dutos de ar de aço inoxidável são usados ​​em:

  • instituições médicas;
  • Indústria alimentícia;
  • outras indústrias;
  • vários objetos na zona de clima marinho úmido;
  • piscinas, parques aquáticos;
  • cafés, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação;
  • edifícios administrativos.

Montagem

As estruturas retangulares de aço inoxidável são estritamente rígidas. Para produtos redondos, formatos rígidos e semirrígidos são típicos. A fixação à própria parede pode ser feita:

  • com a ajuda de soquetes;
  • devido a flanges;
  • por meio de pneus;
  • por meio de soldagem elétrica.

A montagem em flange envolve o uso de parafusos e rebites. A técnica de encaixe envolve unir as pontas dos tubos. Eles são firmemente fixados por fora. Pneus especiais garantem a estanqueidade do tubo graças a um dispositivo de fixação especial, complementado com uma trava. As juntas feitas de borracha ou espuma ajudam a aumentar a densidade da ligação. A fixação de tubos de dutos por soldagem é bastante confiável. Este método permite garantir a estanqueidade de cada junta. Para manipulações, você precisará de uma pistola térmica especializada. Todos os pontos de corte e solda são marcados. O excesso de metal é cortado com uma faca especial.

Partes do duto são fixadas em suportes alongados. Eles são bons porque permitem evitar a deformação. Os próprios tubos devem ser fixados com braçadeiras. Eles são apertados com uma chave de boca. Uma característica especial é a passagem de dutos de ar através de tetos ou painéis de parede.

Nesse caso, use luvas ou outros adaptadores de metal. Importante: todos os segmentos de ventilação horizontais devem ser orientados simetricamente. Se os elementos principais forem montados verticalmente, a folga entre os suportes deve ser de 1 a 1,8 m. A disposição das curvas é quase impossível sem o uso de:

  • curvas;
  • barras laterais;
  • cruzes;
  • tees.

Para reduzir o ruído, use especialmente selecionados plugues... Ao instalar comunicações de ventilação, não apenas a troca de ar é levada em consideração de acordo com os cálculos. Também teremos que prestar atenção em manter a limpeza ideal do fluxo de entrada. No sistema de exaustão, um capô serve para extrair e fornecer ar, nos complexos de alimentação e exaustão essas funções são claramente separadas. O duto de ar inoxidável deve ser aterrado para evitar o acúmulo de eletricidade estática.

Produtos flexíveis e parcialmente flexíveis são instalados sob a condição de alongamento total. Em subsolos e subsolos, recomenda-se o uso de dutos rígidos de aço. A mesma regra se aplica às áreas em contato direto com o solo e na passagem por lajes de piso e teto. Todos os pontos de pivô e aerodinâmica do movimento do ar neles são calculados separadamente.

Qualquer flacidez e irregularidade são estritamente inaceitáveis ​​(dutos de ar não são fios e a pressão do ar será perdida neles com tal instalação).

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário