O que são as braçadeiras para dutos e como escolhê-las?

Contente
  1. Conclusão e propósito
  2. Especificações
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Dicas de Seleção
  6. Nuances de instalação

A braçadeira de ventilação é um elemento especial para a instalação de dutos de ar. Difere em uma longa vida útil e desempenho de alta qualidade, oferece a capacidade de montar canais convencionais e isolados do sistema de ventilação.

Conclusão e propósito

O elemento principal da braçadeira é uma braçadeira, por meio da qual as partes do duto são fixadas com segurança. Detalhes e materiais adicionais:

  • junta de borracha;

  • parafusos de fixação;

  • faixas de fixação feitas de aço STD-205 resistente.

Alguns kits possuem parafusos de fixação adicionais. Na maioria das vezes, no entanto, eles precisam ser adquiridos separadamente. As pinças são elementos obrigatórios do sistema de ventilação. As vantagens de usar essas peças:

  • facilidade de instalação, alta resistência do mecanismo de fixação;

  • fixação segura sem o risco de desconexão acidental das pinças;

  • dimensões compactas da peça.

É possível montar fixadores mesmo nas condições em que é impossível usar outras peças. Ao usar elementos com elásticos, a vedação melhorará a absorção sonora da estrutura. Em média, um grampo reduz o nível de ruído em 15 dB e também evita vibrações desnecessárias.

As braçadeiras são usadas para prender tubos de sistemas de ventilação horizontal e verticalmente, bem como para fixar partes individuais do duto de ar umas às outras.

O elemento de fixação universal é bastante requisitado, pois sem ele não será possível organizar o funcionamento eficiente do sistema de ventilação.

Especificações

Entre as principais características das pinças estão:

  • força de compressão final;

  • material;

  • diâmetro admissível de tubos de crimpagem.

E também as características incluem a presença e o tipo de mecanismo que é usado para unir os elementos uns aos outros.

Na escolha de uma pinça, atenção especial é dada ao material, pois dele dependem as características de resistência e desempenho.

Visualizações

Os fabricantes produzem diversos tipos de braçadeiras para fixação de dutos de ar de diferentes perfis, que diferem em configuração, características e dimensões. Todos os elementos podem ser divididos em dois grupos principais.

  1. Crimpagem... São fechos redondos de desmontagem rápida, para a produção dos quais são utilizadas correias de aço. A braçadeira é fixada por meio de uma conexão aparafusada. A vantagem dos produtos é que podem ter larguras diferentes, e o kit prevê um inserto para vedar a conexão.

  2. Montagem... O design de tais fixadores inclui duas tiras de aço semicirculares. A fixação ocorre apertando os elementos entre si por meio de conexões aparafusadas. Além de crimpagem, a montagem pode ser equipada com uma faixa elástica para amortecimento de vibrações.

Além disso, um subtipo de grampos de montagem é distinto - grampos de metal de parede. O design de tais elementos pode ser ajustável e não ajustável. O primeiro prevê a possibilidade de organizar um vão entre a parede e a conduta de ar, o que evita a deformação dos tubos durante a dilatação térmica.

O mercado é representado por uma ampla gama de fixadores padronizados, galvanizados e dotados de vedação de borracha, e peças especiais.

  1. Braçadeiras de banda. Projetado para suportar peças de dutos flexíveis usando braçadeiras de aço inoxidável.

  2. Nylon... Eles são usados ​​para a fixação de tubos flexíveis feitos de metal corrugado ou partes em espiral.

  3. Fechos com porca soldável e vedação de borracha. O projeto da braçadeira inclui duas barras de aço, o que permite que o duto seja montado na parede ou no teto.

  4. Com parafusos auto-roscantes. Projetado para fixar dutos de ar em planos verticais e horizontais.

E também vale destacar as braçadeiras de sprinklers utilizadas para pendurar tubulações. A fixação é realizada com haste roscada.

Dimensões (editar)

As braçadeiras padrão são produzidas em diferentes tamanhos, que são selecionados em função do diâmetro do duto, por exemplo, D150, D160, D125. Podem ser fixadores com diâmetro de 100, 150, 160, 200, 250 e 300 mm. E também os fabricantes produzem peças de 125, 315 e 355 M. Se necessário, as empresas estão prontas para fazer fixadores de diâmetros maiores de acordo com um projeto individual.

Dicas de Seleção

Ao escolher braçadeiras para elementos de fixação de dutos de ar retangulares ou circulares, você deve prestar atenção a vários parâmetros:

  • espessura;

  • largura;

  • funcionalidade;

  • carga final;

  • diâmetro interno;

  • método de apertar o fixador.

Vale a pena abordar a compra de um fixador com responsabilidade, pois a vida útil e a qualidade do sistema de ventilação dependerão do fixador selecionado.

Nuances de instalação

A fixação dos encaixes da conduta de ar entre si é realizada com o auxílio de pinças de confiança, colocadas na extremidade da secção do tubo. Em seguida, um segundo tubo de ramificação é levado ao elemento, com o qual é necessário estabelecer uma conexão.

Se você precisar fixar o duto de ar em um plano horizontal ou vertical, a braçadeira é primeiro montada na parede ou teto usando parafusos auto-roscantes e, em seguida, o tubo é fixado no fixador. Ao mesmo tempo, é importante manter a distância entre as pinças, não deve ser superior a 4 m.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário