O que são dutos corrugados e como instalá-los?
Ao instalar um sistema de ventilação padrão, é difícil fazer isso sem um duto de ar. Eles fornecem ou removem o ar de uma determinada área da sala. E para isso, dutos de ar ondulado, edifícios de ventilação e ar condicionado, espaços de diferentes funcionalidades são ativamente utilizados.
Vantagens e desvantagens
Os dutos de ar corrugado são também chamados de flexíveis, e este adjetivo é sua principal característica. O duto de ar flexível consiste em uma estrutura de arame em espiral. E é fiado em cloreto de polivinila ou poliéster de alumínio. Outros materiais também podem ser usados, desde que sejam suficientemente elásticos. Existem produtos flexíveis sem estrutura na implementação hoje e sua funcionalidade é a mesma.
Quais são as principais vantagens dos dutos de ar corrugados:
- eles são simples e fáceis de instalar;
- desmontá-los também é fácil;
- os reparos não serão um problema, mesmo que você precise realizá-los mais de uma vez;
- o trabalho de manutenção também é conveniente e não causará problemas;
- é fácil armazenar e mover o tubo;
- coloque o duto de ar rapidamente;
- peso leve;
- a capacidade de alterar facilmente a configuração da estrutura de acordo com a solicitação;
- altas taxas de resistência ao fogo;
- acessibilidade do preço.
O resultado da ventilação está quase sempre associado à ocorrência de vibração, mas o design flexível a amortece instantaneamente. E também vale destacar a margem de segurança dos tubos modernos, a vida útil. Eles são resistentes à ferrugem e não têm medo de substâncias quimicamente agressivas. O diâmetro dos dutos de ar corrugado coincide com os tubos rígidos e, portanto, não há problema para montá-los em um sistema.
Quais são as desvantagens de tais projetos:
- se o duto de ar for projetado incorretamente e, em seguida, instalado com erros, o nível de ruído pode aumentar;
- um duto de ar flexível é um sistema multicamadas, mas a espessura das camadas é insignificante, portanto, com uma instalação não muito delicada, elas podem ser danificadas.
Em qualquer caso, os sistemas flexíveis têm muito menos qualidades negativas do que positivas. E encontrar uma alternativa que não tenha nenhuma desvantagem definitivamente não funcionará. Além disso, levando em consideração o fato de que cada plus pode vir acompanhada de até mesmo pequenos momentos positivos. O baixo peso dos modelos reduz o custo dos fixadores, o que economiza o custo geral. Além disso, o sistema flexível pode até ser colocado em estruturas decorativas.
Mas o principal é que o tubo corrugado cria o ângulo de curvatura desejado do duto. Existem certas limitações, mas dentro de um determinado limite, você ainda pode posicionar o tubo de forma que seja conveniente e econômico para o espaço.
E também pode ser usado mesmo no contexto de temperaturas baixas e extremamente baixas.
Visualizações
A maioria desses sistemas é cilíndrica. Mas você também pode encontrar produtos retangulares, só que a demanda por eles não é tão alta.
Que outros dutos corrugados existem?
- Aço. Para sua fabricação, utiliza-se aço inoxidável ou aço galvanizado. Eles são menos flexíveis devido à natureza do material. Mas estes são definitivamente produtos duráveis com uma alta margem de segurança. Eles não têm medo de altas temperaturas e combustão.
- Alumínio. Eles são feitos de tira, para simplificar, folha de alumínio especial. A espessura desse material não será superior a 0,12 mm. A fabricação é feita com uma laminadora, que ajuda a empurrar os reforços. Enquanto isso, esse processo é chamado de shirring.Nas bordas do produto, o equipamento também auxilia na confecção de travas especiais.
- Plástico. Os produtos de PVC semirrígido são usados principalmente para remover poeira e gás de objetos. Na indústria química, esses produtos terão uma demanda especial. Mas eles não demonstram alta resistência a temperaturas extremas, isso deve ser levado em consideração na escolha do tipo de tubo. O máximo que o duto de ar em PVC pode suportar é de 65 graus. Ao mesmo tempo, resistem perfeitamente a ambientes úmidos, dobram-se bem e não queimam, além de serem resistentes ao ataque químico. A introdução ativa de sistemas de silicone também está sendo considerada.
- Tecido. Para fazer tais sistemas, são usados sintéticos, na maioria das vezes poliéster. Esses canais são tão bons que excluem a observação de condensado na superfície. E esses sistemas também não precisam ser isolados adicionalmente.
O material do qual o canal é feito reduz significativamente o nível de ruído durante a operação. E você pode limpar o sistema simplesmente lavando-o.
E também os dutos de ar podem ser com ou sem isolamento. Os isolados são feitos com material isolante de calor, que é usado para cobrir o canal na produção. E esse sistema ajuda a evitar a condensação na superfície dos dutos. E o último geralmente ocorre se o sistema estiver localizado em uma sala onde ocorrem picos de temperatura. A condensação também pode ocorrer se a diferença de temperatura entre o ar fornecido e a atmosfera na instalação for relevante. O isolante térmico é geralmente representado por lã de vidro, lã mineral ou materiais poliméricos.
O diâmetro do tubo é outro motivo para a classificação dos dutos corrugados. Por exemplo, os sistemas de aço variam de 100 mm de diâmetro a 1600 mm, assim como os galvanizados. Alumínio - de 102 mm a 508 mm. Têxtil - de 315 mm a 1600 mm, e PVC - de 10 a 600 m. Os diâmetros de 60 mm, 120-125 mm, 150 mm, 160 mm, 200 mm são considerados como dimensões de execução.
Montagem
Digamos que você precise montar uma corrugação de ventilação para um exaustor doméstico comum. E todo o trabalho pode ser dividido em duas etapas - preparação e implementação propriamente dita. No processo de preparação, você deve escolher a marca e o tamanho do tubo, decidir sobre eles e comprar a própria estrutura. Em seguida, encontre todas as ferramentas necessárias para a instalação.
O que pode ser útil para a instalação:
- furadeira elétrica ou chave de fenda;
- lápis e fita métrica;
- tesouras ou serras para metal;
- Chave de fenda.
Algoritmo de instalação.
- Faça marcações precisas no plano para instalar o duto. Ao mesmo tempo, a marcação para a instalação do exaustor, já que o sistema será único.
- Perfure a parede no ponto onde o duto de ventilação sairá para a cozinha para posicionar o adaptador / churrasqueira lá.
- Instale o adaptador no local preparado para ele. Isso é necessário para fixar o duto de ar.
- Prenda com uma braçadeira no adaptador de ondulação.
- Coloque a outra extremidade do duto de ar na saída de exaustão e prenda-a com uma braçadeira.
- Prenda as juntas da ondulação com fita metálica.
- Se o comprimento do duto de ar adquirido for maior do que o necessário em um caso particular, então, mesmo antes de prender o capuz nele, o comprimento deve ser ajustado. Isso pode ser feito facilmente com uma tesoura ou uma serra para metal.
Ou seja, em uma situação normal do dia a dia, não deve haver nenhuma dificuldade especial na instalação da ondulação. Mesmo assim, as situações são diferentes. Por exemplo, uma seção de um duto de ar é longa e vários elementos de uma estrutura corrugada devem ser conectados uns aos outros. Para isso, serão utilizados insertos especiais, que são instalados diretamente no interior do canal, imediatamente em duas partes adjacentes. Em seguida, as juntas são unidas com grampos. Se você não conseguir encontrar as inserções, pode usar fita adesiva para os mesmos fins. E essa fita deve ser feita do mesmo material que o duto.
Muitas vezes surge a pergunta, como esconder a ondulação na cozinha. Provavelmente é mais fácil fazer isso com as portas do armário da cozinha, embora o espaço atrás delas não seja tão funcional quanto poderia ser.As estruturas de gesso cartonado também ajudam, como todos os tipos de caixas decorativas.
E você também pode fazer um pouco mais complicado e colocar uma corrugação na cozinha logo atrás do teto falso.
Esse canal padrão vai durar 10 anos, após os quais a gordura inevitavelmente se acumula dentro dele, que não pode ser totalmente removida. E também vale lembrar que não é possível limpar a superfície externa do canal com detergentes - pelo menos podem aparecer odores de terceiros. Também é proibido tocar no duto de ar corrugado com as mãos molhadas, se for de aço ou alumínio, e se o exaustor estiver em funcionamento neste momento.
Assim, o sistema corrugado, se o compararmos com um canal rígido, também é feito levando em conta todos os requisitos do GOST, mas tem muitas vantagens: desde a facilidade de manutenção ao funcionamento mais silencioso, da boa estanqueidade a preços razoáveis. Finalmente, não é difícil comprar um tal canal, instalá-lo também e fazê-lo se adaptar à configuração da sala, e não a ela - mais do que real.
O comentário foi enviado com sucesso.