Como consertar um portão deslizante?
Os portões deslizantes são cercas modernas, cujo desenho, na maioria dos casos, é simples e confiável. No entanto, mesmo esses dispositivos funcionais e práticos às vezes falham. Hoje falaremos sobre os problemas de funcionamento mais comuns em portas de correr e como corrigi-los.
Por que estou tendo problemas?
A necessidade de reparar o portão pode surgir quando os seguintes fenômenos desagradáveis aparecem:
- movimento irregular da folha do portão;
- a folha da porta se move em solavancos ou para;
- o mecanismo emperra;
- a operação da porta é acompanhada por sons estranhos ou o inversor está funcionando muito alto;
- a folha do portão não fecha corretamente, ou seja, não cai nas "armadilhas" na posição fechada.
Em geral, o sistema de correr ou de correr de tais portões automáticos opera com o princípio de rolar a folha da porta para a esquerda ou para a direita devido à força desenvolvida pelo motor de acionamento.
Assim, também podem ocorrer avarias como a impossibilidade de fechar a folha da porta após a sua abertura ou a imobilidade absoluta do sistema.
No primeiro caso, a causa do mau funcionamento são fotocélulas inoperantes ou posições finais derrubadas, no segundo - danos aos rolos, mau funcionamento da unidade de controle, falha da caixa de engrenagem de acionamento. Outras causas incluem uma mudança na posição da cremalheira, detritos ou gelo entrando no trilho-guia.
Falhas graves
Os exemplos mais comuns de falhas em um sistema de portão deslizante são:
- a impossibilidade de fechar ou abrir tais portões;
- falta de resposta aos comandos do controle remoto;
- falha do dispositivo de controle;
- danos mecânicos na folha da porta;
- falha completa do sistema em fazer qualquer movimento quando a unidade está funcionando.
Os prováveis fatores por trás desses problemas são:
- recusa no funcionamento da unidade de controle;
- falha de interruptores finais de elementos de segurança;
- quebra dos rolos de suporte da comporta;
- falha da caixa de engrenagens no acionamento eletromecânico;
- baixo teor de óleo ao usar um acionamento hidráulico;
- desgaste da engrenagem motriz;
- curvatura / contaminação da viga de suporte;
- batente dos rolos de apoio ou alterações mecânicas na fundação;
- fusível queimado;
- falha do motor elétrico e do sistema do transformador abaixador;
- quebra do quadro de controle e ajuste incorreto do acionamento elétrico.
Reparar
Se não houver resposta aos comandos do controle remoto, as opções mais prováveis são falha na fiação ou bateria descarregada no painel de controle. Esses problemas podem ser facilmente corrigidos com a substituição dos elementos correspondentes. Um controle remoto (ou botões nele) gasto pode ser substituído em lojas ou instituições especializadas.
É melhor confiar a reparação de portões de correr (incluindo portões automáticos de vaivém ou seccionais) aos centros de serviço apropriados.
É quase impossível eliminar o mau funcionamento com as próprias mãos para a grande maioria dos proprietários de tais sistemas devido à sua complexidade tecnológica bastante elevada.
Para eliminar os problemas acima, os especialistas do centro de serviço irão verificar o receptor, controle remoto e fiação, substituir os elementos e ajustá-los, verificar as fotocélulas e corrigir a fiação, testar o funcionamento do interruptor e da unidade de controle.
Para corrigir irregularidades no funcionamento da parte mecânica, artesãos qualificados irão verificar a caixa de engrenagens e a quantidade de óleo nela, inspecionar a estrutura quanto a vazamentos de óleo, verificar o movimento dos rolos de suporte e o estado da viga de suporte, a presença de desvios da cerca em relação à horizontal e os chamados balanços durante o movimento, inspecione a cremalheira e a engrenagem dianteira. Se necessário, eles irão reparar ou substituir a caixa de engrenagens, óleo, pinhão e ajustar a cremalheira.
Você deve estar ciente de que a substituição da viga de apoio no local não é realizada, pois pode ser causada por altas temperaturas durante a soldagem.
Se os portões de correr forem danificados devido a efeitos mecânicos, como uma colisão com um carro ou deslocamento do solo sob a fundação do portão, os especialistas enfrentarão o problema de verificar a viga quanto a deformações e a cerca quanto à posição horizontal. Se necessário, no decorrer da obra, é possível substituir o caixilho da porta, adicionar terra, desmontar e substituir a viga de suporte, o que só pode ser realizado em condições de produção pelo motivo acima.
Profilaxia
Para evitar possíveis danos ao portão automático deslizante, alguns truques devem ser observados durante a operação.
Ao observá-los, você reduzirá a probabilidade de quebra ao mínimo, assim, a estrutura durará mais:
- Os veículos devem passar pelas folhas do portão totalmente aberto.
- Certifique-se de que não há objetos estranhos no setor de movimentação e no mecanismo.
- Preste atenção ao som que o portão faz ao abri-lo / fechá-lo, pois efeitos sonoros estranhos podem ser um sinal de problema.
- Para evitar avarias, é necessária uma lubrificação regular dos elementos móveis da porta com uma frequência, por exemplo, uma vez a cada 3 meses. Para fins profiláticos, um agente especial deve ser aplicado em uma superfície previamente limpa.
- Outra forma de evitar avarias é ajustar a folha da porta. Esta manipulação, ao contrário da lubrificação realizada pelo próprio proprietário, deve ser realizada por profissionais especializados.
- O proprietário deve prestar atenção a uma inspeção diagnóstica do portão uma vez por ano. Este procedimento simples e regular permitirá que você mantenha esse portão com a qualidade adequada e, caso aconteça, entre em contato com o serviço em tempo hábil. O cuidado adequado permitirá que a estrutura seja usada por muito tempo.
- O portão deve ser mantido limpo e, em condições de inverno, deve ser constantemente limpo de gelo ou neve. Atenção especial deve ser dada à superfície da cremalheira e à área de trabalho de reversão. O trabalho da estrutura não deve ser interferido por objetos estranhos, por exemplo, toras ou aterros.
- Deve-se observar que a condição da fiação elétrica e dos cabos deve ser monitorada. Eles devem ser isolados da chuva. É aconselhável fixar firmemente sua posição para manter a integridade. Se algum elemento de automação estiver desgastado, ele deve ser substituído imediatamente por um novo.
De vez em quando, é necessário apertar as porcas soltas da estrutura, e um estabilizador deve ser usado para proteger a rede elétrica de picos de tensão. Ao instalar interruptores de limite eletromagnéticos, sua segurança deve ser monitorada.
Em conclusão, podemos concluir que é preferível confiar os trabalhos de reparação de estruturas deslizantes a especialistas que estejam profissionalmente empenhados na produção e instalação de tais estruturas. Às vezes, intervenções mecânicas independentes podem levar a resultados indesejáveis até a falha de todo o sistema.
Você pode assistir ao processo de reparo de portões de correr no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.