Características de portões deslizantes em estacas de parafuso
A entrada em qualquer território, seja casa particular ou armazém, faz-se sempre pelo portão. Eles podem ter designs diferentes - giratório, deslizante ou deslizante. Hoje em dia, as reversões estão ganhando cada vez mais popularidade. Essa demanda é facilmente explicada pela simplicidade de instalação e operação do portão. Esses projetos economizam espaço de trabalho no local e requerem habilidades de instalação menos especializadas. Os portões deslizantes podem ser montados de diferentes maneiras. Eles são montados em trilhos ou pilhas de parafusos.
Características de portões deslizantes em estacas de parafuso
Qualquer construção começa na fundação. A instalação de portões deslizantes não é exceção. Mas nem sempre o solo é uniforme em todo o canteiro de obras. Se o portão for longo, por exemplo, de 6 m, então áreas com solo pantanoso podem se deparar. Durante a operação, a fundação pode desmoronar em alguns lugares. Isso levará à distorção e falha do gate.
Para evitar que a fundação se desloque, o método de montagem em estaca é usado.
Tem uma série de vantagens significativas sobre as estruturas de trilhos deslizantes:
- Durante a operação, os trilhos não precisam ser limpos de sujeira acumulada e outros detritos.
- A instalação do portão em estacas fixa a estrutura de forma confiável - o portão não se deforma mesmo em solo pantanoso e argiloso.
- As comportas deslizantes sobre estacas aparafusadas são montadas sem trilho superior, o que permitirá a entrada de caminhões com laterais altas ou geladeiras no território.
As estacas roscadas, como elemento de instalação, apresentam uma vantagem inegável sobre os pilares de concreto convencionais. Quando as estações mudam, o congelamento ou descongelamento do solo não os afeta. Eles são fortes, duráveis e estendem a vida útil da estrutura.
Além disso, se os portões forem instalados em uma área onde já existem edifícios, nem sempre é o espaço que permite a instalação de estruturas deslizantes nas guias dos trilhos. As pilhas de parafusos não apresentam esse problema.
Escolha de um local para instalação
Ao escolher o local para a instalação de portões deslizantes sobre estacas, deve-se levar em consideração as características de instalação. Se houver uma superfície rochosa sob a camada de solo, a instalação das estacas exigirá muito mais tempo e tecnologia.
Esses portões devem ser instalados no solo, o que permitirá que você vá mais fundo em 2-3 metros. As pilhas podem ser comparadas a grandes parafusos autoatarraxantes que são aparafusados ao solo. Se o solo estiver misturado com pedra, será difícil fazer. A distância entre as estacas aparafusadas depende do comprimento da alma, mas geralmente é 2,5-3 m.
A instalação em si ocorre em várias etapas:
- O local de instalação é determinado primeiro. É necessário levar em consideração não apenas a condição do solo, mas também a disponibilidade de espaço livre para os mecanismos dos rolos.
- Os cálculos são feitos com base nos quais a marcação é feita.
- Pequenos recortes são feitos com brocas comuns de jardim. Em seguida, as pilhas são parafusadas neles.
- As estacas são alinhadas ao nível superior do solo, o espaço vazio das estacas e as cavidades ao redor delas são preenchidas com concreto.
- Um canal de guia é soldado, mecanismos de roletes são fixados.
As estruturas de aço da estrutura são ainda aparadas ao nível do solo e não se destacam do design geral.
Para a escolha correta do diâmetro das estacas, são levadas em consideração as dimensões da tela.Eles devem suportar cargas de vento significativas e o peso da própria estrutura. Consequentemente, quanto maiores as dimensões da comporta, mais grossas devem ser as estacas.
Após a instalação das estacas e montagem da tela, elementos adicionais são instalados na estrutura - guias de rolos e coletores na parte superior e inferior. Os coletores são montados no poste de recebimento e fixam com segurança o portão na posição fechada. O comprimento e o diâmetro da pilha dependem diretamente da composição do solo.
Materiais e acessórios do portão
As estacas são feitas de materiais anticorrosivos com uma camada protetora adicional. Esses requisitos se aplicam a todas as estacas, independentemente do tipo de solo em que serão instaladas. Ao escolhê-los, é preciso estar atento à presença de um certificado de qualidade.
As pilhas vêm em tamanhos padrão - de 57 a 89 mm. O passo da lâmina para eles varia de 2.000 a 4.000 mm. Dependendo do tamanho, podem ser instalados manualmente ou com equipamentos especiais. Para a fabricação da moldura da porta, são utilizados tubos de perfil. Eles diferem no diâmetro da seção transversal e podem variar de 50x50 a 60x40 mm. Os reforços estruturais também são feitos dos mesmos tubos, mas com uma seção menor.
Para o revestimento da porta, é usado papelão ondulado (folhas perfiladas). Pode ser unilateral ou bilateral e ter uma forma e profundidade de onda diferentes. Esses parâmetros são apenas para carga de projeto e não afetam a qualidade da porta. O deck pode ser usado para embainhar o portão de um ou de ambos os lados.
Além disso, a estrutura está equipada com os acessórios necessários ao seu funcionamento:
- Um trilho feito de material anticorrosivo para guiar o movimento.
- Vigas cantilever de diferentes pesos.
- Carruagens (rolamentos de rolos).
- Coletores de faixa para cima e para baixo.
- Plugues e rolo serrilhado.
Os portões de correr estão necessariamente equipados com um sistema de abertura automática. É um motor elétrico com cremalheira. Ao instalar um motor elétrico, os acessórios adicionais são geralmente montados com ele - uma bateria para garantir uma operação ininterrupta, fotocélulas e lâmpadas de sinalização, painéis de controle manual.
Características do funcionamento das comportas sobre estacas
Motores elétricos são instalados na estrutura do portão. Eles abrem a folha apenas em uma direção, portanto, essas faixas podem ser instaladas nas seções de canto da cerca. Ao instalar uma moldura, em ambos os lados da qual haverá uma cerca, o espaço adicional deve ser levado em consideração no projeto. Para a abertura normal em tais locais de instalação, é necessário alocar uma largura adicional de 1,5 m do interior da cerca. Isso se deve às características de design das portas - além da própria folha, elas possuem uma parte em balanço, que permanece na própria fundação com suportes e um acionamento.
Uma cremalheira com dentes é soldada à extremidade inferior da folha da porta. É graças a ela que o portão se abre e se fecha. Requer menos manutenção do que as guias ferroviárias em outros tipos de construção. Mas a limpeza de entulhos ainda precisa ser feita regularmente.
Além disso, a instalação do canal na parte inferior das estacas pode ser feita não rígida, mas ajustável. Isso permitirá que você altere a altura da borda inferior do portão. Esta opção de montagem será uma excelente escolha se você planeja colocar asfalto ou lajes de concreto no futuro.
Preço de materiais e instalação
Não existe um preço padrão para portões de correr. É individual em cada caso e é formado por vários fatores. Em primeiro lugar, este é o custo total dos próprios materiais usados na fabricação da estrutura - a moldura da moldura, as dimensões da própria tela, acessórios e equipamentos adicionais. Além disso, este componente é influenciado pelas marcas dos materiais usados e sua qualidade.
Em segundo lugar, este é o custo do trabalho preparatório. As estacas vêm em diferentes comprimentos e diâmetros, o que afeta diretamente o preço de sua instalação.O custo de instalação de um portão também é influenciado pelo aluguel de equipamento especial - sua entrega no local de instalação e o custo da obra. Se o solo for macio e as dimensões das estacas forem pequenas, a instalação pode ser feita manualmente, sem a utilização de equipamentos especiais.
O trabalho de instalação inclui o custo dos serviços das equipes de trabalho. O custo final também depende do preço de entrega dos materiais no canteiro de obras. Se o território não estiver conectado à eletricidade, você terá que pagar pelo aluguel de geradores elétricos. O trabalho noturno exigirá o uso de equipamentos adicionais - dispositivos de iluminação (mastros ou torres de luz).
Recomendações gerais ao escolher os tipos de portas deslizantes para proprietários de sites:
- Na hora de escolher um determinado tipo de estrutura, vale a pena fazer um estudo profissional do solo do seu site, ler as avaliações sobre os tipos de estruturas. Você também precisa levar em consideração a estação - apenas os dias de verão são adequados para lançar a base.
- As comportas deslizantes em fundação monolítica com suportes colunares podem ser instaladas em locais onde o solo é homogêneo na estrutura e não suscetível a deslocamentos ou subsidência.
- Se as características do local não permitirem a instalação de tais portões, vale a pena deixar de escolher as opções de deslizamento com estacas roscadas.
Você pode aprender mais sobre a instalação de portões deslizantes em pilhas de parafusos no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.