Como fazer um portão deslizante com as próprias mãos?
Portões corrediços, que até recentemente eram um item de luxo e custavam muito dinheiro, estão gradualmente entrando no mercado para o consumidor médio. A facilidade de uso e a economia de espaço valem bem o investimento. Existe um grande número de ofertas de estruturas prontas de diversos fabricantes nacionais e estrangeiros. Muitas empresas prestam serviços para a fabricação e instalação de tais portões.
Mas se você tiver mesmo um pouco de experiência com uma máquina de solda e habilidades mínimas em construção, então não será difícil fazer essa estrutura com suas próprias mãos, economizando assim uma quantia decente de dinheiro.
Peculiaridades
Os portões deslizantes têm sido usados ativamente há mais de 50 anos. No início, eles podiam ser vistos principalmente na entrada de grandes áreas industriais e de depósito. Com o tempo, o design e os acessórios foram aprimorados e se tornaram mais acessíveis e fáceis de instalar. Aos poucos, várias opções de portões de correr começaram a ser instalados em territórios privados, e hoje não são incomuns para uma casa de veraneio.
Em contraste com as estruturas do tipo de levantamento e giratório, os portões de correr têm muito mais vantagens:
- Compacidade. Isso é especialmente verdadeiro nos casos em que as viagens entre locais adjacentes e o espaço no pátio são limitados. Além disso, os portões de correr praticamente eliminam a possibilidade de danos ao carro causados pelas portas.
- Resistência ao desgaste. A principal desvantagem dos portões de batente é a presença de dobradiças, que são suscetíveis a ceder com o peso das venezianas. As portas deslizantes não apresentam tais problemas devido à distribuição uniforme do peso da estrutura sobre os rolamentos de rolos.
- Resistência ao roubo. Um sistema bem projetado e fabricado pode suportar o impacto de veículos pesados.
- Proteção da vela. Mesmo as fortes rajadas de vento não danificam essas estruturas.
- Disponibilidade de acionamentos automáticos. O motor e os componentes dos portões deslizantes automáticos são mais baratos do que os equipamentos instalados em estruturas giratórias e de elevação.
- No inverno, não é necessário limpar a neve antes de abrir a janela.
Apesar de todas as vantagens listadas, antes de prosseguir com a fabricação e instalação do portão, muitos outros fatores devem ser levados em consideração.
Primeiro, você precisa calcular a largura do vão para o veículo entrar. Normalmente, para o setor privado, recomenda-se uma abertura de 4 metros: tanto carros quanto caminhões podem entrar livremente. Se necessário, a largura da entrada pode ser reduzida para 3 ou aumentada para 6 metros ou mais.
O espaço livre ao longo da cerca na lateral da reversão da faixa deve corresponder a:
- para tipos de estruturas suspensas e com rodas - largura da alma,
- para portas cantilever - 40-50% mais do que a largura da folha.
No interior do local, a uma distância de 40-50 cm da cerca, o espaço deve ser deixado livre. O relevo do terreno deve ser o mais plano possível, sem fortes quedas, de forma que não haja obstáculos na direção do movimento da viga inferior.
Se você estudar as instruções em detalhes, preparar materiais e ferramentas de alta qualidade, poderá fazer portões fortes e bonitos com um design individual em pouco tempo.
Tipos de estruturas
A principal diferença entre os tipos de estruturas deslizantes está na forma como os roletes se movem ao abrir e fechar a comporta. Em cada uma das variedades, mecanismos especiais de rolos são usados, mas eles são instalados de maneiras diferentes.
Tipo de construção suspensa
A folha do portão move-se sobre carros de rolos localizados em uma viga de suporte, que é fixada aos postes na parte superior da passagem. Esta é a opção mais durável e resistente ao desgaste. A viga pode suportar um peso bastante grande, portanto, qualquer material pode ser usado para enfrentar o portão e a largura da folha é praticamente ilimitada. A desvantagem é que a passagem de um veículo alto pode ser limitada por uma viga de suporte.
As estruturas suspensas são mais frequentemente instaladas em áreas de produção. Para aumentar o espaço de passagem, a viga é montada em pilares altos. Isso aumenta muito o consumo de metal e o custo de toda a estrutura, de modo que essa opção raramente é considerada para o setor privado.
A foto mostra um exemplo de portão deslizante suspenso na entrada de uma unidade de produção.
Mas se a altura da entrada para o território de uma casa privada for inicialmente limitada por elementos decorativos ou outros elementos estruturais, portões suspensos servirão bem.
Construção do tipo trilho
Este tipo de portão deslizante é o mais fácil de fabricar e instalar. A parte de suporte é o chamado trilho, ao longo do qual o caixilho se move sobre um rolo especial. Um trilho é instalado ao longo da linha de movimento do portão no mesmo nível do leito da estrada para não interferir na passagem de veículos. O vão máximo entre os postes da cerca pode ser de 6 metros.
Não é recomendado instalar estruturas ferroviárias em regiões com nevascas frequentes.
A neve pode obstruir o trilho e o gelo pode se formar, impedindo que toda a estrutura funcione corretamente. Além disso, requer limpeza constante de areia e sujeira.
A fundação que segura o trilho principal deve ser estável, sem lascas ou rachaduras, caso contrário, a comporta pode deformar-se e rapidamente se tornar inutilizável. Os portões do tipo ferroviário são geralmente usados em chalés de verão e casas que são visitadas apenas no verão.
Tipo de construção cantilever
Este tipo é a versão mais comum de portões de correr, que são uma faixa com um contrapeso montado em blocos de console. A ausência de contato da viga de suporte inferior com a estrada é a principal vantagem deste projeto. Graças a isso, os problemas causados pelo mau tempo são quase totalmente eliminados.
Entre as deficiências, pode-se destacar o longo processo de lançar a base para a hipoteca e a complexidade de instalação do console. O comprimento total da estrutura é 50% maior que a folha do portão, o que impossibilita sua instalação com grande abertura e largura insuficiente do trecho.
Essas portas podem ser feitas com um postigo embutido, mas isso nem sempre é conveniente. Uma vez que a tela é elevada do solo em cerca de 8-10 cm, o peitoril de tal portão pode ser difícil para crianças pequenas e idosos passarem.
Será mais conveniente de usar e mais esteticamente agradável na aparência ser um postigo separado, que é instalado perto do portão - em um local onde o rebatimento da folha não é fornecido.
Todos os três tipos de estruturas de expansão podem ser mecânicos ou automáticos. Os portões mecânicos são abertos e fechados manualmente, enquanto os portões automáticos são controlados por um controle remoto e acionados por meio de um motor especial. A automação, se desejada, pode ser instalada um pouco mais tarde, durante a operação, utilizando os serviços de especialistas.
Os principais custos de mão-de-obra referem-se ao fabrico e instalação da folha da porta. O revestimento pode ser unilateral e bilateral. A aparência do lado da entrada não é diferente.
Princípio da Operação
As portas cantilever são mais adequadas para regiões com mudanças nas condições climáticas.Sua produção, instalação e manutenção não requerem custos financeiros desnecessários. Para a autoprodução de uma estrutura, em primeiro lugar, você precisa descobrir em que princípio ela funciona.
O dispositivo de um portão deslizante cantilever é bastante simples:
- Folha de portão. A estrutura principal com uma estrutura interna soldada a ela e o contrapeso são montados em uma viga inferior de suporte. O revestimento da cerca, que geralmente é feito com folhas de papelão ondulado, é fixado ao quadro por um ou ambos os lados.
- Hipoteca. Canal, fortemente soldado com gaiola de reforço e preenchido com uma fundação ao nível do solo. Esta é uma das partes mais importantes da estrutura na qual as unidades cantilever e a automação são instaladas. A durabilidade de toda a estrutura da cerca depende da qualidade da fundação.
- Blocos de console. Mecanismos especiais de suporte de rolos, que são soldados ao canal e instalados na viga inferior de suporte. A parte cantilever é o principal componente de toda a estrutura, que suporta todas as cargas. Depende de quão suave e livremente a tela se moverá, portanto, você precisa se aproximar dos blocos do console com muito cuidado.
- Catchers. Os coletores inferior e superior são montados em uma coluna de suporte localizada em frente à fundação para suportes de rolos. Quando a comporta é fechada, o rolo final entra no coletor inferior, que está localizado na extremidade da viga de suporte. A lâmina é elevada 5 mm, aliviando assim a carga nos blocos cantilever. O coletor superior é necessário para fixar o portão com firmeza e evitar o balanço do portão com vento forte.
- Suporte de fixação superior com rolos. Instalado em um poste de apoio acima dos blocos cantilever e evita balançar e inclinar o portão durante o movimento.
- Movimentação automática. A escolha do acionamento depende principalmente do peso da estrutura e das condições climáticas da região. A instalação é realizada de acordo com as instruções que acompanham o equipamento.
Automação
A estrutura deslizante já é conveniente por si só, mas se você equipá-la com um acionamento elétrico, não há necessidade de sair do carro todas as vezes para abrir ou fechar o portão. Os especialistas aconselham a instalação de unidades especiais, mas por sua própria conta e risco, esse mecanismo pode ser feito de forma independente.
Para fazer isso, use um motor e uma caixa de engrenagens de potência adequada. Existem precedentes quando uma chave de fenda foi usada como motor. Além disso, se o peso da folha for pequeno, é possível instalar um acionamento mais barato para portas de garagem.
As unidades especiais devem ser selecionadas com base principalmente no peso da estrutura:
- Para portas pesando 250-300 kg, um inversor de 200-250 W é adequado.
- Para um peso de 500-600 kg, uma potência adequada é 350-400 W.
- Para 800-1000 kg - 500-600 W.
Ao escolher a automação, você sempre precisa de uma pequena reserva de energia. E em regiões com invernos rigorosos, deve ser aumentado em pelo menos 20-30% para que o motor funcione sem interrupções durante mudanças bruscas de temperatura. O acionamento pode ser instalado somente quando todos os trabalhos de fabricação e instalação da estrutura estiverem concluídos. A folha do portão deve mover-se facilmente, sem quicar ou balançar. Uma lâmina instalada incorretamente pode danificar e arruinar a automação.
Os acionamentos automáticos podem ser selecionados a partir de uma variedade de ofertas de fabricantes nacionais e estrangeiros. Preste atenção a detalhes como engrenagens na caixa de câmbio.
Eles podem ser de plástico ou metal. Engrenagens de metal são mais caras, mas muito mais duráveis, por isso são preferíveis.
Também vale a pena considerar cuidadosamente a seleção da chave fim de curso. Sua versão magnética custa um pouco mais, mas ao contrário da versão de metal no inverno, não emperra e funciona bem.Para facilidade de uso, existem várias funções adicionais: controle de temperatura do acionamento elétrico, ajuste da velocidade de movimento do caixilho, energia de reserva, fotocélulas para entrada e saída, modo de cancela.
Entre os fabricantes de acionamentos para estruturas extraíveis estão os seguintes: Russian Doorhan, Belarusian An-Motors, italiana BFT, Faac e Nice, francesa Came, chinesa PS-IZ e Miller, além de outros fabricantes. A linha de propostas é bastante ampla, falta apenas selecionar os equipamentos necessários e você pode prosseguir com a instalação.
Considere um conjunto de automação usando o exemplo do diagrama acima:
- unidade de acionamento;
- fotocélulas para partida;
- fotocélulas para entrada;
- lâmpada de sinalização;
- antena de controle de rádio;
- botão chave;
- trilho;
- placas do interruptor de limite;
- controle remoto.
Para o trabalho, você vai precisar de uma máquina de solda inversora com eletrodos e uma broca com brocas para metal. Inicialmente, no canal entre as carruagens, é necessário preparar e marcar a área para fixação do acionamento elétrico. O equipamento é acoplado à base, que acompanha a automação, e um rack é instalado no centro da engrenagem do motor.
Depois que a posição de trabalho foi recriada, você precisa soldar a base ao canal. Se o acionamento elétrico precisar ser levantado, um tubo de perfil de tamanho adequado pode ser soldado adicionalmente entre a base e o canal.
Após o acionamento ser aparafusado à base, é necessário reinstalar a cremalheira na engrenagem do motor, marcar sua posição correta no perfil ou viga com um marcador e soldá-la cuidadosamente. Antes de soldar completamente a costura entre o trilho e a viga, é necessário verificar novamente se ela está instalada corretamente.
O portão deve estar totalmente aberto ao trabalhar com a máquina de solda. No final de todas as ações, os interruptores de limite são aparafusados ao trilho por meio de parafusos e porcas com colares. Além disso, de acordo com as instruções, as fotocélulas, lâmpada de sinal, antena e botão-chave são instalados.
O acionamento elétrico pode ser instalado não apenas na parte inferior, mas também no meio ou na parte superior do portão.
Este método de resumir a automação é um pouco mais complicado, mas em casos de forte nevasca, não será necessário limpar a área de fundação da precipitação todos os dias.
Neste caso, será necessário ajustar o desenho ao desenho desejado.
O perfil ao qual a cremalheira será fixada estará localizado no nível médio ou superior da porta deslizante, respectivamente. Para a montagem da automação será necessário construir uma estrutura adicional a partir de um perfil metálico de seção retangular de 60x40 mm.
Em vez de uma unidade elétrica especial, você pode instalar uma unidade caseira com materiais de sucata. Levando em consideração a tensão da rede, um motor trifásico ou monofásico é instalado no local. O acionamento trifásico é mais potente e praticamente elimina problemas ao iniciar o movimento. De acordo com o peso da folha da porta, é necessário um motor com uma potência de 1,5 a 2,5 kW. Ao mesmo tempo, uma rotação baixa do motor causa menos carga no eixo de transmissão.
É melhor escolher um inversor de 12 polos com uma velocidade de 500 rpm ou um inversor de 6 polos com uma velocidade de 1000 rpm. A unidade pode ser adquirida em lojas especializadas, ou você pode usar peças de reposição de um carro velho ou máquina de lavar.
O torque de entrada da caixa de engrenagens deve corresponder à velocidade do inversor. A frequência do torque de saída da roda motriz deve estar entre 80-100 rpm. Será mais conveniente usar uma caixa de câmbio de estágio único. Ele é conectado ao eixo do motor por meio de um acoplamento rígido ou semirrígido.
Características de cálculos
Antes de prosseguir com o projeto do desenho, você precisa fazer todos os cálculos necessários. Em primeiro lugar, são calculadas a altura e a largura do portão.Se a altura da cerca no local for conhecida, a altura da futura estrada pode ser determinada da seguinte forma: a parte superior deve estar no mesmo nível da cerca e a parte inferior deve estar 8-10 cm acima do leito da estrada . A largura da porta é igual à distância entre as vigas de apoio, o valor recomendado é de 4 metros.
Também é bastante simples calcular o contrapeso - seu comprimento deve ser igual a 50% do comprimento da abertura. Este valor pode ser reduzido para 40% apenas nos casos em que não haja espaço suficiente para a cerca para abrir totalmente o caixilho e a lona seja revestida com materiais leves.
O comprimento do perfil de contrapeso conectando o topo da teia e a borda do perfil inferior deve ser suficiente para formar um triângulo.
O valor é calculado de acordo com as dimensões usando a seguinte fórmula:
sqrt {func a ^ {2} + func b ^ {2}}
Ou de uma forma mais familiar, familiar da escola
Onde a é o comprimento do contrapeso, b é a altura da teia, c é o comprimento desejado.
O cálculo do peso da estrutura é necessário para a seleção correta da viga guia, acessórios e automação. Basicamente, o peso depende do material com o qual o revestimento será feito, do peso da moldura, moldura e viga de suporte e da carga do vento.
Se 1 sq. m de chapa de perfil pesa 4 kg, depois uma chapa de aço com 2 mm de espessura pesa 17 kg. O peso dos revestimentos forjados, de madeira e outros é calculado individualmente. Em média, uma porta com cortina de 4x2 m, forrada com um perfil, pesará cerca de 200 kg.
Para portões com peso até 300 kg, uma viga de suporte com dimensões de 9x5 cm e espessura de metal de 3,5 mm é adequada. O hardware deve ser capaz de suportar todo o peso da estrutura. Ele pode ser adquirido como um kit pronto ou você pode adquirir todos os componentes separadamente. No momento da compra é aconselhável ter um desenho com todos os cálculos para consulta com um especialista.
Desenho de desenho
Um diagrama ou desenho de uma porta deslizante é feito após todas as medições terem sido feitas. Um desenho com todos os cálculos é encomendado a empresas especializadas. Você pode encontrar esboços prontos na Internet, fazê-los você mesmo ou usar os abaixo. Para estruturas com vão de 4 metros, pode-se escolher um dos dois desenhos apresentados.
No primeiro caso, a estrutura de suporte é 10% maior que a abertura, o que aumenta o consumo do material de revestimento. Ao mesmo tempo, o custo de toda a estrutura não aumenta muito, entretanto, na maioria das vezes não há conveniência em tal aumento nos gastos. Portanto, vamos considerar o segundo sorteio, todos os cálculos serão feitos com base nele.
O desenho deve indicar claramente todas as dimensões, pontos de soldagem e fixadores. A cremalheira pode ser fixada tanto na barra de suporte como no perfil inferior do quadro.
Para portões de luz revestidos com um perfil de 4 metros de largura e 2 metros de altura, você precisará de:
- Viga de transporte, que é um carril cuja parte superior é maciça e na parte inferior existe um corte longitudinal. É melhor escolher uma estrutura de aço laminado a frio. A viga é instalada em blocos cantilever e se move sobre rolos de transporte. O tamanho do trilho, neste caso, é 60x70 mm, o comprimento necessário é de 6 metros.
- Para o quadro elétrico, você precisa de um perfil retangular de 60x40 mm e uma espessura de metal de 2 mm nos segmentos:
- 1 segmento de 4 metros de comprimento;
- 1 segmento - 6 metros;
- 2 seções - cerca de 2 metros cada;
- 1 segmento tem cerca de 2,8 metros.
No total, você precisará de quase 17 metros de tal perfil.
- Para o quadro, é adequado um perfil retangular de 20x20 mm ou 30x20 mm com uma espessura de metal de 2 mm. No total, você precisa de cerca de 24 metros de perfil.
- Para a hipoteca, você precisará de um canal de 20-40 cm de largura e comprimento igual a ½ da abertura do portão: neste caso, 2 metros. A espessura do metal deve ser de pelo menos 3 mm. Blocos cantilever e um mecanismo de acionamento elétrico serão instalados no canal, fixados por solda.
- Para a estrutura da fundação, são necessários pelo menos 15-20 metros de reforço com uma seção transversal de 12-16 mm.
A espessura e as dimensões de cada parte do desenho dependem diretamente do material que será utilizado para o revestimento do caixilho.
Se o revestimento for feito com folha perfilada ou policarbonato, os componentes indicados acima são suficientes.
Se for planejado revestimento com chapas de aço ou forjamento, serão necessários elementos mais duráveis. Depois de preparar o desenho e calcular as dimensões exatas de todos os seus componentes, pode-se proceder à compra dos materiais e à confecção do portão.
Materiais (editar)
Para fazer um portão simples de 4x2 metros com revestimento de papelão ondulado, você deve adquirir os seguintes materiais:
- perfil retangular 60x40 mm para a estrutura de suporte e 20x20 ou 30x20 mm para a estrutura;
- viga guia 60x70 mm;
- papelão ondulado 8-10 sq. m;
- rebites ou parafusos auto-roscantes para fixação da bainha em uma quantidade de cerca de 200 peças;
- canal 40x200 cm;
- reforçando hastes de 15 metros.
Os próprios elementos forjados constituem a moldura interna da porta e são fixados à moldura de suporte por soldagem. Essas portas não requerem revestimento adicional, exceto como solução de projeto.
As conexões podem ser adquiridas separadamente ou em um kit especial pronto para uso. Os seguintes fabricantes de acessórios para portas deslizantes provaram-se bem:
- Italiano - Combi Arialdo e Flatelli Comunello;
- Russo - Roltek e Doorhan;
- Belosusky Alutech.
A autoprodução de componentes de rolos é impraticável, pois requer habilidades e ferramentas especiais. Para a instalação de uma porta tipo console, os seguintes acessórios serão necessários:
- Suportes de roletes - 2 unid. Eles também são chamados de blocos cantilever ou carruagens. Projetos de rolamentos são recomendados.
- Coletor superior - 1 pc. É melhor usar coletores com rodas-guia. É possível fabricar coletores caseiros.
- Apanhador inferior - 1 pc.
- Clipe superior - 1-2 unid.
- Rolo de extremidade - 1 unid.
- Plugues para viga de transporte - 2 unid.
Os rodízios nos rolos de suporte e de extremidade podem ser de metal ou plástico. Ao mesmo tempo, as peças de metal são mais duráveis, mas fazem barulho quando a folha da porta se move. O plástico durará um pouco menos e, com a operação correta, a mesma quantidade, mas esses portões se moverão silenciosamente.
Para a fixação dos coletores e do retentor superior são necessários postes metálicos de perfil retangular de 60x40 mm. Eles são instalados em uma fundação reforçada com reforço a uma profundidade maior que o congelamento do solo.
Se a fixação for realizada em suportes de tijolo ou concreto armado, seu tamanho deve ser de pelo menos 20x20 cm.
Os encaixes metálicos são fixados aos postes por meio de chumbadores, aos quais serão soldados o retentor superior e um contra-poste de um tubo perfilado com seção de 30x20 mm. Em vez de âncoras, você pode remover hastes de reforço dos postes e anexar hipotecas a eles.
A montagem das fotocélulas na entrada é efectuada em tubos de secção rectangular ou circular com diâmetro mínimo de 30 mm. A altura dos tubos não deve exceder 1 metro. A sua instalação deve ser efectuada também na fundação, mas sem reforço com reforço. As fotocélulas de saída são instaladas nos pilares de suporte.
Manufatura
Para fazer um portão deslizante com suas próprias mãos as seguintes ferramentas são necessárias:
- máquina de solda inversora e eletrodos;
- rebitador ou chave de fenda;
- moedor com discos substituíveis para corte e moagem;
- misturador de concreto, pá ou haste para perfuração de concreto;
- marcador, fita métrica, martelo, alicate, broca, construção ou nível de laser;
- pistola de pulverização ou compressor de ar para aplicação de primer e tinta. Você pode usar pincéis e rolos, mas então a camada ficará mais espessa e mais heterogênea;
- dispositivos de proteção para os olhos, vias respiratórias e mãos.
Você também precisará de um primer anticorrosivo, acetona ou outro solvente, tinta alquídica ou acrílica para uso externo.
As instruções passo a passo para a fabricação e instalação de portões estendidos fornecem informações sobre como fazer todo o trabalho com suas próprias mãos:
Numa fase inicial, deve ser feita uma fundação para a hipoteca e, se necessário, para os pilares de sustentação. Um buraco é marcado e cavado sob a hipoteca até a profundidade do congelamento do solo. Dependendo da região, pode ser - de 1 a 2 m. O comprimento da fundação é igual a ½ da largura da abertura, neste caso - 2 metros. A largura da cava é de 40-50 cm. Dependendo da profundidade da cava, é necessário preencher brita e areia em camadas de 10-30 cm e compactar cuidadosamente cada camada.
O quadro de reforço é feito soldando-se as hastes e, em seguida, o canal é soldado ao quadro acabado. A estrutura resultante é instalada na cava exatamente ao longo da linha do solo perto do poste da cerca. A horizontalidade deve ser verificada com um laser ou nível de construção. Se você planeja instalar uma comporta automática, antes de lançar a fundação, é necessário conduzir a fiação para o canal em um tubo de plástico ou metal com um diâmetro de pelo menos 2,5 cm.
O concreto de fundação é misturado em um misturador de concreto na proporção:
- 1 parte de cimento M400 ou M500;
- 3 pedaços de areia;
- 3 partes de pedra britada.
Para um poço de 1 metro de altura, 2 metros de comprimento e 50 cm de largura, você precisará de cerca de 1 metro cúbico. m de concreto. No processo de vazamento, a solução deve ser perfurada periodicamente com pá ou haste de reforço para liberar o excesso de ar.
Nos primeiros 3-7 dias, a base derramada deve ser regada com água para evitar a formação de rachaduras e lascas.
É necessária uma fossa de 50x50 cm para a fundação do poste de apoio, sendo preferível instalar o poste de apoio no interior do terreno para não diminuir a abertura do portão. A preparação da fossa, argamassa e gaiola de reforço é efectuada a exemplo da hipoteca. A contra-coluna e o canal também podem ser instalados em estacas de parafuso, mas tal estrutura, dependendo do solo, pode ser menos durável.
A próxima etapa é a fabricação da folha da porta. O perfil metálico para a moldura e moldura é cortado com uma esmerilhadeira de acordo com as dimensões indicadas no desenho. Em um estande especial, que deve ser maior do que a estrutura acabada, os componentes do quadro de força são dispostos e, se necessário, ajustados ao tamanho.
As juntas devem primeiro ser alinhavadas com solda por pontos e, em seguida, todas as costuras devem ser soldadas completamente. Para excluir a possibilidade de entrada de água ou neve na construção da tela, todos os orifícios devem ser soldados.
As costuras são cuidadosamente lixadas com uma lixa ou lixa até obter uma aparência aceitável. O interior da moldura, que ficará em contato com a moldura, deve ser desengraxado com solvente e revestido com duas demãos de primer anticorrosivo.
A segunda demão de primer só pode ser aplicada após a primeira demão estar completamente seca. Nesta fase, é feito o primer do interior da moldura, pois após a conexão à moldura, o processamento da superfície fechada não será mais possível.
Depois que o quadro de força estiver pronto, ele deve ser soldado da mesma maneira. O tratamento da costura e o primer da superfície são executados de acordo com o mesmo princípio, mas o lado externo do quadro é imprimado, que estará em contato com o quadro de reação. Após a secagem do revestimento, a moldura é instalada dentro da moldura.
A centragem da moldura interna em relação à moldura é realizada em função do método de acabamento da porta. Se o revestimento for feito apenas do lado de fora, a moldura é soldada perto do lado de fora da moldura. Com revestimento de dupla face, o quadro é instalado exatamente no meio.
A soldadura da moldura com a moldura é efectuada com muito cuidado para que a estrutura não se incline devido ao sobreaquecimento do metal.
Primeiramente, a fixação é feita com pequenos pontos de soldagem a uma distância de 50 cm entre si. Em seguida, as juntas são soldadas em pequenas seções de 1-2 cm de lados diferentes, e apenas as seções restantes de 5-10 cm podem ser fervidas imediatamente. O trabalho deve ser feito em ambos os lados da tela. A viga transportadora é soldada à estrutura da mesma maneira.
Na fase final da produção do tecido, as costuras soldadas são esmerilhadas, a superfície é desengraxada com solvente, preparada com primer e pintada. É melhor aplicar primer e pintar em duas ou três camadas, enquanto a segunda camada é aplicada somente depois que a primeira estiver completamente seca. É necessário aplicar os revestimentos uniformemente para que não haja respingos e irregularidades. Para isso, é melhor usar um compressor especial.
O cartão corrugado é fixado à estrutura com parafusos auto-roscantes usando uma chave de fenda ou rebites usando um rebitador especial. As primeiras fixações são feitas nos cantos da tela e, a seguir, ao longo de todo o perímetro a uma distância de 15-20 cm entre si. Se uma folha com perfil não for suficiente, cada folha seguinte será sobreposta à anterior.
Montagem
A instalação da folha da porta ocorre somente após a fundação estar completamente solidificada, o que é possível 10-28 dias após o vazamento. A velocidade de secagem depende da composição da solução, temperatura e umidade do ambiente.
Primeiro, com a ajuda de um nível de laser ou de uma corda, a trajetória da folha do portão é traçada. Na distância máxima um do outro, suportes de roletes são instalados no canal.
As portas deslizantes são colocadas com um trilho-guia nos carros de modo que os roletes fiquem dentro da viga de suporte. Durante a instalação, é necessário apoiar constantemente a folha de estrutura na vertical, para isso será necessária a ajuda de uma ou duas pessoas.
É importante ajustar corretamente a posição dos blocos cantilever e verificar a horizontalidade da viga inferior com um nível de construção.
O bloco, que está mais próximo da abertura, está localizado de forma que no estado aberto do portão a distância do vão até o cilindro seja de 15 a 20 cm. O segundo carro com o portão fechado deve estar a uma distância de 5- 10 cm da extremidade do trilho. Nesta posição, os mecanismos dos rolos são levemente soldados ao canal, toda a estrutura é verificada mais uma vez quanto à facilidade de movimentação da lona nos rolos.
Se todos os mecanismos estiverem funcionando corretamente, a lona deve ser removida dos blocos do console, os carros das plataformas inferiores e as próprias plataformas devem ser totalmente soldadas ao canal.
Não fixe as plataformas ao canal usando os parafusos que vêm com o kit. Se for descoberto que até mesmo um pequeno erro ocorreu durante a instalação, não será mais possível desparafusar esses parafusos. Para reinstalar, você terá que cortá-los e fazer todas as etapas novamente.
Os carrinhos de rodas são novamente fixados nas plataformas, a lona é colocada sobre eles e com o portão fechado, o ajuste final é feito por meio de uma chave inglesa. O rolo de fixação superior é fixado por soldagem a um poste de metal ou embutido em um poste de tijolo, localizado acima da fundação.
A contra-coluna deve ser instalada na fundação ou fixada por soldagem nas hipotecas da coluna de tijolo. O comprimento do poste deve ser igual à altura da portinhola ou ligeiramente superior. Os coletores inferior e superior são soldados ao balcão. O inferior é fixado em 5 mm. acima do nível de amaciamento do rolo final: isso reduz a carga sobre os blocos de suporte do cantilever quando a porta é fechada. O coletor superior deve ser fixado 5 cm abaixo da parte superior da folha do portão.
O rolo final deve ser instalado dentro da barra-guia e apertado com parafusos. Para maior resistência, o rolo pode ser soldado ao trilho-guia. E, por último, são fixados na viga de suporte os tampões de ambos os lados, necessários para que a neve e a sujeira não entrem no trilho, o que atrapalha o trabalho da estrutura. Os plugues de borracha são simplesmente inseridos no trilho e os plugues de metal são fixados por soldagem.
Decoração
A decoração de portões de correr é possível de várias maneiras. A decoração em si pode ser o próprio acabamento da porta, que pode ser feito de uma variedade de materiais.
O revestimento adicional com tiras de metal torna o portão mais rígido e de aparência maciça.
Muitas vezes, os elementos forjados são fixados em portões de madeira e metal.
A instalação de uma fechadura em um portão automático geralmente não é necessária, uma vez que são acionados por meio de um controle remoto ou botão. É simplesmente impossível abrir esse portão com as mãos. Mas em estruturas mecânicas, elementos de travamento e travas são necessários sem falha. Na maioria das vezes, é instalada constipação simples, que dificilmente pode ser chamada de decorativa.
Belos exemplos
A caixa vertical na cerca parece lacônica e rígida.
É possível combinar papelão ondulado com uma caixa.
O revestimento combinado com elementos de forjamento sempre parecerá caro e apresentável.
Portas feitas de madeira ou painéis sanduíche também são frequentemente decoradas com produtos de ferro forjado.
Estruturas forjadas são freqüentemente usadas sem revestimento adicional.
Portões forjados com revestimento adicional em policarbonato transparente parecem muito bons.
Para o revestimento, você pode usar vidro temperado, que pode ser deixado transparente, escurecido com tinta ou testado em combinação com metal.
Para informações sobre como fazer corretamente um portão deslizante com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.