Como escolher uma automação de portão deslizante?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dicas de Seleção
  4. Montagem
  5. Fabricantes
  6. Avaliações

Portões deslizantes estão se tornando mais e mais procurados a cada ano, eles claramente superam as estruturas giratórias. Isso pode ser explicado por vários fatores, sendo que os mais importantes deles são a simplicidade do design, a versatilidade e o preço baixo.

Peculiaridades

Os portões de correr convencionais têm:

  • Trilho guia confeccionado com a letra "P";
  • Suportes em forma de rolos (2 unidades)
  • Rolo removível no final;
  • Apanhador na parte inferior;
  • Apanhador no topo;
  • Dispositivo de bloqueio na parte superior.

Antes da instalação, a fundação é fundida, suportes de rolos são montados sobre ela, um trilho é montado na parte inferior da estrutura - uma guia, que em forma se assemelha à letra "P". Os rolos permitem que a comporta se mova suavemente no plano horizontal.

Para portões de correr, nenhum espaço adicional é necessário. No inverno, não há necessidade de remover a neve na frente do portão para abrir espaço para a abertura. Mas você deve monitorar cuidadosamente os rolamentos: lubrifique-os com óleo, remova a sujeira em tempo hábil.

As vantagens dos portões de correr:

  • Força;
  • Simplicidade de construção;
  • Apelo estético;
  • Economia de espaço;
  • Confiabilidade e simplicidade de operação;
  • Trabalho silencioso;
  • A automação está conectada e pode ser operada por DPU;
  • Manutenção simples.

Os portões consistem em uma ou duas folhas e são encontrados em todos os lugares em objetos como:

  1. Bases comerciais;
  2. Armazéns;
  3. Supermercados;
  4. Empresas automotivas;
  5. Cidades militares e muitas outras instalações administrativas e comerciais.

Freqüentemente, portas corrediças podem ser encontradas no território de residências privadas.

Se ocorrer uma falha nas redes elétricas, a corrente desaparece, o portão pode ser aberto e fechado manualmente. Eles podem ser facilmente montados em quase qualquer objeto, ao mesmo tempo, o acabamento com uma variedade de materiais é possível:

  1. Perfil metálico;
  2. Madeira;
  3. Painéis em sanduíche.

Outro aspecto importante: os portões de correr, devido ao seu desenho, não possuem guias especiais no topo, o que muitas vezes atrapalha a passagem de veículos de grande porte.

A peculiaridade de instalar tais portões é que um certo espaço é necessário para que a faixa passe sem obstáculos. Existem casos em que o portão é montado pelo lado de fora. A desvantagem deste projeto é a complexidade de instalação da unidade de controle de automação.

A qualidade dos acessórios é importante na operação de portões de correr, Acessórios muito bons são produzidos na Itália e na Áustria, por exemplo, empresas como:

  1. Perfil de Welser;
  2. Rolling Center Basic;
  3. Veio;
  4. Agradável;
  5. Faac.

Avaliação das empresas mais famosas na área de produção de portões de correr:

  1. Veio;
  2. Faac;
  3. Agradável;
  4. Doorhan.

A última marca comercial é russa. Em termos de confiabilidade, esta empresa ocupa posições elevadas nas classificações.

Visualizações

O uso de portões de correr é economicamente vantajoso, uma vez que são relativamente baratos e apresentam uma série de vantagens inegáveis. Os portões deslizantes são:

  1. Console;
  2. Rail;
  3. Suspenso

Os portões deslizantes são difíceis de instalar e caros de manter. Sua principal vantagem é a alta confiabilidade. A folha da porta é fixada a uma viga, canal ou trilho por meio de rolos. O trilho é montado na fundação e é o guia principal. Os portões suspensos são mais frequentemente encontrados no território de instalações industriais. Este design é sólido, mas não é tão procurado como nos velhos tempos.

Há várias razões para isso:

  1. Portões rodoviários suspensos em funcionamento;
  2. O projeto prevê a presença de uma viga acima da abertura, o que muitas vezes interfere na passagem de veículos de grande tonelagem.

Vantagens dos portões ferroviários:

  • O design permite sobrepor grandes áreas;
  • Boa resistência ao vento.

Os portões de correr suspensos possuem guias que são instaladas no topo da abertura, as próprias folhas são suspensas em mecanismos de roletes. Na maioria das vezes, esses projetos podem ser encontrados em armazéns, depósitos de motores, fábricas. Os trilhos são colocados na abertura aqui, e as rodas "correm" ao longo da tela.

Essas estruturas são caras, então a demanda por elas é moderada.

Vantagens:

  1. Estabilidade e boa resistência ao vento;
  2. Confiabilidade - pode suportar muito peso;
  3. Podem ser feitas grandes aberturas.

Desvantagens:

  1. Preço Alto;
  2. Existem restrições de altura;
  3. Volumoso.

Portas corrediças do tipo console são o tipo mais prático de tais dispositivos. Sobre a fundação é instalada uma viga, a folha da porta é fixada com a ajuda de carrinhos de roletes.

Vantagens:

  • Uma pequena distância da superfície (até 95 mm) permite um bom funcionamento em qualquer época do ano;
  • O formato do portão pode ser muito diferente;
  • A instalação e a operação são econômicas;
  • Não é necessário preparar a abertura;
  • Impulso funcional;
  • Trabalhe sem ruído;
  • Existe um modo de operação automático e manual.

Entre as deficiências, podemos citar:

  • Existe alguma dificuldade na instalação em comparação com outros tipos de portas;
  • É necessária uma superfície lisa;
  • No lado retrátil, nada deve impedir o movimento.

Nos roletes são utilizados mancais vedados, eles não se entopem com sujeira e não precisam de cuidados especiais. Dispositivos de roletes são isolados de forma confiável dos efeitos nocivos do meio ambiente. Normalmente, um carro de rolos tem 8 rolamentos, que são fixados com segurança.

O número médio de ciclos ultrapassa 40 mil. É necessário lubrificar o portão quando um rangido aparece na área do mecanismo retrátil.

O revestimento de portões deslizantes, por exemplo, portões elevados, pode ser:

  1. Decking;
  2. Ripa de madeira;
  3. Policarbonato.

Dicas de Seleção

Para usar um portão automático em uma casa particular, basta comprar um portão onde o motor é movido por uma rede elétrica convencional de 220 volts. Se o peso do portão for superior a 300 quilos e a largura for superior a 4 metros, deve-se comprar o motor que possa "puxar" o peso de até uma tonelada.

A automação do portão depende completamente da intensidade do trabalho, este tópico é especialmente relevante para empresas onde há muito tráfego

Não é recomendável comprar automação, em que os nós são feitos de plástico, isso é dinheiro desperdiçado. É melhor pagar a mais do que adquirir algo que ficará inutilizável em pouco tempo.

Muitas vezes, fabricantes sem escrúpulos estampam aditivos de plástico em mecanismos de metal, por isso é melhor comprar produtos de marcas bem conhecidas. Nos últimos anos, surgiram nós feitos de uma liga de alumínio de silumin, que também não é um material confiável e é muito frágil.

A unidade de acionamento elétrico garante o funcionamento de toda a automação. As unidades podem ser horizontais ou verticais. Se o layout do bloco for horizontal, você pode conectar a automação a ele. Se falarmos sobre as deficiências, um acúmulo intensivo de poeira é possível em tal caixa, o que pode afetar negativamente o funcionamento normal do sistema.

O receptor de rádio nesses portões corrediços também é às vezes "travesso" e se recusa a funcionar normalmente.

Para parar automaticamente o portão, existem interruptores de limite, que são feitos na forma de suportes ou ímanes. Estes últimos são mais caros que os "mecânicos", pois são mais confiáveis ​​na estação fria. Se as geadas forem fortes, o óleo da "mecânica" pode congelar e o funcionamento do mecanismo não funcionará corretamente.

Os italianos tiveram a ideia de abrir e fechar portões no painel de controle.Este país possui o maior número de empresas especializadas em acionamentos elétricos automáticos.

Montagem

As portas deslizantes se comparam favoravelmente com as portas deslizantes e são diferenciadas de acordo com os seguintes indicadores:

  1. O peso. Um fator muito importante do qual depende o funcionamento de toda a estrutura.
  2. Material. Pode ser tanto papelão ondulado quanto madeira, folhas de metal, etc.
  3. Acessórios. Acessórios confiáveis ​​são a garantia de que o portão durará muito tempo.
  4. Poder do motor. Este indicador depende diretamente do peso da estrutura. Algumas pessoas compram motores com engrenagens pampas. Isso é fortemente desencorajado.

Os motores são geralmente instalados em estruturas semelhantes com a seguinte potência:

  1. 200-250 W - funcionará com estrutura de até 400 quilos;
  2. Até 400 watts - tal motor será capaz de "puxar" uma estrutura de 0,5 toneladas;
  3. cerca de 600 W - "lidar" com portões maciços pesando uma tonelada.

Se houver um marcador de 30% no equipamento, significa que os tempos de operação e ociosidade do inversor estão distribuídos nas proporções de 30% e 70%. Não é particularmente difícil contar mais: um portão com uma abertura de 5 metros opera a uma velocidade de 10 metros por minuto. O ciclo completo de abertura / fechamento dura cerca de três minutos. O portão será capaz de completar até dez ciclos por hora.

Se tal projeto estiver presente em uma residência privada suburbana, então isso é bastante apropriado, mas para uma empresa de automóveis onde os carros partem e chegam a cada cinco minutos, tais portões não são adequados.

Possíveis opções de intensidade:

  • 30% - para domicílios particulares;
  • 50% - para um pequeno depósito de automóveis, onde cerca de duas dúzias de carros estão estacionados;
  • 70% - para empresas com 25 carros.

Mesmo o melhor equipamento pode falhar. Para que os portões de correr funcionem em modo automático, é necessário:

  1. Uma boa movimentação com cabo, sua tensão deve estar no nível adequado;
  2. Bloco de controle;
  3. Chaves de posição limite;
  4. Prateleira;
  5. Unidade de alta velocidade responsável pela operação automática;
  6. Fotocélulas de segurança (scanners de admissão);
  7. Lâmpada de sinalização.

A instalação de portões de correr é um negócio responsável e problemático. Todo o escopo de trabalho é dividido em várias etapas:

  1. Instalação da base;
  2. Instalação de cabos;
  3. Instalação de portões e postes;
  4. Instalação de acionamento automático;
  5. Acabamento das folhas da porta (forja, galvanização, madeira);
  6. Conexão do circuito, configuração.

O trabalho de instalação é sempre realizado em várias etapas:

  • Em primeiro lugar, você precisa fazer uma base;
  • Portões deslizantes são feitos;
  • Em seguida, é feita a instalação do portão;
  • A automação está sendo montada;
  • A força da fundação é importante. As portas automáticas implicam na presença de uma base para o acionamento, que deve estar acima do canal.

Uma etapa muito importante é a instalação dos pilares. Para esses fins, você pode usar um pilar de concreto ou um tubo de metal com um diâmetro de 10-15 cm.

Um buraco é cavado com um metro de profundidade e uma trincheira também é cavada sob a fundação com 40 centímetros de profundidade. É necessário instalar um canal metálico medindo 15 x 20 cm, seu comprimento deve ser igual ao comprimento da fundação. "Pernas" de metal com um diâmetro de 12 mm são soldadas ao canal. O canal é colocado em uma trincheira, um tubo de metal é instalado e fixado; os poços são preenchidos com concreto.

Depois disso, uma pausa temporária é feita por um período de duas a três semanas.

O interruptor de limite do acionamento do portão deslizante na cremalheira está preso na parte inferior da folha ao tubo da própria estrutura do portão. O trilho pode ser feito de polímero ou metal. Mais confiável é a construção metálica.

Com acionamento elétrico, é possível automatizar o processo de abertura e fechamento do portão. Isso é feito em um ambiente doméstico usando um painel de controle especial.

Cada técnica requer manutenção preventiva. Se, por exemplo, forem instaladas portas cantilever, então pelo menos uma vez por mês na estação fria, faz sentido verificar os rolos, limpá-los e lubrificá-los com óleo.

Também um ponto fraco é o acionamento elétrico, que está exposto a cargas intensas e mudanças de temperatura.

O automatismo do portão deslizante é o principal componente de toda a estrutura. Quase tudo depende do sucesso de seu trabalho. Para estabelecer um ponto, vale a pena analisar os vários modelos. Você também deve estar ciente da escolha dessas coisas para que sirvam fielmente por um longo tempo.

Faz sentido prestar atenção especial ao ônibus do portão, que pode ser:

  1. Miniatura;
  2. Média;
  3. Grande.

A unidade deve ser selecionada apropriadamente. Cada fabricante produz todos os formatos acima. Ao comprar, você deve entender apenas quais dimensões do portão você precisa.

Para portões de correr em balanço, é necessário um contrapeso, que permite equilibrar a folha. Freqüentemente, o tamanho do contrapeso ocupa quase metade da área da folha.

A redução do tamanho do contrapeso aumenta a carga e o atrito. Um fenômeno semelhante irá provocar o desgaste prematuro das peças. Este tópico é especialmente relevante na estação fria, quando há muita umidade, queda de temperatura diurna e noturna, devido ao mau tempo, aumenta o risco de micropartículas mecânicas entrarem no mecanismo de trabalho.

O inversor está sujeito a cargas aumentadas sob essas circunstâncias e pode falhar. É por isso que é recomendável escolhê-lo com uma grande reserva de marcha.

Depende muito de bons acessórios. Por exemplo, se os rolos não funcionarem bem, isso irá gerar cargas desnecessárias e o risco de danos ao mecanismo aumentará. O operador do portão deslizante deve trabalhar sem esforço... Recomenda-se ter isso em mente ao instalar o portão. Se a instalação do portão não for feita de acordo com as regras, a automação logo irá quebrar.

Fabricantes

Gates Alutech posicionados como dispositivos universais. Pode ser completado com ambas as unidades AN-Motors, para o qual o preço é bastante acessível, e dispositivos mais caros da Nice e Marantec. Você pode escolher a opção desejada sem muita dificuldade. Os equipamentos da Alutech são representados na Rússia por mais de um revendedor, cada um deles pode oferecer descontos tangíveis.

Veio É uma das marcas mais conhecidas. O operador Came é especialmente popular para portões de correr. O modelo Came BX-78 coleciona boas críticas, funciona perfeitamente com portões que pesam até 780 kg. Possui as seguintes funções:

  1. Autodesbloqueio;
  2. Sensor de rastreamento de movimento;
  3. Sensor de detecção de obstáculos;
  4. Bloco de controle.

O modelo também é atraente porque é fácil de instalar com as próprias mãos.

O equipamento também possui funções:

  1. Sistema de controle avançado;
  2. Isolamento do motor e unidade de controle;
  3. O decodificador é compatível com diferentes transmissores e também pode memorizar códigos.

Existe um sistema especial que protege o motor de cargas desnecessárias. O custo é de aproximadamente 15 mil rublos. O modelo Bx-243 funciona melhor com portões pesando até trezentos quilos. Este formato é ideal para residências privadas.

As vantagens do modelo incluem:

  1. Placa de controle universal;
  2. Indicador LED que permite diagnosticar o estado do sistema;
  3. Facilidade de instalação;
  4. A caixa de câmbio é facilmente desbloqueada com uma chave.

No caso de uma queda de energia, um modo é acionado no qual uma bateria sobressalente será usada.

Os produtos Doorhan são um dos melhores do mercado. Suas vantagens:

  1. Confiabilidade;
  2. Muitas modificações;
  3. Simplicidade.

O sistema é adequado para o formato de porta difundido pesando até 800 kg "Corrediça Doorhan - KIT 800"... Funciona perfeitamente mesmo a -20 graus. O motor e a caixa de engrenagens estão localizados em uma única unidade, o que permite que o equipamento funcione de forma mais eficiente. Todas as unidades são projetadas para funcionar nas duras condições de inverno da Rússia. Um modelo semelhante custa cerca de 15 mil rublos.

Boa linha de acionamentos automáticos Faac, eles são bem feitos e funcionais. Os dispositivos deste fabricante possuem unidades de microprocessador especiais, embreagens de disco duplo em um tanque de óleo - tudo isso permite que os dispositivos funcionem de forma eficiente e sem falhas.

O Faac 741KIT foi concebido para portões com peso inferior a 950 kg. A operação normal pode ocorrer até mesmo a -30 graus. A empresa criou uma graxa especial que não tem medo do frio e protege a caixa de engrenagens de forma confiável contra emperramento. O pacote também inclui:

  1. Unidade do painel de controle;
  2. Luminária;
  3. Nós de segurança;
  4. Receptor.

A unidade de controle é envolta em uma caixa de plástico resistente, que a protege de danos mecânicos.

Os portões deslizantes, fabricados pela Hormann, são ideais para esses objetos:

  1. Armazéns;
  2. Oficina;
  3. Bases de reparo;
  4. Objetos em construção.

Eles são produzidos em uma variedade de formatos. São produtos muito confiáveis ​​que podem servir por muito tempo sem manutenção preventiva.

Produção da empresa Sommer (Alemanha) reconhecido em todo o mundo. Seus produtos são de alta qualidade e confiabilidade. O "destaque" da Sommer - atuadores equipados com automação que permite detectar obstáculos.

Os fabricantes italianos também estão bem representados no mercado. A empresa Came (Itália) é amplamente conhecida. Ela possui muito know-how em desenvolvimentos na área de automação. Os fabricantes da China se opõem cada vez mais ativamente às marcas europeias, a cada ano fabricando produtos de melhor qualidade, mas com preços visivelmente mais baixos.

Por exemplo, a empresa chinesa Gant está constantemente aumentando sua participação de mercado na Rússia e em outros países. O equipamento é barato, simples e confiável, o que permite operar o equipamento em qualquer condição climática.

Avaliações

Os compradores discutem principalmente a confiabilidade de vários equipamentos. A vantagem dos portões de correr, em sua opinião, sobre os portões de batente é inegável.

Como escolher o conjunto certo de equipamentos - esta questão preocupa muitos motoristas. Alguém afirma que é melhor comprar modelos italianos. Em termos de confiabilidade e qualidade de desempenho, eles parecem estar fora da competição. Algumas pessoas elogiam o equipamento alemão, dizem, em termos elétricos, são muito confiáveis. Freqüentemente, surge a pergunta sobre os méritos de portões corrediços e corrediços. Ainda assim, é dada preferência a portões de correr.

Para obter informações sobre como escolher uma automação para portões de correr, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário