Descrição e cultivo de cereja de feltro
O cultivo da cereja de feltro não é particularmente difícil e até mesmo um jardineiro inexperiente pode fazê-lo. No entanto, para obter uma rica colheita de frutos doces, é aconselhável familiarizar-se com a descrição dos meandros do cultivo desta cultura.
O que é isso?
Apesar do nome, a cereja de feltro tem a relação mais distante com a variedade comum. Geneticamente, aproxima-se do damasco, assim como da ameixa e da cereja. O habitat natural da planta afeta a maior parte da China, Península Coreana, parte da Índia e Mongólia. Em 1870 ela foi trazida para o território das Ilhas Britânicas e de lá para a Europa.
Esta planta também é conhecida como cereja da montanha, cereja anã, cereja Manchu e cereja de Xangai.
A cultura despertou imediatamente grande interesse graças à sua impressionante lista de méritos:
- alta resistência à geada e seca:
- o arbusto cresce muito rápido, ganha força e dá frutos logo no início;
- apesar da compactação, se bem cuidado, um arbusto dá até 10-15 kg de bagas;
- os frutos não caem após o amadurecimento;
- A cereja chinesa é pequena e ocupa pouco espaço no site;
- cultura altamente decorativa, principalmente na fase de floração, portanto pode se tornar uma excelente decoração do território.
O plantio dessas cerejas e da tecnologia agrícola não requer gastos significativos de mão de obra e recursos. Portanto, o cultivo de uma planta em seu site está à disposição de qualquer pessoa.
O nome "feltro" é explicado pela típica pilha fina que forma um penugem. Cobre brotos anuais, folhas e, às vezes, até frutos. As primeiras bagas amadurecem no final de junho, a frutificação dura cerca de um mês.
A planta não pode ser atribuída a árvores, mas sim a arbustos. Distingue-se pela presença de vários ramos esqueléticos grandes e uma coroa bastante densa de forma arredondada. A cereja chinesa quase nunca cresce mais de 1,8 M. Os ramos são lignificados, a casca é densa, castanho-acinzentada. Os botões de flores podem ser encontrados em hastes anuais e adultas.
A baga é uma drupa. A polpa é bastante carnuda, o sabor é doce e com acidez pronunciada. A tonalidade varia do rosa pálido ao quase preto, o peso dos frutos chega a 5 g.
Visão geral das variedades
A diversidade de espécies da cereja de Xangai é grande. As plantas são autoférteis, autoférteis e também parcialmente autoférteis. Isso significa que alguns arbustos precisam de polinização cruzada com algum outro tipo de cereja de feltro para produzir frutos. Infelizmente, é difícil estabelecer tal propriedade no momento da compra, porque jardineiros experientes, a fim de obter altos rendimentos, recomendam o plantio de pelo menos 2-3 espécies diferentes na mesma área, lado a lado.
E se você colher plantas com diferentes períodos de maturação, poderá aumentar significativamente o tempo total de frutificação.
Cedo
- Natalie - arbusto vigoroso de espessura média. O rendimento total por planta é de 6-8 kg. Bagas com peso 4 g, cor vermelha, sabor adocicado com notas ácidas.
- Fabuloso - Este tipo de cereja de Xangai se distingue por uma coroa densa e frutos escarlates escuros. O peso das bagas é de 3-4,5 g, o sabor é doce e azedo. A polpa é fibrosa, bastante suculenta. Em condições confortáveis de desenvolvimento, o rendimento pode chegar a 11-12 kg por planta.
- Princesa - cereja com uma copa de grau moderado de espessamento, cresce até 1,2-1,5 m.Os frutos são carmesins, doces e suculentos. As frutas são de tamanho médio, pesando 3-4 kg. Apesar disso, a frutificação total por planta chega a 8-12 kg.
Média
- Alice - cereja compacta não superior a 1,5 M. A copa é altamente espessada. Os frutos são pequenos, pesando apenas 3 g, a cor é rica em bordô. Suculento, doce, com acidez pronunciada. Com tecnologia agrícola adequada, o rendimento pode ser de 8 a 10 kg.
- Morena - um arbusto de baixo crescimento que não ultrapassa 1,2 m, com copa bastante densa. Os bagos são pequenos, apenas 2,5 g, a polpa quase não contém fibras. Uma planta jovem rende um rendimento de 5-6 kg por arbusto; à medida que cresce, o volume de frutificação aumenta.
Atrasado
- Virovskaya oceânica - arbusto com 1,7 m de copa medianamente densa. As frutas pesam cerca de 3,5-3,6 g, cor bordô. O sabor é doce com acidez ligeiramente pronunciada. Com tecnologia agrícola adequada, até 10 kg de bagas podem ser colhidos de cada arbusto.
Compatibilidade com outras plantas
Com as cerejas familiares a todos, assim como com as cerejas, as cerejas chinesas apresentam uma semelhança visual extremamente semelhante nos parâmetros dos frutos silvestres e nas suas propriedades gustativas. Botanicamente estão bastante distantes um do outro, portanto, em nenhuma circunstância externa, não polinizam. Também não faz sentido combiná-los na vacina.
O parente mais próximo desta cereja é a Bessya, a cereja da areia da América do Norte. Essas culturas podem ser enxertadas com sucesso umas nas outras. Além disso, existem muitas variedades híbridas criadas pelo cruzamento dessas duas culturas. Os criadores também criaram cerejas de ameixa - híbridos complicados resultantes do cruzamento da cereja de Xangai com subespécies de ameixa diplóide.
Eles também podem ser combinados por vacinação.
As cerejas de Xangai podem ser combinadas no enxerto com certas variedades de ameixas. Normalmente, são utilizadas variedades híbridas de ameixa cereja e do grupo Sino-Ussuri. Mas com variedades europeias de ameixas, a interpolinização é impossível e a compatibilidade na vacinação é muito pobre.
Alguns jardineiros novatos usam as cerejas de feltro como caldo para pêssegos ou damascos. Nesse caso, a sobrevivência é possível. Mas, como mostra a prática, não muito - depende muito de certas características varietais e condições de desenvolvimento.
Aterrissagem
Antes de plantar cerejas de feltro em sua parcela, você precisa encontrar um local adequado para isso. A cultura é bastante caprichosa para o substrato, então não funcionará colocar uma muda em qualquer pedaço de terra livre. Essa planta exige um local aberto, bem iluminado pelo sol, na sombra a cultura não dá frutos. O solo deve ser fértil, certifique-se de drenar e soltar.
O melhor de tudo é que a cereja chinesa cresce e se desenvolve em argila arenosa e argilosa com acidez neutra. Se a acidez do substrato aumentar no local de plantio, primeiro é necessário desoxidar o solo. Para isso, pode-se usar farinha de dolomita, além de cal ou gesso.
O plantio é realizado no início da primavera, imediatamente após o desaparecimento da cobertura de neve e até os botões incharem. No outono, eles podem ser plantados em uma época em que o arbusto tenha tempo de criar raízes antes do início das primeiras geadas. Mudas de 1 a 2 anos são mais adequadas para transplante. Antes de mover, é necessário examinar cuidadosamente as raízes, remover todos os fragmentos secos e doentes.
Aqui está uma instrução passo a passo.
As cerejas são plantadas a uma distância de 1,5-2 m. Para fazer isso, uma cova de plantio é formada com uma profundidade de 40-50 cm e um diâmetro de cerca de 60 cm. Para preparar uma mistura nutritiva de solo, parte do solo do jardim é misturado com 10 kg de estrume, é introduzido um fertilizante contendo fósforo (40-60 g), bem como potássio (25-35 g). A mistura resultante é espalhada no fundo da cova de semeadura, deixando espaço para o rizoma da muda jovem. Ao preencher as raízes, você precisa se certificar de que não há espaços vazios com ar no solo.
Importante! Ao plantar, o colar da raiz da planta deve estar acima do nível do solo.Caso contrário, começará a apodrecer e a planta murchará.
No final do trabalho de plantio, o solo próximo à muda de cerejeira jovem está levemente compactado, bem regado e coberto com palha. O cuidado adicional com a cultura depende diretamente do momento do plantio. Na primavera, a cultura precisará de rega pelo menos 1 vez em 7 a 10 dias; no outono, irrigação adicional não será necessária. No entanto, em regiões com geadas severas, quando o termômetro cai abaixo de 30 graus, é aconselhável cobrir o solo adicionalmente com ramos de abeto.
As nuances do cuidado
As características de crescimento e desenvolvimento da cereja chinesa diferem nas diferentes regiões. A maioria das variedades cultivadas em nosso país foram criadas no Extremo Oriente. O clima desta região é famoso por seus invernos gelados, durante os quais praticamente não ocorrem degelos. Essas plantas podem suportar o frio mais violento - isso explica sua popularidade nos Urais, Primorye e regiões próximas.
No entanto, deve-se notar que a cereja de feltro pode suportar temperaturas de até -40 graus apenas no Extremo Oriente. Nos subúrbios e em outras regiões, os botões de flores morrem a uma temperatura de -30 graus.
Quanto à tecnologia agrícola na parte central do nosso país, a cereja de feltro é bastante despretensiosa. O requisito mais importante para o pleno crescimento e desenvolvimento das cerejas chinesas é a ausência de excesso de água. Se a terra estiver inundada, o arbusto morre muito rapidamente. O esquema de irrigação deve ser moderado, em tempo seco, não mais do que uma vez a cada 10 dias. Se o tempo estiver chuvoso, a irrigação adicional não será necessária.
As cerejas de feltro precisam ser alimentadas duas vezes por temporada. Na primeira vez, isso deve ser feito imediatamente após o final da floração na primavera, e na segunda - no final do verão ou na primeira década de setembro. Para a primeira alimentação, você pode obter a composição de:
- 3 kg de húmus;
- 40 g de superfosfato;
- 25 g de ammophoska;
- 15 g de sulfureto de potássio.
A mistura resultante é completamente misturada e incorporada à profundidade da pá ao redor de toda a circunferência da zona próxima ao caule.
No final de agosto - início de setembro, composições minerais complexas dão o maior efeito. É importante que eles não contenham nitrogênio. Este oligoelemento estimula a vegetação intensiva, por isso a planta não tem tempo de se preparar para geadas e morre. É preferível dar preferência a preparações especiais com a etiqueta "outono". A dosagem é determinada pelo fabricante, em regra são necessários 40 ml por planta.
Uma boa solução seria um complexo de matéria orgânica com cinzas. Ele fornece desoxidação do solo. Além disso, satura o solo com substâncias úteis.
A poda rejuvenescedora das cerejas chinesas pode ser feita antes que a seiva comece a fluir. Neste momento, é necessário cortar todos os ramos desnecessários que crescem para dentro. Na saída, deve haver 8-10 ramos esqueléticos básicos. Depois disso, os brotos anuais são encurtados em cerca de um terço, de modo que permanecem 60-70 cm.
A poda rejuvenescedora é realizada a cada 3-5 anos, dando forma - anualmente. Se você não prestar atenção a isso, os brotos que crescem rapidamente nas laterais começarão a bloquear o acesso da luz e dos polinizadores ao interior da copa. Além disso, eles criam um ambiente de reprodução ideal para líquenes, pragas de insetos e fungos patogênicos.
A poda da primavera é realizada antes do início do fluxo de seiva. Com isso, o mato atualizado será capaz de direcionar todas as suas forças para a formação de massa verde, floração ativa e formação de grandes frutos. Todas as podas subsequentes proporcionam apenas medidas sanitárias, ou seja, a retirada de brotos doentes e secos. Ao mesmo tempo, você não deve fazer a poda muito intensa, caso contrário, a cereja de Xangai pode perder a maior parte de suas características, incluindo a resistência à geada.
Reprodução
Existem três técnicas de propagação de cerejas de feltro. Qualquer um deles é facilmente realizado, mesmo por jardineiros inexperientes.
Sementes
O método mais comum para preservar as características básicas dos pais. A planta acaba se adaptando bem às condições naturais e climáticas das regiões de cultivo.
As sementes dos frutos maduros são cuidadosamente limpas e secas sem raios ultravioleta. Na primeira década de setembro, as mudas são colocadas em recipientes com areia umedecida de rio ou serragem e colocadas em local escuro e fresco. O nível de umidade deve ser mantido.
Em meados de outubro, eles são plantados em terreno aberto em sulcos a uma profundidade de 2,5-3 cm, a distância entre os ossos individuais é de 1-2 cm. Os sulcos são polvilhados com uma mistura de solo de jardim, húmus e serragem.
Com a chegada do calor da primavera, os brotos germinados devem ser desbastados, deixando apenas os mais fortes e plantados em local permanente na próxima primavera. Os arbustos assim cultivados darão frutos a partir do terceiro ano de desenvolvimento.
Estacas
Esta opção é relevante quando é necessário preservar as propriedades iniciais da cereja de Xangai. Os rebentos da segunda, ou melhor ainda, da terceira linha de ramificação são adequados para a colheita de material de plantio.
A borda inferior é cortada obliquamente, o corte superior é uniforme. O tamanho do corte deve ser de 18 a 20 cm de forma que cada um tenha pelo menos 4 entrenós.
Os brotos assim preparados devem ser tratados com uma solução de Epin ou Zircão e, a seguir, plantados em uma mistura úmida de turfa, solo de jardim e areia. Os rebentos verdes aprofundam-se 1,5 cm, os lignificados - 2 cm, rega-se e as estacas são cobertas com agrofibra ou película.
Durante o enraizamento, é necessário garantir que o substrato permaneça moderadamente úmido e que o sol não seque as raízes. Com a reprodução realizada corretamente, após um mês, as raízes aparecerão nos pecíolos.
Se uma muda de broto verde for retirada para reprodução, ela dará frutos na terceira estação. Os lignificados começam a dar frutos no segundo ano.
Camadas
A reprodução da cereja de Xangai com ajuda de estratificação praticamente não difere do mesmo tipo de reprodução de outras plantas arbustivas. Com a chegada da primavera, pegam o rebento inferior mais poderoso, dobram-no suavemente até ao solo e fixam-no ligeiramente. Em seguida, polvilhe com solo de jardim e irrigue. Em setembro, as mudas são verificadas - se estiver bem enraizado, você pode separá-lo do arbusto-mãe e transplantá-lo para um local permanente. Se as raízes estiverem fracas, é melhor não tocá-lo até a próxima primavera. Essas mudas começam a produzir frutos já no terceiro ano.
Doenças e pragas
Na maioria das vezes, o arbusto é afetado por roedores selvagens e pragas.
- Camundongos - para evitar danos, use a amarração de inverno da planta com ramos de zimbro. Você também pode levar cana ou framboesa.
- Pocket tick - a filtração é feita com água quente no mês de março, antes mesmo do surgimento dos botões. Com uma grande quantidade de infecção, o tratamento com inseticida é realizado.
- Moniliose ou clasterosporium - todos os fragmentos de arbustos danificados são removidos e comprimidos. Para prevenção, o resto da planta deve ser pulverizado com soluções contendo cloróxido de cobre ou fungicida Topázio.
Características da frutificação
Concluindo, vamos falar sobre as características da frutificação. Na esmagadora maioria dos casos, as mudas de cereja chinesa rapidamente criam raízes e frutificam já no terceiro ou quarto ano de plantio. Na zona média do nosso país, as bagas amadurecem em julho.
Comparada com todas as outras variedades de cerejas, a floração dessa cultura parece muito incomum. Na primavera, as árvores delgadas são literalmente cobertas por flores rosa claro, o que atrai um grande número de insetos polinizadores para o jardim. Na primeira estação de frutificação, as bagas são formadas apenas em ramos recém-crescidos.
Posteriormente, os ramos que dão frutos em 5-6 anos morrem gradualmente - isso deve ser levado em consideração ao organizar a poda anti-envelhecimento.
As frutas são bem saborosas e suculentas. Os frutos desta cereja contêm um suprimento impressionante de ácidos orgânicos valiosos, bem como açúcares e vitamina C. Eles contêm muitos polifenóis bioativos. Essas substâncias ajudam a fortalecer o sistema vascular.
O comentário foi enviado com sucesso.