Tudo sobre enxerto de cereja
As cerejas enxertadas têm maior vigor e sistema radicular desenvolvido, razão pela qual o procedimento é necessário para esta árvore frutífera. No entanto, para obter a vacina corretamente, é necessário estudar o processo com mais detalhes.
Cronometragem
Existem vantagens e desvantagens no enxerto de cerejas. Entre as vantagens estão:
- preservação de variedades de cerejas antigas, mas muito valiosas;
- obter plantas fortes, saudáveis e resistentes;
- a capacidade de plantar diversas variedades em uma árvore, de modo que em breve seja possível diversificar o sortimento de árvores;
- produção rápida de plantas frutíferas.
A intensidade do trabalho, bem como a possibilidade de propagação de doenças virais, deve ser considerada como uma desvantagem da vacinação.
É necessário plantar cerejas no início da primavera em março-abril ou no outono em setembro. O verão na região de Moscou é a melhor época de julho a agosto.
É ideal quando o procedimento de primavera é realizado em tempo nublado durante o dia ou em uma noite quente, mas não chuvosa.
As árvores não devem ser vacinadas durante ou após a chuva, independentemente do mês escolhido.
Preparação
Antes de vacinar, você precisará preparar não apenas o inventário, mas também as camadas. Camadas são a parte da planta destinada ao procedimento. Eles podem assumir diferentes formas, dependendo do método de vacinação escolhido. As camadas são retiradas de uma planta-mãe que possui as características distintas da variedade. Ao escolher, é importante escolher uma foto que seja totalmente saudável.
O resultado do procedimento dependerá muito de quão bem as mudas são preparadas. A colheita deve começar no outono, antes que chegue a época das primeiras geadas. É imperativo que a árvore esteja dormente.
É melhor usar brotos anuais de 400 mm de comprimento e cerca de 5 mm de diâmetro como estacas de enxerto. Você precisa olhar para ter 3 botões no cabo.
Os brotos cortados são colocados em um saco e colocados na geladeira, mas não no freezer. Se houver muito material para enxertar, pode-se colocar em uma caixa com turfa, serragem e areia. A mistura é bem umedecida e, durante o armazenamento, as estacas são mantidas nela para que não sequem. Você pode umedecer com um borrifador.
A gaveta é retirada em local fresco, o porão é ideal para isso.
Para o procedimento, além da copa e porta-enxerto, serão necessários equipamentos especiais, a saber:
- tesouras de podar enxertia;
- faca afiada de jardim;
- fita especial;
- campo de jardim;
- pequena serra.
Todos os instrumentos devem ser desinfetados antes do uso. Uma solução fraca de manganês ou alvejante comum é ideal para isso.
Sobre o que você pode vacinar?
Se houver desejo de plantar uma cereja, os especialistas recomendam o uso de uma árvore jovem para isso. Quando uma planta é enxertada em uma árvore velha, a taxa de sobrevivência de tais enxertos é mínima e, mesmo com uma operação bem-sucedida, não será possível obter uma colheita rica. Nos viveiros, a seleção do estoque é feita com cuidado.
As cerejas jovens são consideradas ideais, mas também são vacinadas para:
- ameixa;
- pluma de cereja;
- cereja de pássaro comum;
- vez;
- cinzas da montanha.
Ao escolher cerejas como porta-enxerto, deve-se prestar atenção ao período de floração. Deve ser o mesmo. A vida selvagem também é uma boa opção, já que praticamente não há rejeição ao corte.
A cereja do pássaro resistente à geada é uma boa opção. A principal vantagem do uso desta árvore é que você pode obter uma rica colheita mesmo na região norte do país.
A ameixa é considerada um porta-enxerto forte, pois essa árvore frutífera aceita bem as estacas de cereja. Uma árvore que cresce na ameixa tem boa imunidade a doenças e resistência a ambientes desfavoráveis. Em princípio, não existem deficiências.
Você pode ser vacinado com ameixa cereja. Esta árvore é um porta-enxerto versátil que aumenta a resistência às doenças da fruta com caroço.
Se o procedimento de vacinação não for bem-sucedido na primeira vez, você pode tentar no outono ou verão.
Métodos de vacinação
Existem várias maneiras de se vacinar. Alguns são ideais para jardineiros iniciantes, desde que você acerte.
Na casca
Recomenda-se vacinar na casca na primavera, pois assim a casca se separa facilmente. Este método é ideal quando os diâmetros do porta-enxerto e da copa diferem ligeiramente.
Se o porta-enxerto for pequeno em diâmetro, geralmente apenas uma estaca é enxertada. Se este parâmetro for mais amplo, até 4 peças podem ser usadas.
O processo passo a passo é o seguinte:
- primeiro prepare as mudas;
- a base é cortada para fazer uma seção transversal;
- no porta-enxerto, o local para enxertia é cortado com serra, deve ser limpo;
- os cortes são feitos no toco, cujo comprimento é de até 5 cm;
- é necessário instalar cortes nas fissuras resultantes para que se ajustem perfeitamente à madeira;
- na fase final, o local da enxertia é amarrado com fita de enxertia e untado com verniz de jardim.
Na fenda
Quando o porta-enxerto tem mais de 100 mm de espessura e a copa até 2 cm, é melhor inocular na divisão.
O procedimento deve ser realizado da seguinte forma:
- o caule do tronco é cortado de maneira que fique do solo um toco de altura não superior a meio metro;
- se houver brotos fortes na árvore, você não pode remover o tronco, mas um deles;
- o estoque precisará ser dividido em duas partes, profundidade - 30 mm;
- no corte, ao cortar, deve-se obter uma ponta afiada, cujo comprimento é três vezes o comprimento da copa;
- é imperativo que o rebento contenha 2 botões;
- o ponto de corte superior é necessariamente processado com grama de jardim;
- o corte é colocado no cavaleiro de forma que se encaixe perfeitamente na madeira;
- o enxerto é amarrado com uma fita especial e um var de jardim é aplicado.
Na semi-clivagem
De todos os métodos disponíveis de enxertia de cerejas, existe o mais indolor - a semi-clivagem. Neste caso, trata-se de um ligeiro desdobramento do rebento para o assentamento das estacas. Mas você só deve usar esse método quando já tiver dominado a enxertia de cerejas na divisão.
O jardineiro deve ter um cuidado especial, pois a sobrevivência das mudas no futuro depende de suas manipulações. O procedimento é parecido com este:
- usando uma serra de jardim, o estoque é cortado;
- com machado ou faca de jardim, fazem uma rachadura com 3 cm de profundidade;
- a alça é colocada no orifício resultante;
- fita fixa a posição da alça.
Com este método de enxertia, o gramado do jardim não se sobrepõe, pois não é necessário.
Cópula
Este método de enxerto é usado se a copa e o porta-enxerto forem do mesmo diâmetro. O procedimento é realizado da seguinte forma:
- no estoque é necessário cortar em um ângulo de 30 graus;
- o talo é preparado da mesma maneira;
- aplicadas umas às outras e fixadas com fita isolante, você pode usar fita isolante comum;
- tudo é untado com verniz de jardim.
Quanto mais precisamente as duas partes forem combinadas, melhor será a taxa de sobrevivência da vacina.
Brotando
Conforme mencionado anteriormente, o brotamento das cerejas começa no final de julho. Na árvore, você precisa escolher camadas fortes e adultas localizadas do lado de fora, limpando-as de folhas.
É melhor preparar o material imediatamente antes do procedimento, mas se isso não for possível, você pode envolvê-los em um material úmido e mantê-los por vários dias em um local fresco e com sombra (não mais do que 2-3 dias).
O tipo de brotamento mais utilizado é a letra T. Antes de iniciar a operação, são retirados os brotos laterais da parte inferior do tronco e a casca é cuidadosamente limpa com um guardanapo, retirando-se a sujeira. Em seguida, corte a casca com uma faca afiada para que a letra T seja formada.
A incisão no plano horizontal é de 2 cm, na vertical - 3-4 cm, realizada a uma altura de 10 cm do solo. Depois de fazer a incisão, a casca é gentilmente empurrada para trás para que o talo possa entrar nela. A inoculação é envolvida em um material especial. O efeito de um procedimento bem-sucedido deve ser visível após 15-20 dias. Se tudo correr bem, a cauda da vacinação ficará amarela.
Pela ponte
Esta técnica é usada quando a árvore está danificada. Para salvar a planta, é melhor usar brotos jovens, que formam um caminho adicional para o escoamento da seiva.
O procedimento é o seguinte:
- limpe a área danificada;
- abaixo e acima do dano, os cortes são feitos com faca, formando uma espécie de bolsos;
- faça um corte oblíquo no cabo, todos devem ser 2;
- comprimento da alça - da incisão superior à inferior;
- os escapes são colocados nos bolsos e protegidos com fita adesiva.
Cuidados de acompanhamento
Só depois de alguns meses será possível entender o sucesso da vacinação. Com um bom resultado, vários botões devem se formar no broto, dos quais as folhas crescerão posteriormente.
Para tal cereja, também é necessário um acompanhamento cuidadoso, que não se limita a borrifar contra doenças e insetos e regar. É melhor colocar pneu no galho onde foi feito o enxerto, então fica mais resistente ao vento.
A película ou fita com a qual a junção da copa e do porta-enxerto foi apertada não é removida nem no ano seguinte. Somente após 3-4 anos o suporte pode ser removido.
Depois de enxertar no solo próximo ao tronco, vale a pena adicionar o curativo de cobertura. No primeiro período, a planta precisa desesperadamente de potássio, fósforo e nitrogênio.
Toda primavera, a árvore é borrifada com líquido bordalês, sulfato de cobre ou fungicidas e inseticidas comerciais são usados. O processamento é realizado várias vezes por temporada, a primeira vez - no início do aparecimento dos botões. Depois, antes da floração e na época da floração.
O comentário foi enviado com sucesso.