Por que a cereja não dá frutos?
As cerejas são uma das árvores de jardim mais populares. Ele pode ser visto em quase todos os sites. Infelizmente, muitos jardineiros, mais cedo ou mais tarde, notam que a cereja parou de dar frutos. Se você perceber esse problema a tempo, é perfeitamente possível resolvê-lo.
Causas
Se a cereja não dá frutos, primeiro você precisa descobrir por que isso está acontecendo.
Cuidado impróprio
O motivo mais comum de não haver bagas na árvore é o cuidado inadequado com as cerejas. Você precisa prestar atenção a vários pontos.
- Top dress. Muitas vezes as cerejas são plantadas em áreas com solo pobre. As árvores não dão frutos exatamente por isso. A alimentação regular ajudará a resolver esse problema. Os fertilizantes minerais líquidos são adequados para cerejas. Eles podem ser usados na primavera e no outono. O curativo de cobertura comprado também pode ser substituído por húmus comum ou composto. Esta opção é melhor para o outono. O produto é aplicado ao solo em um círculo próximo ao caule. A quantidade de fertilizante depende da idade das árvores. Uma planta jovem precisa de 1-2 kg de composto. Cerca de 3 kg do produto já são introduzidos sob uma árvore com mais de 7 anos. A alimentação abundante também afeta negativamente a frutificação das cerejas. Não use muito fertilizante de nitrogênio na primavera e no início do verão. Você não pode alimentar as árvores com esterco fresco. Isso levará a uma diminuição da imunidade da planta.
- Corte incorreto. Se a cereja não dá frutos durante a boa floração, a copa pode ser muito grossa. Esta árvore não tem nutrientes suficientes para formar bagas. Portanto, os proprietários do local geralmente ficam sem uma colheita. O corte oportuno pode resolver esse problema. Pode ser realizado no outono e na primavera. Cada jardineiro escolhe para si o horário mais conveniente para trabalhar. Todos os galhos fracos, quebrados e muito velhos precisam ser removidos no processo. Deve ser lembrado que as cerejas não toleram bem a poda em massa. Portanto, é melhor podar os galhos com freqüência e com cuidado. Nesse caso, a colheita será boa.
- Rega. Para que a árvore dê frutos e as bagas sejam saborosas, ela precisa receber uma quantidade suficiente de umidade. Normalmente, o solo fica saturado de água durante as chuvas, então as plantas não precisam de umidade adicional. Se raramente chove na primavera e no verão, o jardim deve ser regado de vez em quando. Isso deve ser feito à medida que o solo seca.
Todos esses procedimentos não demoram muito, mas ajudam a aumentar significativamente o rendimento das árvores.
Impacto ambiental adverso
As geadas tardias têm um efeito negativo no estado das cerejas. É difícil prever como estará o tempo na primavera. Mas existem duas maneiras de tentar resolver esse problema. Você pode escolher variedades tardias de cerejas. Isso é especialmente verdadeiro para regiões onde o inverno dura muito tempo. Essas cerejas florescem mais tarde do que outras. Para desacelerar ainda mais esse processo, você também pode caiar o tronco no início da primavera. Também ajudará a proteger a árvore de pequenas pragas e do sol escaldante. Mas se as árvores já começaram a florir e a temperatura caiu de repente abaixo de + 5 ... 6 graus, o tronco da cereja deve ser bem embrulhado com algum tipo de material denso. Isso protegerá a árvore do congelamento.
As chuvas frequentes ou secas também afetam negativamente o estado das cerejas. Mas lidar com esses problemas é bastante simples. Se as árvores não tiverem umidade suficiente, regá-las regularmente é o suficiente. Isso deve ser feito após o pôr do sol.Se chover com muita frequência, os jardineiros são aconselhados a afrouxar regularmente o solo no círculo do tronco. Nesse caso, a água não ficará estagnada ali.
Local de pouso impróprio
Se a cereja foi plantada originalmente no lugar errado, ela também não dará frutos. Isso acontece quando as plantas são plantadas nas seguintes condições.
- Na sombra. As cerejas precisam de luz solar. Portanto, geralmente são plantados em áreas abertas. É altamente desencorajado colocar a árvore na sombra. A colheita será muito pobre e as bagas não serão suficientemente doces.
- É muito profundo. Plantar uma muda de cereja em um buraco muito fundo pode levar não só à falta de colheita, mas também à sua morte completa. O colo da raiz deve subir vários centímetros acima do solo. Também é importante fazer alguns recuos ao plantar ao redor da muda. Nesse caso, a água não se acumulará no círculo próximo ao tronco. Graças a esta planta, as doenças fúngicas não terão medo.
- Perto de maus vizinhos. Os jardineiros sabem que as cerejas devem ser colocadas ao lado de outras árvores que florescem ao mesmo tempo. Nesse caso, as flores ficarão bem polinizadas, pois haverá muitas abelhas no local. Na maioria das vezes, um segundo é plantado próximo a uma cereja. Se isso não for possível, você deve escolher variedades de árvores autoférteis. Nesse caso, a planta dará frutos abundantes. Não é recomendado plantar coníferas, macieiras e alguns tipos de flores, como narcisos ou tulipas ao lado de cerejas.
- Em uma área com solo ácido. As cerejas preferem solos neutros. Portanto, em tais áreas, ela crescerá mal e não dará frutos. É possível entender que uma árvore não frutifica devido ao solo mal selecionado, enfocando vários signos básicos. Constantemente surgem rachaduras no tronco dessas cerejas. Os galhos e o próprio tronco crescem muito lentamente. A cor desaparece muito rapidamente. Os ovários não se formam nos ramos. É perfeitamente possível remediar esta situação. Para fazer isso, antes de plantar mudas em um novo local, é necessário desacidificar o solo. Jardineiros experientes recomendam o uso de cinzas de madeira para isso. Ele se desintegra no tronco. Depois disso, o solo é escavado e o local é bem regado. Você pode substituir as cinzas por cascas de ovo esmagadas.
As próprias mudas também só valem a pena comprar em locais comprovados. Caso contrário, corre-se o risco de comprar uma variedade de cereja silvestre. Essa árvore não florescerá e não dará frutos por muito tempo. Ao comprar, é importante examinar cuidadosamente as mudas. Eles devem ser saudáveis e fortes. Vale lembrar também que as mudas jovens não começam a dar frutos imediatamente. Isso geralmente ocorre com 3-4 anos de vida vegetal. O processo de frutificação diminui na idade de 17-20 anos. Nesse momento, a planta deve ser cortada, removendo a maioria dos galhos, ou substituída por uma nova.
Doenças
Também existem doenças que levam à falta de frutificação. Na maioria das vezes, a planta não dá frutos devido a várias doenças.
- Coccomicose. Esta é uma das doenças fúngicas mais comuns. Ela afeta tanto as mudas jovens quanto as árvores adultas. Você pode descobrir mais sobre sua aparência por manchas marrons na folhagem. Ao mesmo tempo, a parte inferior das folhas é coberta por crescimentos brancos. Esta doença se espalha muito rapidamente. Se os sinais da doença não forem percebidos a tempo, todo o jardim logo ficará infectado. Para se livrar dele, o tratamento deve ser realizado em várias etapas. Para começar, antes da floração, todas as cerejas do local devem ser borrifadas com o líquido bordalês. Após sua conclusão, os medicamentos adquiridos são utilizados. A opção mais popular é Horus. Após a colheita, o líquido bordalês é reaproveitado. Se tudo for feito corretamente, no ano que vem não haverá problemas com essa doença.
- Moniliose. Esta doença afeta não apenas as cerejas, mas também as peras e outras árvores do jardim. Portanto, é necessário lidar com isso de forma especialmente ativa. Em primeiro lugar, os ramos da árvore, assim como sua copa, são afetados.As folhas parecem ter sido gravemente queimadas. Com o tempo, o tronco da cereja começa a rachar. As bagas que aparecem na árvore começam imediatamente a apodrecer. Como no caso da coccomicose, o fluido Bordeaux é usado para combater a doença. Ele é pulverizado nos galhos da árvore e na área ao lado dela. O produto é utilizado antes e depois das flores de cerejeira. As folhas e ramos infectados na primavera e no verão devem ser cuidadosamente cortados e destruídos.
- Rachaduras. Freqüentemente, os jardineiros percebem que aparecem rachaduras profundas nas cerejas. A goma geralmente flui deles. Este problema pode parecer pequeno. Mas também leva a uma diminuição no rendimento da árvore, bem como a uma desaceleração em seu crescimento. Para combater as fissuras, utiliza-se piche comum de jardim, bem como uma solução de sulfato de cobre. Eles são aplicados em áreas do tronco previamente limpas. Este processo simples permite resolver rapidamente o problema da remoção da gengiva.
Todas essas doenças tornam as cerejas fracas e vulneráveis, por isso não podem ser ignoradas.
Pragas
Ataques de pragas comuns também podem levar a uma diminuição na produtividade da cereja.
- Aphid. Esses pequenos insetos aparecem nas árvores na primavera. Os pulgões destroem todo o crescimento verde e privam as cerejas dos nutrientes de que precisam. Você pode combater os pulgões usando uma solução de sabão, bem como uma infusão de malmequeres, pontas de tomate ou cinzas. Você terá que pulverizar a área com árvores do jardim várias vezes. Isso deve ser feito até que os pulgões desapareçam completamente do jardim. Para evitar a propagação de pragas, você precisa destruir todos os formigueiros que estão próximos. Você pode plantar alho, salsa, malmequeres ou outras plantas que podem repelir pulgões perto da árvore.
- Mosca cereja. Esta praga é um grande perigo para as cerejeiras. As moscas se alimentam de frutas, danificando-as no processo. Por causa disso, as bagas começam a apodrecer e cair. Inseticidas e armadilhas de cola ajudam a combater as moscas cereja. Para não perder o momento, é necessário iniciar a luta pela colheita dentro de uma semana após o fim das flores das cerejeiras.
- Bicho-da-seda anelado. Esta praga é perigosa para quase todas as árvores frutíferas. Pode ser encontrada em muitas regiões. Para salvar suas colheitas, as árvores precisam ser inspecionadas regularmente. Tendo notado uma ninhada de ovos de bicho-da-seda, a área deve ser bem limpa. O tratamento preventivo de primavera do local com inseticidas também ajuda.
- Weevil. Esses pequenos besouros geralmente hibernam no solo sob as cerejas. Lá fora, eles começam a desaparecer na primavera, assim que a temperatura do ar sobe. Em maio, eles se tornam ativos e destroem a safra jovem. Para salvar os frutos, o local deve ser examinado cuidadosamente no outono e na primavera. Os troncos das árvores devem ser caiados.
Para proteger o seu jardim de pequenas pragas, também vale a pena atrair pássaros ao local. Eles destroem rapidamente lagartas e insetos.
Métodos de controle
Para combater pragas e doenças, é recomendado o uso de preparações suaves. Se possível, é melhor fazer com remédios populares. Isso é especialmente verdadeiro durante a formação dos ovários.
Se esses remédios simples não ajudarem, você precisará usar produtos químicos de alta qualidade. É necessário pulverizar árvores, protegendo cuidadosamente os olhos, as mãos e o aparelho respiratório. Após o tratamento da área, todas as roupas devem ser lavadas. Também é importante garantir que não haja animais e crianças pequenas no território durante o procedimento. A pulverização deve ser feita no início da manhã ou no final da noite. É importante cumprir todas as instruções. Nesse caso, o procedimento será seguro.
Prevenção
Para não perder tempo lutando contra doenças ou pragas, os jardineiros recomendam aderir a regras simples de prevenção.
- Plante diversas variedades de cerejas lado a lado. Nesse caso, as plantas estarão bem polinizadas.
- Limpe o local em tempo hábil no outono. Remover folhas velhas, ervas daninhas e cavar o solo ajuda a se livrar de pragas que podem hibernar no solo.
- Não negligencie o corte. Preste atenção à remoção de ramos desnecessários anualmente. É importante podar árvores maduras e mudas jovens. Você precisa podar, seguindo todas as regras. As pontas de corte devem sempre ser bem processadas.
- Prepare as árvores com cuidado para o inverno. A cereja é uma planta termofílica. Portanto, na preparação para o inverno, as raízes e o tronco da planta devem ser cuidadosamente cobertos.
- Alimente e regue as cerejas regularmente. Sem isso, elas, como outras plantas do jardim, começam a se sentir pior.
- Atraia insetos benéficos para o local. Para estimular o processo de polinização do local, as plantas que florescem em maio também podem ser plantadas no jardim. Alguns jardineiros também borrifam as árvores com uma solução de açúcar. Para fazer isso, eles diluem uma colher de sopa de açúcar em um copo de água. Isso ajuda a atrair as abelhas para o local.
Se você seguir essas regras simples, as cerejas no local sempre terão uma boa aparência e farão as delícias dos proprietários com uma boa colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.