Tudo sobre híbridos de cereja e cereja de pássaro

Contente
  1. História da aparência
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Cerapadus é uma planta criada artificialmente obtida pelo cruzamento de cereja e cereja.... O híbrido é altamente resistente a geadas e doenças, tem bons rendimentos e frutos saborosos. Os frutos cerapadus podem ser consumidos inteiros ou usados ​​em preparações caseiras e, portanto, a planta é freqüentemente encontrada em canteiros pessoais.

História da aparência

A planta deve sua aparência ao biólogo russo I. V. Michurin, que criou várias variedades diferentes de frutas e bagas durante sua vida. O cientista, que decidiu melhorar a qualidade das cerejas, fez uma série de experimentos de seleção interespecífica. A cereja de pássaro foi escolhida como o segundo experimento, mas o cruzamento não deu nenhum resultado. Durante o segundo experimento, Michurin usou cereja de pássaro da espécie Maak. O criador teve sorte: a hibridação foi bem-sucedida.

O híbrido resultante de cereja e cereja de pássaro foi denominado cerapadus, que veio dos nomes latinos de ambas as variedades de plantas: Cerasus e Padus.

Cerapadus foi obtido quando a cereja foi usada como planta-mãe. Se os papéis dos pais mudassem e a cereja-do-passarinho fosse considerada materna, nascia um padocerus.

Tipos e variedades

A planta é uma árvore parecida com uma cereja espessa com folhagem abundante. Quando o cerapadus começa a florescer, a árvore fica coberta de flores semelhantes às da cereja de pássaro, mas desprovida do famoso perfume. As folhas da planta são alongadas e lembram cerejas, os frutos são redondos, escarlates saturados ou de cor escura. O sabor dos frutos silvestres é próximo ao de cereja, mas não tão azedo.

Michurin descreveu dois tipos principais de híbridos. Até o momento, os criadores criaram várias variedades dentro de cada espécie, diferindo nas bagas cultivadas, mas semelhantes em características.

Cerapadus

Cerapadus tem as seguintes características:

  • pode servir de caldo para cerejas;

  • alta fertilidade;

  • resistência à geada;

  • despretensão;

  • boa imunidade a doenças, baixa suscetibilidade a pragas de jardim;

  • tem autopolinização, mas a presença de polinizadores adicionais só terá um efeito benéfico na produtividade;

  • devido ao seu aspecto elegante e bela floração, serve como decoração para o jardim.

Os frutos do Cerapadus são semelhantes às cerejas, tanto no sabor quanto na aparência. A cor dos bagos varia consoante a casta: do vermelho ao castanho com tonalidade azulada até aos frutos totalmente pretos.

A variedade mais difundida entre os jardineiros "Novella" é uma árvore de três metros com cachos de pequenas bagas pretas. A superfície da fruta é brilhante, a casca é fina. O sabor dos frutos silvestres é doce, mas ligeiramente ácido. A variedade é medianamente precoce, autopolinizada.

"Um encontro" - uma árvore baixa (cerca de 2,5 m) com grandes frutos vermelho-coral. A variedade é de maturação precoce, autofértil.

Variedade "Rusinka" representado por um pequeno arbusto autopolinizante de maturidade precoce média. A altura padrão é de 2,5 M. Os bagos desta variedade são pequenos, de cor quase preta e têm um sabor agridoce. Os frutos da "Rusinka" muitas vezes não são consumidos frescos, mas usados ​​como base para compotas e sucos.

"Firebird" - um arbusto ramificado com frutos vermelhos escuros. Atinge 2,5 m de altura.O sabor dos frutos é doce, mas ácido, mais lembrando cereja de pássaro do que cereja.Em termos de parâmetros de rendimento, não é inferior às outras variedades, no entanto, tolera geadas mais fracas, portanto requer plantio em regiões com climas quentes.

E também entre os jardineiros as variedades são conhecidas "Alice" e "Em Memória de Lewandowski", que são arbustos com frutas suculentas.

A última variedade é interessante por não possuir autofertilidade e, portanto, requer a presença obrigatória de polinizadores.

Padocerus

Em termos de características, o padocerus é quase idêntico ao cerapadus. Você pode distinguir entre as plantas pela aparência da árvore e dos frutos. Visualmente, o padocerus se parece mais com uma cereja de pássaro do que com uma cereja: mais baixo e espesso. As bagas do híbrido crescem em cachos numerosos e densos, geralmente de cor mais escura do que a do cerapadus. A tonalidade da fruta começa do vermelho escuro e se aproxima do preto.

O principal híbrido da planta foi o "Padocerus-M". Posteriormente, várias variedades foram cultivadas a partir dele, entre as quais as mais populares são "Kharitonovsky" e "Longo aguardado".

Grau "Kharitonovsky" representado por uma árvore baixa (até 3 m) com grandes bagas vermelhas brilhantes. Uma característica da variedade é a necessidade de polinizadores, já que este padocerus não é autofértil. A planta possui excelentes características: rendimento, despretensão, excelente resistência a altas geadas e temperaturas extremas.

"Muito esperado" - um arbusto com sistema radicular altamente desenvolvido e frutos grandes. Os bagos desta variedade assemelham-se mais às cerejas e apresentam sabor e propriedades externas semelhantes: cor bordô escura, polpa escorregadia e grande ossatura, que se separa facilmente do próprio fruto.

Aterrissagem

Cereja e híbridos de cereja de pássaro são plantados na primavera ou outono. As fossas são cavadas com antecedência, o período depende da estação escolhida: as fossas na primavera são preparadas no outono, no outono três semanas de exposição serão suficientes. As dimensões do furo são de 60-70 cm de diâmetro, a profundidade é de meio metro. Cerapadus deve crescer em uma área aberta não limitada por cercas. Se a água subterrânea passar sob o local de pouso, sua altura deve ser levada em consideração. A distância desejada não é superior a um metro da superfície da terra. Caso contrário, o sistema radicular da planta pode apodrecer rapidamente com o excesso de umidade.

Antes do plantio, recomenda-se colocar fertilizantes na cova, sobre a qual se instala o cerapadus. As próprias mudas devem ser embebidas em água por várias horas para saturar as raízes e promover o rápido crescimento em um novo local.

Planeje o plantio correto de mudas.

  1. Os fertilizantes devem ser adicionados aos poços previamente preparados. A lâmina resultante não precisa ser compactada.

  2. A muda deve ser colocada com cuidado na cova e as raízes espalhadas por cima do adubo.

  3. Encha o buraco até a metade com terra.

  4. O solo é compactado, após o que a fossa deve ser preenchida com água morna (2 baldes são suficientes).

  5. Quando o líquido é absorvido pelo solo, o solo ao redor do tronco fica coberto de turfa.

Ao plantar várias mudas de uma vez, é importante manter uma distância de 3 m entre os buracos a serem cavados.

Cuidado

Os híbridos de cereja e cereja de pássaro são completamente despretensiosos na manutenção e não requerem cuidados especiais. Os cuidados com Cerapadus incluem procedimentos padrão de rega, poda e alimentação.

A rega depende da idade da planta. As árvores jovens, principalmente as mudas, devem ser regadas a cada 10 dias. Cerapadus e Padocereus adultos não precisam ser regados, pois possuem bastante umidade obtida do solo após as chuvas. Você pode intencionalmente regar as plantas adultas 3 vezes por temporada. Após as fortes chuvas passadas ao redor do tronco, pode-se soltar o solo para que o excesso de água não se forme na superfície.

A alimentação ativa de híbridos não é necessária. Fertilizantes adicionais são aplicados a cada 2 anos. Durante o período de floração, o nitrogênio é aplicado, fertilizantes orgânicos são adicionados no meio do verão e a cobertura morta é adicionada próximo ao outono.

A poda de cerapadus começa desde o primeiro ano, dando forma à copa. A fase de formação dura 5 anos da vida da planta, após os quais se procede à poda apenas em caso de necessidade (eliminação de ramos secos ou doentes).

Uma vez que um híbrido de cereja e cereja de pássaro aumenta a resistência a pragas de jardim, não é necessário realizar tratamentos completos. Para fins preventivos, basta tratar as árvores com líquido bordalês até que os botões se abram.

Métodos de reprodução

A propagação de árvores híbridas é possível de duas maneiras: por meio de estacas e usando brotos de raiz.

Estacas

Para propagar a planta, você precisará de árvores maduras que estejam crescendo por mais de 5 anos. Os híbridos dos quais os brotos são cortados devem estar na fase ativa de frutificação. Para cortar o corte, os brotos mais jovens são selecionados na árvore, cujas copas se tornam futuras plantas independentes. O comprimento aproximado de um corte adequado é de 8 cm.

Após o corte do corte, a planta deve ser plantada em solo com curativos nutritivos, a seguir retirada da luz até a formação das raízes. Depois que o sistema radicular se desenvolve na parte aérea, ele é transplantado para um novo local.

Rebentos de raiz

Para propagar o padocerus a partir de brotos, basta desenterrar alguns pedaços que crescem perto da árvore-mãe e transplantá-los para uma cova separada, preparada de acordo com todas as regras de plantio de híbridos.

Doenças e pragas

Os híbridos de cereja de pássaro e cereja têm boa imunidade à maioria das doenças que as plantas de jardim geralmente sofrem. Sabe-se também que cerapadus têm pouco interesse para os insetos-praga.

Claro, uma árvore híbrida não garante proteção completa contra doenças. A doença mais comum que ocorre nessas plantas é o oídio. É fácil descobrir o problema olhando para as folhas: a folhagem doente fica coberta por uma flor esbranquiçada, que com o tempo engrossa e expõe a planta ao apodrecimento. Para impedir a propagação da doença, é necessário remover todas as folhas doentes e tratar a árvore com fungicidas. E também essas soluções podem ser usadas para tratamentos preventivos periódicos.

As únicas pragas que às vezes são encontradas em Cerapadus e Padocerus são chamadas pulgões e cochonilhas. Os pulgões podem ser detectados pela ondulação característica das folhas cobertas por uma flor esbranquiçada. A bainha deixa manchas marrom-amareladas que rapidamente cobrem toda a folha. O sabão em pó é um excelente remédio popular na luta contra essas pragas: você precisa dissolver uma peça em um balde de água morna e borrifar as plantas com a solução resultante 2 vezes ao dia.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário