- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: compacto
- Flores: branco rosado
- Cor de fruta: do rubi ao marrom
- Peso do fruto, g: 3,5-4
- Gosto: doce, com acidez perceptível
- Compromisso: universal
- Período de floração: começa no final de abril ou início de maio, dura 2-3 semanas
- Maturidade precoce: 3 anos após o plantio
O tamanho do território do jardim ou dacha nem sempre permite o plantio de árvores de grande porte. Nesse caso, você deve prestar atenção às variedades anãs. Entre eles, a cereja da romã de inverno está ganhando cada vez mais popularidade.
História de criação
Esta variedade nasceu há relativamente pouco tempo. Foi criado como resultado dos esforços de cientistas e agricultores estrangeiros. Trabalhando com mudas, eles cruzaram cerejas de estepe ("canadenses") com cerejas arenosas.
Descrição da variedade
A árvore é caracterizada por baixo crescimento e altura modesta - 1,5-1,8 m. A copa é compacta, o tronco é dividido em um pequeno número de galhos com brotos perfeitos.
Características da fruta
As cerejas da variedade descrita têm um peso de 3,5-4 gramas. A casca espessa evita que se estraguem com o tempo quente, permite que sejam transportados, armazenados e congelados com segurança. A cor das cerejas varia do rubi ao profundo bordô. O osso é diminuto.
Qualidades de sabor
Os frutos desta variedade destacam-se entre os seus congéneres com um sabor particularmente harmonioso - doce, com um azedume perceptível. Sua composição inclui apenas 14% de açúcar. A fruta tem um propósito universal. Geléia, geleia e marshmallow serão igualmente saborosos.
Amadurecimento e frutificação
As cerejeiras anãs podem ser vistas em maio, quando estão cobertas por delicadas flores branco-rosadas. A romã de inverno canta na segunda ou terceira década de julho. Os primeiros frutos da árvore podem ser retirados no terceiro ano a partir do momento do plantio, mas uma colheita abundante terá que esperar de 6 a 7 anos.
Produção
A variedade em questão dá uma colheita decente - até 10 quilos por arbusto.
Regiões em crescimento
No território do nosso país, esta cereja anã pode ser cultivada com sucesso em muitas áreas, começando na região de Moscou e terminando em Vladivostok, mas com a condição de que a temperatura no verão não seja inferior a 10 graus. O melhor clima para esta variedade é agudamente continental.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade de romã de inverno pertence a plantas autoférteis. Isso significa que as cerejas não precisam de árvores polinizadoras. Cerca de 25-40% dos ovários são formados nele, mesmo sem a mediação das abelhas.
Aterrissagem
Para o plantio, é aconselhável selecionar cerejas jovens de dois ou três anos com um poderoso sistema de raízes. Deve haver vários ramos em um tronco reto. É aconselhável preparar o solo solto, com boa permeabilidade ao oxigênio. Chernozem não precisa de fertilizantes químicos, e eles não interferem com solo argiloso ou argiloso.
Você pode cavar buracos para plantar no outono, liberando espaço de ervas daninhas com antecedência. As dimensões do buraco podem ser 60x60x60 cm.Na primavera, plantar mudas no solo só vale na segunda quinzena de abril, quando não haverá neve e o solo estará bem aquecido.
A romã cereja inverno deve ser plantada no lado sul do jardim: onde há muita luz e a sombra de qualquer estrutura não cairá sobre ele. E longe das coníferas. Na véspera do plantio, parte da terra da cova de plantio é misturada com cinza de madeira e superfosfato e o fundo é coberto com esta combinação.
A muda é escrupulosamente inspecionada para áreas secas ou podres, pragas. Se necessário, as cerejas são pulverizadas com inseticida. Para melhorar o crescimento da raiz, a planta é deixada em um balde de água por um dia. As mudas são imersas na cova de plantio, sem cobrir o colo da raiz com terra até o final. Depois disso, a Romã de Inverno deve ser bem regada.
Crescendo e cuidando
Depois de completar o plantio, a árvore deve ser podada, regada, alimentada com fertilizantes e solta ao redor a tempo. A primeira rega é realizada na primavera, a uma temperatura do solo de 5 a 10 graus, então tudo depende do clima.
No primeiro ano de vida da árvore, a fertilização não é necessária, pois isso era feito no plantio. Quando a cereja floresce, o nitrogênio deve ser adicionado ao solo. No verão - orgânico. No outono - fósforo, cálcio e potássio. A primeira poda da romã de inverno é feita imediatamente após o plantio, retirando-se os ramos que crescem a meio metro do solo. Na primavera, eles se livram dos brotos mortos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade da romã de inverno apresenta excelente resistência a muitas doenças e pragas. No entanto, não se deve esquecer os procedimentos preventivos.
Recomenda-se realizar uma série de atividades simples:
- borrife "Karbofos" de pulgões, "Aktara" de ataques de gorgulhos e fungicidas de moniliose;
- caiar o tronco na primavera;
- no outono, remova as folhas caídas e desenterre o solo.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade descrita foi criada para áreas com invernos rigorosos. Técnicos agrícolas declaram que tolera com honra até 40-45 graus de geada. Além disso, as raízes da cereja da romã do inverno estão profundamente enterradas, de modo que a árvore pode se alimentar de água subterrânea e tolerar facilmente a seca.
Visão geral da revisão
Apesar de a variedade ser jovem, já existem muitas críticas sobre ela e, em geral, são positivas. Os jardineiros notam o sabor equilibrado dos frutos silvestres, uma colheita decente e elogiam a capacidade de resistir às duras condições climáticas.