- Autores: E.P. Syubarova, P.M. Sulimova, M.I. Vyshinskaya (Instituto de Pesquisa de Horticultura da Bielo-Rússia)
- Apareceu ao cruzar: Griot Ostheim x Denisena amarelo
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo, densidade média
- Flores: Branco
- Tamanho da fruta: médio
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro
A cereja Zhivitsa pertence a híbridos de amadurecimento precoce. A cultura cresce bem em regiões com climas frios. A variedade é absolutamente despretensiosa no cuidado, dá uma boa colheita e agrada com frutos muito saborosos.
História de criação
A variedade é um híbrido de cereja e cereja, pertencente ao grupo dos duques, mas é uma espécie distinta. A planta foi criada há cerca de 20 anos por criadores bielorrussos. A base foi retirada da cereja Denissen amarela alemã e da cereja Griot Ostheim espanhola. Zhivitsa foi incluído no Registro do Estado em 2002.
Descrição da variedade
A árvore não cresce muito, atingindo 3 m de altura, o tronco é quase plano e os ramos com as pontas ligeiramente flácidas estendem-se para cima. A localização dos tiros é pouco frequente. A árvore forma uma coroa arredondada que cresce lentamente. A variedade não é caracterizada por espessamento excessivo, portanto, é necessária a poda sanitária.
As folhas de tamanho médio são alongadas e de cor verde escura rica. Os botões dos frutos são formados nos rebentos do ano em curso. Pequenas flores brancas, coletadas em inflorescências de 3 peças. As virtudes da cultura:
- excelente sabor a fruta;
- maturidade precoce;
- resistência à geada;
- alta imunidade.
Falha:
- você precisa plantar várias variedades de polinizadores.
Características da fruta
A casta é caracterizada por uma pequena massa de frutos: 3-4 g, de forma bem cuidada e redonda. A cor é um vermelho escuro rico. O caroço é pequeno, bem separado da polpa. A pele é fina e relativamente frágil.
Qualidades de sabor
Apesar de o teor de açúcar na fruta ser pequeno (cerca de 9%), o sabor é doce com um agradável acidez. A polpa muito suculenta é de densidade média. Em uma escala de degustação de cinco pontos, as cerejas são avaliadas em 4,8 pontos. Você pode comer frutas frescas e processadas.
Amadurecimento e frutificação
A árvore começa a frutificar plenamente no 4º ano de desenvolvimento. Refere-se a variedades de maturação precoce. Deliciosas cerejas podem ser degustadas no final de junho.
Produção
Com tecnologia agrícola adequada, 10 toneladas de safras podem ser colhidas em um hectare. Em média, uma árvore é capaz de produzir de 12 a 15 kg de frutos.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Infelizmente, as variedades híbridas de cereja precisam de polinização cruzada para produzir bons rendimentos. Como observam os jardineiros experientes, 3-4 árvores de frutificação precoce devem ser plantadas no local. As melhores variedades de polinização são Griot, Denisen. É permitido plantar Mudas No. 1, Vianok, Novodvorskaya. Deve-se notar que Zhivitsa não é polinizada por plantas de sua própria espécie ou variedades estreitamente relacionadas.
Aterrissagem
Zhivitsa não tem requisitos especiais para o plantio de cereja. A exceção é a hora e a disposição dos arbustos.Segundo os jardineiros, a melhor época para o plantio é a primavera. No caso de plantar uma planta no outono, será necessário cobrir uma muda jovem para o inverno com fibra agrícola.
A variedade cresce bem em locais ensolarados, protegidos de correntes de ar. Prefere crescer em solos férteis (solo preto, franco-claro, castanheiro, franco-arenoso). O solo deve ser solto e estruturado, respirável, capaz de fornecer oxigênio suficiente para o acesso às raízes da cereja.
Os jardineiros recomendam o plantio de árvores a uma distância de 5 m entre si e 3 m entre as linhas. Eles escolhem espécimes de 1–2 anos sem sinais de doença, rebentos secos e danos. Uma cova de plantio com um diâmetro de 60x60 cm e uma profundidade de até 80 cm é preparada várias semanas antes do plantio. No fundo do buraco coloco vários baldes de composto ou húmus com uma lâmina onde é colocada a muda. Polvilhe o buraco com terra, forre e regue abundantemente.
Crescendo e cuidando
O cuidado das árvores é simples e consiste na rega oportuna, enriquecimento do solo pobre com fertilizantes minerais e orgânicos e poda regular. A irrigação é realizada várias vezes por semana, pois as raízes da árvore são ramificadas e superficiais. Se houver chuva suficiente, não é necessário regar. Se o tempo seco for estabelecido, a rega deve ser aumentada, caso contrário, a árvore começará a perder folhas e enfraquecer.
O curativo de cobertura é aplicado várias vezes ao ano. Na primavera, a planta requer fertilizantes contendo nitrogênio. No final do outono, a árvore é alimentada com fósforo e potássio.
A poda é realizada conforme necessário. O principal é formar a coroa a tempo. Quanto mais ao norte estiver a região de cultivo, menor deve ser a altura da árvore. Com invernos com geadas de até 30 °, a planta é formada de acordo com o tipo de arbusto.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tolera a maioria das doenças inerentes à cultura. No entanto, o tratamento profilático para coccomicose e moniliose deve ser realizado. Na primavera e no outono, o solo deve ser escavado, a grama seca e as folhas removidas. Em março, antes do início do escoamento da seiva, o tronco e os galhos são pulverizados com sulfato de cobre.