- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: largo, espalhando, não muito espesso
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro, quase marrom
- Peso do fruto, g: Até 5
- Cor da polpa : Vermelho escuro
- Polpa (consistência): denso, suculento
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
As cerejas são uma cultura maravilhosa e fácil de cuidar. Atualmente, existe uma grande variedade de variedades que não se assemelham no sabor e nas características. Mas existe um tipo de cereja que é especialmente popular entre os jardineiros. Esta é a cereja Zagorievskaya.
História de criação
A variedade foi cultivada em Biryulevo no Instituto Tecnológico de Horticultura e Viveiro. Anteriormente, neste local ficava a aldeia de Zagorje (era em homenagem à aldeia que se batizava a cultura culta). As cerejas Lyubskaya e Bens de consumo pretas foram escolhidas para o par parental.
Os criadores criaram especialmente a cereja Zagorievskaya com características tais que criariam raízes e frutificaria bem no noroeste da Rússia e em regiões com pequenas diferenças de temperatura.
Descrição da variedade
De acordo com o tipo de crescimento, a cereja Zagorievskaya é de tamanho médio e atinge a altura de 3 m. Parece uma cereja comum. A coroa não é muito densa, mas larga e espalhada. Muitas vezes, sem se formar, a coroa assume uma forma arredondada.
Devido ao fato de os ramos do esqueleto não estarem muito próximos uns dos outros e de haver uma lacuna significativa entre eles, isso garante a segurança da árvore e reduz o risco de doenças fúngicas.
A casca da árvore é marrom cereja. Os rebentos jovens dobram-se bem (são castanho-esverdeados). Mas galhos mais maduros podem dobrar e quebrar sob o peso.
As folhas são padrão, oblongas e opacas. As veias são fortemente visíveis na superfície posterior. Há uma borda recortada em torno das bordas.
A floração ocorre no final de maio. Os botões são brancos, em forma de taça. O número de folhas em um botão é 4-5. O aroma é doce, por isso atrai ativamente as abelhas e outros insetos.
A cereja Zagorievskaya tem excelente resistência ao inverno e tolerância à seca. A produtividade não diminui de estação para estação e o tamanho pequeno da árvore torna a colheita mais fácil.
Mas mesmo essa variedade maravilhosa tem desvantagens. Basicamente, é porque a fruta tem um gosto ligeiramente amargo. Com cuidados inadequados, a cultura pode infectar-se com um fungo, a imunidade das cerejas não é tão forte. Observa-se também que, durante as geadas da primavera, os botões podem congelar. Portanto, os jardineiros são aconselhados a cobrir a coroa.
Características da fruta
O fruto é muito grande, de formato redondo, pesando de 3 a 5 g, há também frutos mais pesados, mas geralmente são solteiros.
Externamente, a cereja Zagorievskaya é fácil de confundir com a cereja doce. A casca da cereja é bastante lisa, brilha ao sol. A casca tem uma cor marrom ou escarlate escuro com uma mistura de marrom.
A polpa é densa, suculenta e muito tenra, de cor vermelha escura. Dentro, há um pequeno osso que pode ser facilmente separado da baga.
Os frutos são formados em um pedúnculo alongado. Estão bem aderidos uns aos outros, portanto, na hora da colheita, é necessário fazer algum esforço para arrancar o fruto do pedúnculo.O ponto de separação é semi-seco.
A cultura tem um propósito universal. Compotas, geléias, conservas são preparadas a partir de cerejas, e também congeladas, enquanto as frutas não perdem o sabor.
Qualidades de sabor
Para alguns, as cerejas têm um sabor frutado e espumante. Alguém nota um gosto amargo curto. Mas as características indicam uma pontuação de degustação bastante alta, que é de 4,5 pontos. Portanto, a variedade pertence à sobremesa.
Amadurecimento e frutificação
A primeira colheita cai em 3-4 anos após o plantio da safra em campo aberto. A floração ocorre em maio e dura de 2 a 2,5 semanas.
Em termos de maturação, a variedade pertence a safras médias e precoces. A frutificação começa em meados de julho, e a colheita é realizada em várias etapas.
Produção
Os jardineiros observam que a cereja Zagorievskaya tem taxas de rendimento muito altas. Uma árvore adulta é capaz de produzir em média 11 a 13 kg de bagas por temporada. E nos anos mais prolíficos, o rendimento pode aumentar para 15-16 kg. As árvores jovens nos primeiros anos de frutificação dão de 3 a 5 kg de frutos, aumentando gradativamente o rendimento a cada safra.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Os criadores afirmaram que a variedade é autofértil. Portanto, a cultura não requer polinização adicional.
Aterrissagem
As cerejas adoram solo neutro e é melhor escolher um local ensolarado e ligeiramente acidentado para o plantio (o excesso de umidade pode afetar negativamente as raízes).
Você pode plantar mudas no outono e na primavera. Em regiões frias, recomenda-se adiar esse procedimento na primavera, para que as raízes possam germinar bem no solo não congelado.
Uma cova de 0,5x1 m é preparada com antecedência. A profundidade pode aumentar dependendo do tamanho do sistema radicular e da idade da muda.
O solo escavado é melhor misturado com fertilizantes para saturar as cerejas com minerais benéficos.
E também é necessário preparar uma estaca para a liga de mudas.
A árvore é cuidadosamente baixada para o buraco, endireitando todas as raízes e evitando vincos. Depois disso, eles adormecem com terra, socando.
Após o plantio, o solo ao redor do tronco é derramado com 2 baldes de água. As cerejas são amarradas a uma estaca e o solo seco é coberto com palha.
Crescendo e cuidando
O cuidado com a planta consiste em:
rega regular;
curativo superior;
poda;
se preparando para o inverno.