- Autores: E.P. Syubarova, P.M. Sulimova, M.I. Vyshinskaya, T.S. Shirko
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: densidade média, piramidal
- Tipo de floração e frutificação: misturado
- Tamanho da fruta: média
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro
- Peso do fruto, g: 3,7
- Cor da polpa : Vermelho escuro
A variedade de cereja Vianok é familiar aos jardineiros há muito tempo. Ganhou fama graças ao sabor agradável dos frutos silvestres. Além disso, a cereja Vianok dá uma colheita decente e não é caprichosa.
História de criação
A variedade nasceu no Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielo-Rússia. Foi o resultado dos trabalhos dos criadores E.P. Syubarova, R.M.Sulimova, M.I.Vyshinskaya e T.S.Shirko.
As cerejas foram cultivadas por polinização livre da então conhecida variedade Novodvorskaya.
Ele foi julgado na Rússia em 2004.
Descrição da variedade
Refere-se às variedades do tipo de feltro. O objetivo é universal. A árvore se destaca pelo alto crescimento (varia de 2 a 3 metros). A coroa tem a forma de uma pirâmide, é ligeiramente elevada e tem uma densidade média.
Características da fruta
Na forma, as bagas são semelhantes a um círculo, seu tamanho é pequeno. O peso dos frutos varia de 3,7 a 3,8 gramas e são brilhantes. Coloração de frutas em tons bordô. Os frutos destacam-se facilmente do pedúnculo.
A polpa é de cor vermelha escura, tem densidade média e é muito suculenta. O cálculo é obtido sem esforço, seu tamanho é moderado, igual a 3,1-5% do peso do feto.
Qualidades de sabor
Os fãs desta variedade notam seu sabor agridoce. Os profissionais dão 4,5 pontos para a cereja durante a degustação.
Coletando um alto rendimento de cerejas Vianok, os jardineiros usam as bagas de diferentes maneiras: frescas e processadas.
A composição química das frutas inclui: ácido ascórbico (5,2 mg / 100 g), pectina (0,47%), ácidos tituláveis (1,1%), açúcares (7,82%), fração mássica de substâncias secas (11,4%).
Amadurecimento e frutificação
A variedade apresenta alta maturidade precoce. As cerejas tendem a colher no terceiro ano após o plantio. Quanto ao período de amadurecimento, é médio, as árvores começam a frutificar em meados de julho.
Produção
Esta variedade é extremamente produtiva, obtendo-se em média 13 toneladas por hectare, e o rendimento máximo é de 22 toneladas de bagas.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A cereja em questão é considerada autofértil. Isso sugere que a árvore é polinizada com seu próprio pólen, formando mais de 20% dos ovários. Além disso, a própria cereja poliniza perfeitamente outras variedades.
Aterrissagem
Ao plantar cerejas Vianok, uma distância de 3 metros é deixada entre as plantas jovens. Quando as mudas estão alinhadas, a distância aumenta para 5 metros.
É melhor cavar buracos com antecedência, no outono, pois o solo precisa se acomodar e absorver fertilizantes. Na véspera do plantio, o fundo deve ser drenado. Para isso, costuma-se usar entulho, ladrilhos, tijolos quebrados.
As cerejeiras são colocadas no meio do buraco, polvilhadas com terra, mas não completamente - é melhor deixar o colo da raiz na superfície, cerca de 5 centímetros. E também não há necessidade de esconder a área de vacinação no subsolo, isso evita o apodrecimento.
Crescendo e cuidando
Eles crescem uma árvore em um local protegido por um obstáculo dos ventos, por exemplo, perto de uma cerca, mas não à sua sombra.
O solo deve ser escolhido leve, franco-arenoso, argiloso.
Ao cuidar da copa de uma árvore, vale a pena escolher uma forma em camadas para ela. Para fazer isso, você precisa deixar um caule curto (dentro de 40 cm) e formar até 12 ramos esqueléticos em cerca de 4 anos. A distância entre os ramos pode ser de 10-15 centímetros, e eles devem ser direcionados em direções diferentes.
É necessário organizar regularmente a poda - sanitária e formativa.
Recomenda-se regar as cerejas Vianok com moderação. Durante a seca, vale a pena regar a árvore em períodos como:
imediatamente após a formação do ovário;
na fase de frutificação e brotação.
Ao regar as cerejas, certifique-se de que a água não estagnou.
A cobertura é usada para melhorar a qualidade da colheita. Na primavera, a árvore precisa de nitrogênio. No outono - fósforo. No verão, potássio. Além disso, no verão, você pode alimentar a planta com uma solução de esterco ou esterco. Pelo menos uma vez em três anos, composto ou húmus deve ser adicionado ao solo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade de cereja descrita apresenta resistência média a doenças e insetos nocivos, por exemplo, com ameaça de moniliose e coccomicose.
Para combater as doenças, é preciso cumprir os procedimentos preventivos dentro do prazo.
Além disso, é aconselhável realizar o tratamento após a colheita dos bagos para resistir à invasão dos pulgões. Para pulverização, uma combinação de inseticidas com fungicidas é adequada.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade de cereja Vianok resiste heroicamente ao clima quente e seco, e também tem um alto grau de resistência ao inverno. Não é exigente quanto à qualidade do solo.
Visão geral da revisão
Comentários sobre esta variedade de cerejas podem ser descritos como geralmente positivos. Os adeptos da casta notam que o fruto é saboroso, bastante suculento, dá uma colheita considerável e não é muito caprichoso quando cultivado.