- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: largo, denso, esférico
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: arredondado, achatado
- Cor de fruta: vermelho escuro
- Peso do fruto, g: 10
- Cor da polpa : tonalidade vermelha
- Polpa (consistência): tenro e suculento
- Separabilidade do osso da polpa: Boa
A variedade Vstrecha é uma cereja de alto rendimento para cultivo na zona de estepe. Esta é uma cultura apreciada por muitos jardineiros, com frutos grandes muito saborosos. Eles fazem geléias, compotas, conservas, marshmallows, congelam, fazem frutas cristalizadas e vinho. Adequado para jardins privados e cultivo industrial.
História de criação
A variedade foi criada em 1966 no Instituto de Horticultura Irrigada. Sidorenko na Ucrânia pelos agrônomos Nikolai e Valentina Turovtsev. Surgiu com a participação da forma híbrida Kievskaya 19, obtida a partir de cerejas e cerejas doces, e da variedade tardia Lyubskaya.
Descrição da variedade
A árvore do tipo arbustiva atinge 2,5 m de altura. O arbusto é esférico, denso e largo. Os galhos caem durante a frutificação. As folhas são alongadas, elípticas, grandes, verdes brilhantes com pequenos entalhes ao longo da borda, pontiagudos na extremidade. A floração ocorre em abril-maio. As flores são brancas pequenas, coletadas em inflorescências de 2-3 pcs. Em caso de mudanças de temperatura, flores e ovários podem cair. A vida útil da planta é de 20 anos.
Características da fruta
Os bagos são grandes: pesando 9-15 g, redondos, achatados na parte superior, cereja escura, polpa rubi, suculenta e macia, a pele brilhante não é grossa, o caroço é pequeno, bem separável. Eles se distinguem pela boa transportabilidade.
Qualidades de sabor
O sabor é ótimo, doce, com notas de cereja. O teor de açúcar é de 11,6%. Pontuação de degustação: 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Uma árvore jovem começa a dar frutos por 3 anos e, então, regularmente a cada temporada. A meio da época em termos de maturação, os bagos começam a amadurecer no final de junho. Não propenso a derramamento.
Produção
Uma média de 25 kg é removida de um arbusto.
Regiões em crescimento
A variedade é plantada na Sibéria Ocidental, Cáucaso do Norte, Calmúquia, Território de Krasnodar, Volgogrado, Orenburg e regiões de Astrakhan.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é considerada parcialmente autofértil: para fixar um grande número de frutas vermelhas, as cerejas Lyubskaya, Perceptível, Samsonovka, Shalunya ou Valery Chkalov são plantadas nas proximidades.
Aterrissagem
As mudas são plantadas da segunda quinzena de setembro ao início de outubro, para que tenham tempo de criar raízes antes do início do frio. O plantio é permitido em meados de abril - início de maio, após o aquecimento do solo. O local é escolhido ensolarado, protegido de sopro, em uma colina. Terras baixas e pantanosas não são adequadas. Nas proximidades podem crescer: cereja, ameixa ou ameixa cereja, uvas, sabugueiro, espinheiro, madressilva, freixo da montanha. Não plante próximo a groselhas, espinheiro-mar, framboesas, groselhas. Árvores altas - maçã, pêra, damasco, tília, bordo - devem estar a uma distância de 3-4 m. A cultura é contra-indicada na proximidade de beladona. Outras culturas devem ser colocadas a uma distância de 150-200 cm.
Mudas de dois anos são adequadas para o plantio. As covas de plantio são feitas de 60x60 cm de tamanho e deixadas por um mês para o encolhimento do solo. Uma boa drenagem é imprescindível. Uma mistura de solo fértil, 50 g de superfosfato, 30 g de sulfato de potássio, 1 kg de cinza de madeira são despejados no fundo. Após o desembarque, rega com 2 baldes de água.Na ausência de chuva, regue 2 a 3 vezes por semana. As mudas são facilmente adaptáveis e criam raízes em novas condições. Para o inverno, eles são cercados por uma tela de metal protegida por roedores.
Crescendo e cuidando
A cultura é despretensiosa. Recomenda-se que a árvore seja regada durante os períodos de floração e frutificação. Durante o verão, eles irrigam 3-5 vezes: cerca de um balde de água é derramado sob um arbusto jovem, 4 baldes sob um adulto. A rega é combinada com o tempero superior. Na primavera, adicione solução de verbasco e nitrato de amônio, após a floração - aditivos de potássio-fósforo, cinza de madeira ou uréia. No outono, a irrigação com carregamento de água é realizada - 10 baldes de água, 2 baldes de húmus ou composto são colocados sob cada arbusto.
A planta precisa de poda na primavera: 5-10 dos brotos mais fortes devem permanecer no arbusto, todos os danificados e doentes são removidos.
Resistência a doenças e pragas
É uma variedade moderadamente resistente: é ligeiramente afetada por moniliose e coccomicose, pode adoecer com antracnose. Todos os anos é necessário fazer tratamentos preventivos, principalmente nos dias de chuva: tirar galhos quebrados, tirar folhagem seca, desenterrar o solo, tratar com fungicidas.
As pragas podem atacar: pulgões, gorgulhos, moscas-serra. Para prevenção, é recomendado cavar regularmente o solo e realizar o processamento.
Requisitos de solo e condições climáticas
A espécie tolera geadas de até -25 graus. Para proteção contra geadas e vento, recomenda-se que as árvores sejam envoltas em fibras agrícolas, principalmente as mais jovens. Antes do início do tempo frio, o arbusto é amontoado e o solo ao redor é coberto com uma espessa camada de húmus. A árvore é resistente à seca e tolerante à sombra, mas com uma queda brusca de temperatura, ela começa a perder suas folhas.
O solo prefere franco-argiloso ou arenoso, solto, com acidez neutra. Não gosta de substratos argilosos pesados, solos ácidos, a ocorrência próxima de lençóis freáticos é contra-indicada. Tolera bem os solos pobres.
Cultivada em climas continentais temperados com invernos frios com neve e verões quentes e secos. Na Rússia central, o verão é muito úmido e frio, razão pela qual a árvore se desenvolve lentamente e não traz safras.
Visão geral da revisão
Os jardineiros falam positivamente da variedade Vstrecha: ela tem um alto rendimento e os frutos são muito grandes, exigindo um mínimo de cuidado. Infelizmente, por si só, não dá frutos muito bem, mas quando plantada ao lado de outras árvores de frutos silvestres, traz uma grande colheita. Essas cerejas têm mais gosto de cerejas doces.