- Sinônimos de nomes: Poditeleva, Vyaznikovskaya, Dobroselskaya, Gorbatovskaya, Izbyletskaya
- Ano de aprovação: 1947
- Tipo de barril: arbusto
- coroa: redondo, espalhando-se com a idade, chorando
- Folhagem: fraco
- Escapes: marrom amarelado, com uma flor prateada, caindo
- Sai: dobrado como um barco ao longo da veia principal, médio, fosco, oval alongado ou oval alongado
- Flores: médio, pires
- Tipo de floração e frutificação: nas filiais anuais
- Tamanho da fruta: pequeno e médio
Ao planejar plantações de frutas em um terreno pessoal, o jardineiro em primeiro lugar escolhe variedades de cereja adequadas que não são caprichosas no cuidado e dão bons frutos. Entre eles está a variedade Vladimirskaya, com uma longa história, que dá frutos silvestres deliciosos.
História de criação
A cereja Vladimirskaya (Dobroselskaya, Vyaznikovskaya, Izbyletskaya) é uma variedade favorita de muitas gerações de residentes e agricultores de verão, já que sua história começa no século XII. Reza a lenda que o nome desta casta provém da cidade de Vladimir, onde se plantavam imensos pomares de cerejeiras. Uma safra de frutas e bagas foi aprovada para uso desde 1947. A cereja é dividida em zonas em muitas regiões - Central, Volgo-Vyatka, Srednevolzhsky e Central Chernozem.
Descrição da variedade
A cereja Vladimirskaya é uma árvore arbustiva que cresce até 2,5-5 metros de altura, dotada de muitos traços característicos. A cerejeira apresenta uma forma de copa arredondada, com distribuição média dos ramos de cor cinzenta acinzentada, que aumenta com o tempo, e folhagem fraca com folhagem verde escura com acabamento mate. Com o tempo, a coroa cai e fica com uma aparência de choro. A cereja enxertada parece uma árvore padrão com uma copa bem cuidada.
As flores de cerejeira são coletadas em inflorescências soltas de 5-7 peças. Durante o período de floração, que ocorre na primeira década de maio, a copa é densamente coberta por flores brancas como a neve com pétalas bifurcadas. Os frutos são amarrados em galhos anuais.
Características da fruta
As cerejas deste tipo são encontradas em frações pequenas e médias. Em média, o peso da baga varia de 2,5 a 5 gramas. O formato dos bagos é redondo, ligeiramente achatado ou comprimido.
As cerejas maduras são uniformemente cobertas com uma cor preta-vermelha profunda. Se você olhar de perto, você pode ver vários pontos cinza e uma flor fosca clara com um brilho prateado na superfície das bagas. A casca da fruta é fina, não dura. A sutura ventral de cerejas é mal expressa. A baga separa-se do caule de maneira fácil e seca.
O objetivo das cerejas é universal - as bagas são consumidas frescas, muito utilizadas na culinária, congeladas, processadas em compotas, conservas, compotas, sumos. Além disso, as cerejas são indicadas para a produção de bebidas alcoólicas, utilizadas na medicina, por se caracterizarem pelas propriedades anti-sépticas e expectorantes.
Uma vez removidas da árvore, as cerejas podem ser transportadas por longas distâncias. A qualidade da conservação das frutas é padrão.
Qualidades de sabor
As bagas têm um gosto excelente. A polpa vermelho-escura é tenra, carnuda, firme, ligeiramente fibrosa e muito suculenta. O suco das bagas é cereja escura, rica. O sabor da fruta é harmonioso - doce e azedo, diluído com agradável adstringência. Um grande osso é facilmente separado da polpa. A polpa da cereja contém mais de 11% de açúcares e menos de 15 ácidos.
Amadurecimento e frutificação
Vladimirskaya é uma cereja de amadurecimento médio.A árvore começa a dar frutos cedo - 2-3 anos após o plantio da muda. As bagas amadurecem de forma irregular, gradualmente, de modo que o período de frutificação é um tanto prolongado.
A fase de maturação ativa ocorre no período de 10 a 30 de julho. Demora cerca de 2 meses desde o início da floração em massa até as cerejas maduras nos ramos. A vida útil de uma árvore é de 25-27 anos.
Produção
O rendimento da variedade é médio, diretamente dependente da zona de cultivo, doenças passadas e outros fatores. Em média, uma pequena árvore produz 5 kg de cerejas. O número máximo varia entre 20-25 kg de bagas por temporada de uma árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta espécie de cereja é autofértil, então você precisará plantar árvores doadoras com tempos de floração semelhantes. Turgenevka, Morel preto, Vasilievskaya, Amorel rosa, Lyubskaya, Zhukovskaya, Moskovskaya, Rastunya e Griot Michurina florescem ao mesmo tempo que a cereja Vladimirskaya.
Aterrissagem
As datas de plantio dependem diretamente das características climáticas da região. Na Região Central, as mudas são plantadas em abril - antes do surgimento dos botões. Nas regiões do sul, o plantio é realizado no outono - 30-40 dias antes das geadas estáveis.
As melhores plantações para esta variedade de cereja são ameixa, cereja, uva e sabugueiro. Recomenda-se a compra de uma muda anual com sistema radicular desenvolvido, com comprimento mínimo de 25-30 cm e distância entre árvores de pelo menos 3 metros.
Crescendo e cuidando
Mesmo um residente de verão novato pode cultivar cerejas Vladimirskaya, já que ela tem uma técnica agrícola simples e não há requisitos especiais para o local e solo de crescimento. Você pode propagar uma cultura de várias maneiras - por sementes ou descendentes.
Cuidar de uma árvore consiste em uma série de atividades padrão: regar regularmente, fertilizar, soltar o solo, fazer cobertura morta, formar a copa, remover o excesso de galhos, prevenir doenças, preparar-se para o inverno.
A rega é feita 4 vezes por estação - durante os períodos de floração, a formação dos ovários, após a retirada dos frutos e ao desenterrar o solo para o inverno. Você precisa regar não embaixo do tronco, mas nas ranhuras feitas nas proximidades. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes na primavera (cinzas e fertilizantes fosfatados) e no outono (composto, esterco e serragem). É melhor cortar ramos e formar uma coroa na primavera. Como proteção para o inverno, recomenda-se o uso de sacaria ou embalagem de agrofibra.
Resistência a doenças e pragas
O sistema imunológico da safra de frutas e bagas é fraco, então a árvore precisa de boa proteção contra doenças e pragas. A cereja é especialmente vulnerável a doenças fúngicas - moniliose e coccomicose. Entre as pragas que incomodam a árvore, as mais perigosas são as cerejeiras, as mariposas, os pulgões e os ratos.
Requisitos de solo e condições climáticas
A cereja Vladimirskaya é uma cultura termofílica e amante da umidade, portanto, um terreno no jardim deve ser escolhido ensolarado, protegido de forma confiável de correntes de ar. A árvore adora solos férteis, fofos, permeáveis ao ar / umidade, oxidados neutros, com passagem profunda de lençóis freáticos. Quanto mais sol e calor, mais doces serão os frutos.
Além disso, a variedade tem boa resistência de inverno, portanto, a árvore pode ser cultivada nas regiões do norte. A única coisa é que com geadas severas - abaixo de -25, os rins podem sofrer, o que afetará negativamente a formação dos ovários.