- Autores: Gvozdyukova N.I., Isakova M.G.
- Apareceu ao cruzar: Primavera × (Espetacular x Surpresa x Rossoshanskaya preto x Frutado grande)
- Ano de aprovação: 2019
- Tipo de barril: Madeira
- coroa: densidade média, forma semi-ereta
- Folhagem: Boa
- Escapes: médio, reto, sem pêlos, na cor cinza
- Sai: tamanho médio, obovado, verde escuro, arestas duplas
- Tipo de floração e frutificação: nos ramos do bouquet, crescimento anual
- Tamanho da fruta: ampla
Cherry Vita é uma variedade anã popular, ideal para o plantio em pequenas áreas devido ao seu tamanho compacto. Os jardineiros também apreciam a variedade por seus excelentes rendimentos e pela capacidade de usar frutas para a colheita.
História de criação
A variedade foi criada pelos criadores N.I. Gvozdyukova e M.G. Isakova no final da década de 2010. Os cientistas conseguiram obter uma variedade com forte resistência a baixas temperaturas e à maioria das doenças. Em 2019, a cereja Vita foi inscrita no Cadastro Estadual.
Descrição da variedade
Cherry Vita é uma variedade anã que começa a formar frutos bem cedo em comparação com outras árvores. Características da cultura.
Arbustos compactos, cuja altura não exceda 2 metros.
Folhas de cor verde escuro profundo, formato oval estreito.
Flores brancas, que durante a estação de crescimento se formam em inflorescências de 4-5 peças cada.
O cuidado cuidadoso com as plantas garantirá uma frutificação estável e altos rendimentos.
Características da fruta
Durante o período de frutificação, as cerejas formam pequenos bagos, cujo peso médio é de 4 g. A diferença na cultura é que os frutos crescem densamente nos galhos dos arbustos de tamanho reduzido. Outras características:
forma redonda;
tonalidade avermelhada;
casca densa.
As cerejas são adequadas para consumo in natura e preparação de várias preparações.
Qualidades de sabor
As frutas Vita são caracterizadas por um sabor azedo. Características da polpa:
densidade moderada;
alta taxa de suculência;
cor vermelha escura.
Os degustadores avaliaram o sabor das frutas em 4,8 pontos em 5. A fruta contém uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas.
Amadurecimento e frutificação
As primeiras cerejas começam a formar frutos em meados de julho. A peculiaridade da variedade é a maturação precoce, uma vez que as árvores começam a frutificar já no quarto ano de cultivo.
Produção
As cerejas têm excelentes rendimentos que atraem os jardineiros. Em média, é possível colher até 25,8 centners de frutas por hectare.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Vita é uma variedade parcialmente autofértil que, se necessário ou cultivada em condições adversas, é capaz de polinizar flores de forma independente para formar frutos. Mais frequentemente, outras plantas atuam como polinizadores, por exemplo, Samsonovka ou Chernokorka.
Aterrissagem
A época ideal para o plantio de mudas de cereja é a primavera, quando a temperatura externa está acima de zero. A variedade pode ser cultivada ao ar livre, enquanto o plantio é possível em pequenas áreas.O padrão de pouso implica em manter as seguintes distâncias:
2,5 m entre mudas;
3,5 m entre linhas.
Os jardineiros não aconselham o plantio de árvores densamente instáveis a doenças fúngicas. O procedimento é padrão. Antes do plantio, é necessário fertilizar o solo e soltar o solo para saturá-lo de oxigênio.
Crescendo e cuidando
Cherry Vita tem tolerância média à seca, por isso a planta é exigente para cuidar. Em primeiro lugar, a variedade precisa fornecer irrigação suficiente para que os arbustos não sofram por falta ou excesso de umidade.
Antes de regar, deve-se prestar atenção ao estado do solo. Se estiver saturado de umidade, você pode adiar o procedimento por alguns dias. Os jardineiros recomendam aumentar a quantidade de líquido introduzido no solo durante o período de crescimento da planta, a formação dos ovários e o enchimento dos frutos.
Vale a pena cuidar da fertilização oportuna do solo.
Durante o período de frutificação, o solo pode ser fertilizado adicionalmente com compostos orgânicos: turfa, composto ou húmus.
Resistência a doenças e pragas
As cerejas têm forte imunidade. No entanto, a árvore é instável a várias doenças. Comum:
coccomicose;
moniliose.
Para fins de prevenção, recomenda-se tratar os arbustos com medicamentos que contenham cobre. Vale a pena borrifar as árvores 3 vezes por temporada, mas não durante a época de frutificação, para não estragar os frutos.
As pragas ardentes das cerejas são:
pulgão;
viscosa viscosa.
Os insetos danificam folhas e frutos e, para eliminá-los, é necessário tratar os arbustos com remédios populares ou compostos especiais.
Requisitos de solo e condições climáticas
Cerejas espetaculares são ideais para o cultivo em regiões onde os invernos são rigorosos. A árvore é resistente a baixas temperaturas, mantendo a qualidade dos frutos. No entanto, para evitar o congelamento dos botões e da casca, recomenda-se cobrir as mudas jovens para o período de geada e fazer a cobertura morta do solo com turfa ou serragem.