- Autores: Estação de Seleção Hortícola de Sverdlovsk
- Apareceu ao cruzar: Cultivares Ideal x Michurin
- Ano de aprovação: 1959
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: amplamente arredondado
- Escapes: verde, fica roxo-marrom com a idade
- Sai: obovado, placa lisa com bordas serrilhadas e ponta afiada
- Tipo de floração e frutificação: misturado
- Tamanho da fruta: média
Ural Ruby é uma velha variedade de cereja, mas ainda é muito procurada hoje, especialmente no norte da Rússia. A cultura pertence a tipos técnicos, as peças dela são as mais saborosas e aromáticas.
História de criação
A cultura foi obtida com base na estação de seleção de jardinagem de Sverdlovsk em 1954. Trata-se de um híbrido de cereja de estepe, que foi criado a partir do cruzamento de cultivares de empreendimentos Michurin com a cereja Ideal. Os criadores Zhukov e Gvozdyukova trabalharam em sua criação. Sua tarefa era desenvolver uma cultura para cultivo nas condições de clima frio da Sibéria e dos Urais.
A partir de 1955, o resultado da seleção foi enviado para os Julgamentos Estaduais e, 4 anos depois (1959), a Comissão de Registro Estadual permitiu que a cultura fosse usada em todo o país. Hoje, o rubi Ural é amplamente utilizado para trabalhos de melhoramento para criar as variedades mais novas, sendo um portador de bons indicadores de produtividade, baixa estatura, resistência à geada e à seca.
Descrição da variedade
Como todos os tipos de cerejas estepárias, a Cereja Rubi do Ural desenvolve-se não como uma árvore, mas como um arbusto, aliás, com um crescimento fraco, podendo atingir um metro e meio de altura. Tem uma copa larga e redonda, tem ramos estendidos e caídos. O crescimento jovem verde com o tempo torna-se roxo-acastanhado e torna-se nu.
As folhas são obovadas, pontiagudas, com bordas recortadas. As folhas são bicolores - a superfície superior é verde escura, abaixo é clara. As flores e, posteriormente, os frutos são formados em ramos de 1 ano de idade ou em ramos de bouquet.
Características da fruta
Os frutos da cereja da estepe são pequenos, seu peso geralmente é de 3,5 gramas. Os bagos são redondos, a casca é vermelha escura, lisa. Rubi Ural - um griot (ou morel) típico, polpa de cereja suculenta junto com suco também é colorido de vermelho. O caule não muito longo segura a baga com firmeza, ela não se desintegra, estando totalmente madura. A pedra separa-se bem da fruta.
Qualidades de sabor
As cerejas são doces e azedas, o sabor é satisfatório. Alguns consideram que é uma sobremesa doce açucarada. Portanto, a variedade é classificada como técnica, ou seja, por apresentar características semelhantes, não é muito adequada para consumo in natura. Basicamente, as frutas são transformadas em compotas, sucos, conservas, geléias e são utilizadas na culinária. Em princípio, você pode, é claro, comê-lo, mas outras variedades podem ser mais saborosas quando consumidas frescas. Em termos de produtos processados e guloseimas obtidas, superam e até superam os produtos de outras variedades de cereja.
Amadurecimento e frutificação
A variedade em questão tem um período de maturação tardio, mas é simultâneo. A cultura frutifica todos os anos de forma estável desde o 3º ano.
Produção
O rendimento das cerejas Ural Ruby é considerado alto. Em média, 6-10 kg de cerejas são colhidos de um arbusto, e na produção comercial - 60-90 c / ha. As bagas amadurecem juntas.
Regiões em crescimento
Segundo o Cadastro Estadual, a cultura é destinada ao cultivo em todas as regiões. No entanto, ela cresce melhor em regiões com clima frio, como Volgo-Vyatka, Ural, West Siberian. Nos espaços abertos do sul, ela se manifesta pior.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é fértil. Para a sua frutificação é necessária a polinização cruzada com outras cerejas, que florescem simultaneamente com ela e não ultrapassam os 40 metros. Variedades como Tamaris, Nord Star, Mechta of the Trans-Urals, Izobilnaya são bem adequadas para isso. A mesmíssima planta do rubi Ural é freqüentemente plantada como excelente polinizador da maioria das variedades tardias de cereja.
Aterrissagem
A época ideal para o plantio da cultura em questão nas regiões das latitudes setentrionais será o início da primavera, o período antes do início do botão. No outono, o plantio também é possível, só o arbusto pode não ter tempo de criar raízes até a primeira geada.
A melhor localização das cerejas da estepe é uma colina bem iluminada pelo sol, uma encosta voltada para oeste, noroeste ou sudoeste. Em um território plano, a cultura vai piorar, em um buraco ou em uma várzea pode até morrer ou muitas vezes adoece, e uma boa colheita pode não ser esperada.
Nesse caso, é melhor escolher um solo solto, fértil, neutro, por exemplo, argiloso. É melhor evitar o lençol freático ou ele deve correr a mais de 2 metros da superfície da terra.
Crescendo e cuidando
Imediatamente após o plantio, a planta precisa de rega regular. No futuro, o mato será regado apenas em caso de seca. Uma grande quantidade de umidade é necessária para a cultura logo no início da estação de crescimento, bem como durante a formação dos ovários. A rega deve ser interrompida cerca de duas a três semanas antes de os frutos amadurecerem. Se o outono for seco, você precisa de irrigação com carregamento de água.
O rubi Ural requer poda higiênica e também formativa. É necessário encurtar os ramos que crescem para cima. Em uma planta adulta, você precisará remover gradualmente todos os ramos esqueléticos antigos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é moderadamente suscetível a doenças como coccomicose e doenças fúngicas. Pode ser afetado por pulgões cereja e mosca-das-serras, mas raramente. O tratamento preventivo não deve ser negligenciado.
Requisitos de solo e condições climáticas
Cherry foi criada especialmente para o cultivo no clima da Sibéria. Sua resistência ao gelo é alta (até -35 ° C). As árvores passam o inverno bem embaixo da neve e também são resistentes às geadas da primavera.