- Autores: Kolesnikova A.F., Zhdanova G.B., Zvyagina T.S.
- Ano de aprovação: 1979
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: piramidal reverso, elevado, densidade média
- Escapes: médio, reto, marrom acastanhado
- Sai: oval estreito, verde escuro
- Flores: Branco
- Tipo de floração e frutificação: nos ramos do buquê
- Tamanho da fruta: ampla
Embora as frutas desta cultura sejam ligeiramente azedas e tenham uma pontuação de degustação relativamente baixa, é improvável que você encontre frutas tão saudáveis para sua saúde. É apenas um depósito de vitaminas e microelementos valiosos. Em outras palavras, se você quer ser saudável, coma cerejas Turgenevka.
História de criação
A cultura foi obtida por uma equipe de pessoas afins do Instituto de Pesquisa de Seleção Russa de Frutas, localizado na região de Oryol. Os funcionários do instituto TS Zvyagina, AF Kolesnikova, GB Zhdanova aplicaram com sucesso a polinização da variedade Zhukovskaya. Em 1974, a cultura foi inscrita no Registro do Estado e, em 1979, foi aprovada para uso. Por design, é técnico, com boa comercialização e é recomendado para cultivo nas regiões Central, Região Central da Terra Negra, Norte do Cáucaso e Baixo Volga.
Descrição da variedade
As árvores são de porte médio (até 3 m), com copas de espessamento médio, piramidal reverso, ligeiramente levantadas. Brotos de tamanho médio, eretos, tons castanho-acastanhados. As folhas são estreitas, ovais, de cor verde escura, com pontas pontiagudas. Placas de folha em forma de barco com uma superfície brilhante.
Os rins são ligeiramente alongados, cônicos. As inflorescências incluem 4 flores esbranquiçadas, próximas umas das outras. O tamanho das flores é de cerca de 2,4 cm. O tipo de floração e frutificação é nos ramos do bouquet.
As vantagens da cultura incluem:
- alto e estável nível de produtividade;
- bagas grandes;
- nível confiável de resistência de inverno;
- excelente transportabilidade de frutas.
Desvantagens:
- frutas com sabor um tanto azedo;
- dependência do nível de produção de plantas polinizadoras adicionais;
- não é uma taxa muito alta de vencimento antecipado.
Características da fruta
Os frutos são grandes, no tamanho - 20,9x19,8x17,9 mm, pesando até 4,5 g, configuração em formato de coração largo, ricos tons bordô escuro. A consistência é vermelha escura, ligeiramente firme, suculenta. Caroços de creme de tamanho médio, pesando 0,4 g, com boa separabilidade da polpa. Separação semi-seca de bagos.
Por composição química, as bagas incluem: substâncias solúveis secas -16,2%, açúcar - 11,17%, ácidos - 1,51%.
Após a maturação, os bagos não caem, ficando pendurados, mas ao sol murcham e tornam-se mais açucarados.
Bagas são perfeitas para a preservação: sucos, compotas, conservas, tinturas, xaropes e sucos de frutas são preparados a partir delas. Devido ao seu sabor ligeiramente ácido, não costumam ser consumidos frescos.
As propriedades benéficas dos frutos da cultura são impressionantes:
- riqueza e variedade de vitaminas, microelementos valiosos, pectinas;
- o uso de bagas ajuda a reduzir os efeitos trombóticos negativos e fortalece o músculo cardíaco;
- bagas têm qualidades antimicrobianas e bactericidas pronunciadas, previnem o aparecimento de disenteria e são capazes de reduzir o nível de pressão arterial.
Qualidades de sabor
As bagas têm gosto azedo.Avaliação da degustação de frutos maduros em pontos - 3.7.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação de Turgenevka começa com 4-5 anos de crescimento. A vida média das árvores é de cerca de 20 anos, então elas devem ser substituídas.
As datas de floração começam de 12 a 15 de maio. O período de amadurecimento é médio - 5 a 15 de julho.
Produção
A cultura é de alto rendimento. As árvores jovens trazem até 10-12 kg de bagas. O rendimento das árvores maduras é de cerca de 20-25 kg.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é parcialmente autofértil, pode render uma safra sem plantas polinizadoras adicionais. Para aumentar a quantidade de frutos colhidos, são plantadas ao lado cerejas ou outros tipos de cerejas com tempo de floração semelhante.
As melhores plantas polinizadoras são as cerejas Lyubskaya, Molodezhnaya, Griot Moskovsky. Se estiverem disponíveis, o volume das colheitas aumenta várias vezes.
Aterrissagem
As atividades de plantio são realizadas no outono, em setembro ou em outubro, após o término da queda das folhas. No plantio na primavera, as atividades são realizadas após o aquecimento do solo, mas antes que os botões se abram. A melhor época aqui será na 2ª década de abril.
A escolha do local de plantio é baseada em critérios padrão para este tipo de planta. Não recomendamos colocar a árvore em áreas com alto teor de água subterrânea, bem como em locais baixos onde a umidade pode se acumular.
A cultura desenvolve-se com sucesso em solos drenados - em argila ou argila arenosa. Locais ácidos não são bons. Reduza o grau de acidez com cal ou com a ajuda da farinha de dolomita, que é jogada na baioneta de uma pá, e após 6-7 dias o composto é adicionado ao solo.
As árvores Turgenevka se dão bem com vários arbustos. Assim, perto deles, a uma distância de 2 m, pode-se plantar outros tipos de cerejas, arbustos de uva, freixo, espinheiro, madressilva. Exceto framboesas, groselhas e espinheiro. Você pode plantar um sabugueiro, que vai assustar os pulgões com seu cheiro.
É mais conveniente plantar macieiras, peras, damascos e outras frutas a uma distância de 5 a 6 m de Turgenevka, já que suas copas sombreiam a cultura.
Não é necessário plantar solanáceas ao lado, bem como bétulas, tílias, bordos e carvalhos.
Para o plantio, geralmente são selecionadas mudas saudáveis de 2 anos de idade até 60 cm de altura, com diâmetro do tronco de cerca de 2 cm e comprimento de raiz de pelo menos 20 cm.
Após a compra das mudas, suas raízes são embebidas em água por pelo menos 4 horas, com adição de estimulantes de crescimento.
O algoritmo de plantio de mudas é padrão - as principais atividades:
- as ranhuras de aterrissagem são preparadas com 70x70 cm e 50 cm de profundidade;
- 1 kg de cinzas, 20 g de sulfato de potássio e 30 g de composições de superfosfato são adicionados à parte fértil do solo;
- o solo é compactado e irrigado abundantemente.
Crescendo e cuidando
Os procedimentos de poda são realizados antes ou depois da estação de crescimento. Após o primeiro inverno, as árvores são podadas, deixando 5 galhos fortes estendidos em diferentes direções a partir do tronco.No futuro, as coroas são ajustadas a uma determinada configuração, eliminando ramos desnecessariamente alongados e evitando o espessamento das coroas. As árvores maduras geralmente têm 13-15 ramos portadores.
Com chuvas fortes, as árvores não precisam ser regadas. Se na época da floração houver uma estação seca, o solo é irrigado semanalmente.
O curativo completo Turgenevka começa no 3º ano de seu crescimento. No início da primavera, eles são derramados com infusão de verbasco. Durante e após o período de floração, 50 g de suplementos de superfosfato e potássio são instilados no solo.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é caracterizada por um nível médio de resistência a ataques de doenças e pragas. Freqüentemente, nas árvores, há sintomas de moniliose e coccomicose. Nestes casos, a pulverização preventiva padrão é dispensada. Durante o período de abertura dos botões, as árvores são borrifadas com o líquido bordalês. Você pode comprar composições prontas ou fazer você mesmo.
Requisitos de solo e condições climáticas
Turgenevka é caracterizado por um nível médio de resistência aos tempos de seca. Recomendamos irrigar as árvores em climas quentes, especialmente durante a floração.
A cultura é caracterizada por um alto nível de resistência invernal, tolera geadas de até -35 ° C. Ao mesmo tempo, os botões de flores têm uma resistência média ao frio. A cultura é suscetível a geadas primaveris e fortes oscilações de temperatura.
A fim de se preparar para o inverno, as árvores são abundantemente irrigadas no final do outono, e então os troncos são amontoados. O solo no espaço próximo ao caule é coberto com cobertura morta. De roedores, as árvores são cobertas com ramos de abeto.