- Autores: TELEVISÃO. Morozov (Instituto Russo de Pesquisa de Horticultura em homenagem a I.V. Michurin)
- Ano de aprovação: 1994
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: largo, elevado, esparso
- Escapes: grande, marrom acastanhado, com um pequeno número de lentilhas
- Sai: médio, oval estreito, liso, brilhante, verde escuro, sem pubescência
- Flores: médio, branco, rosa
- Tipo de floração e frutificação: nos ramos do buquê, como espora
- Tamanho da fruta: ampla
Todo verão que mora em seu jardim quer comer uma boa variedade de cerejas. Uma variedade maravilhosa de Tamaris foi criada na Rússia. Atende quase todos os desejos dos moradores de verão, cresce rapidamente, as mudas estão disponíveis para venda.
Descrição da variedade
A nova variedade foi cultivada na cidade de Michurinsk, no Instituto de Pesquisa de Horticultura da Rússia, em homenagem a I. V. Michurin. O autor é considerado o criador T.V. Morozova, que deu o nome à variedade.
Esta pequena árvore ocupará pouco espaço em um pequeno canteiro de jardim e ficará bem como uma cerca viva. A altura não é superior a 2 metros, a copa é formada, não densa, com longos brotos.
As principais características da variedade:
boa resistência à falta de umidade;
resistência aumentada no inverno até –25 graus Celsius;
resistência a doenças;
as inflorescências consistem em várias flores com pétalas brancas de tamanho médio;
auto-fertilidade, isto é, insetos polinizadores ou outras cerejeiras não precisam colher;
folhas ovais verdes;
frutificação anual.
A árvore é podada regularmente. O procedimento permite distribuir a carga da fruta nos galhos. Eles podem se desprender de um grande número de bagas.
Características da fruta
Os frutos da variedade Tamaris são grandes, bonitos e de formato regular. Não toleram transporte devido à grande quantidade de suco na polpa.
As principais propriedades da fruta:
peso médio de 4,8 a 5 g;
uma pequena depressão na base;
a cor da fruta é vermelho escuro;
O "abdômen" tem uma pequena costura;
a cor da polpa é vermelho escuro;
a parte superior da fruta será achatada;
a cor do suco é roxa;
osso grande e arredondado.
Açúcar em frutas - 9,98%, vitamina C - 38 mg por 100 g.
Qualidades de sabor
Bagas maduras têm um sabor doce e azedo, mais doce do que o sabor usual de cereja. Os frutos são de uso universal. O sumo acaba por ser rico, durante o congelamento os bagos mantêm bem a sua forma. Você pode fazer compotas, marshmallows, geléias e geléias de cerejas. As bagas não são adequadas para transporte e armazenamento fresco a longo prazo.
Amadurecimento e frutificação
Amadurece depois, ou seja, no final de julho, início de agosto. O prazo depende da região de crescimento e das condições climáticas. O período de floração dura em média 5-6 dias. A frutificação das cerejas dura cerca de 20 anos.
Produção
A árvore começa a dar frutos de 2 a 4 anos após o plantio. O rendimento é de 8-10 a 20 kg por árvore. A variedade foi criada na cidade de Michurinsk. Lá, o rendimento médio é de 65-70 centners por hectare. Os períodos de maturação tardia contribuem para altos rendimentos.Afinal, os frutos evitam geadas recorrentes, que afetam negativamente as variedades precoces.
A produtividade diminui com doenças prolongadas nas árvores, esgotamento do solo, plantio de cerejas em solo com escasso suprimento de nutrientes e ausência de alimentação regular. O rendimento aumenta quando vários polinizadores adicionais são plantados, que são cerejas das variedades Lyubskaya, Zhukovskaya, Turgenevka.
Regiões em crescimento
Inicialmente, a variedade foi criada para as regiões Central, do Cáucaso do Norte e da Terra Negra Central do país, mas a árvore se enraizou bem em outras regiões da Rússia.
Uma cerejeira curta é adequada para regiões com ventos fortes e frequentes, pois os galhos das árvores baixas não se quebram. A cerejeira Tamaris tem uma madeira resistente ao inverno, adaptada para resistir a geadas severas. Esta variedade de cereja acabou se adaptando ao clima e aos solos da Rússia central.
Aterrissagem
As mudas são plantadas na primavera e no outono. O plantio de primavera é desejável nas regiões do norte. As mudas ficarão mais fortes e se prepararão para o frio que se aproxima. É melhor plantar cerejas em locais abertos e ensolarados, por exemplo, em uma encosta sem vento. Solos franco-argilosos e arenosos são preferidos. Em solos ácidos, é melhor adicionar uma solução de cinza de madeira para neutralizar o excesso de ácido. Ao plantar várias árvores, deixe uma distância de 3,5 m entre elas.
As cerejas tamaris são plantadas de acordo com certas regras:
você precisa preparar uma fossa medindo 50x50 cm;
adicione húmus (1 balde), superfosfato (40 g), cinzas (1 kg), misture tudo;
cravar uma estaca na cova para amarrar uma muda;
coloque a muda no centro do buraco, espalhe as raízes pelo buraco, cubra com terra, amarre cuidadosamente a muda ao suporte;
compactar a terra, formar um círculo próximo ao tronco, água com água sedimentada, cerca de 2-3 baldes;
realizar cobertura morta perto do tronco.
Cerejas e uvas são boas vizinhas. Maçãs, ameixas, peras e damascos têm um efeito negativo nas cerejas. A distância suficiente dessas árvores é de 5 metros.
Crescendo e cuidando
Árvores varietais jovens precisam de irrigação moderada. Nos primeiros anos, a rega deve ser de 4 a 5 vezes por temporada com água sedimentada a uma taxa de 13 litros de água por árvore. Os especialistas recomendam cobrir o círculo do tronco para evitar a rápida evaporação da umidade. Em um verão chuvoso, o número de regas deve ser reduzido.
As árvores maduras são regadas com menos frequência, apenas no início da primavera e após o final da floração. Durante o amadurecimento da fruta, a árvore consome menos umidade. O seu excesso prejudica os bagos, que começam a rachar. O colar da raiz deve ser tentado para não umedecer durante a rega. Após a rega, é necessário afrouxar o solo, remover as ervas daninhas.
É necessário alimentar as plantas Tamaris a partir do segundo ano após o plantio. Bons fertilizantes são uréia, húmus superfosfato, nitrato de amônio. Você precisa fazer o curativo superior no círculo do tronco. Após 5 anos, o número de complexos é reduzido. Ao usar fertilizantes em pó, o solo deve ser regado.
Podar a coroa na primavera ou no outono. A longevidade da árvore, a qualidade dos frutos e o rendimento dependem de uma poda correta. É necessário remover todos os brotos que obscurecem a copa da árvore. Se o comprimento da filmagem for inferior a 30 cm, não toque nele. No outono, não sobram ramos, que se localizam em relação ao tronco em ângulo agudo.
Ao formar uma coroa, os ramos jovens devem ser levantados e amarrados a ramos fortes para aumentar o crescimento da planta. Para uma poda de qualidade, use uma serra de jardim ou uma faca afiada. Você não precisa usar tesouras de poda, só estraga os galhos.
A cereja tamaris é excelente para cultivo em muitas regiões do nosso país. Uma pequena árvore dá uma colheita abundante de frutos doces. A variedade é despretensiosa na manutenção, não requer muita água e fertilizantes, apenas necessita ser podada. Galhos finos podem quebrar com o peso da colheita. A cereja tamaris pode ser cultivada em talhão pessoal e à escala industrial, o rendimento permite incluí-la no plano de negócios.