- Autores: A.F. Kolesnikova, E.N. Dzhigadlo, A.V. Zavyalova, T.A. Trofimova, G.B. Zhdanova (Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Frutas) para toda a Rússia
- Apareceu ao cruzar: Zhukovskaya x Cinderela x Madrugada da Região do Volga
- Ano de aprovação: 2006
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: extenso, redondo-ovalado, elevado, de densidade média
- Escapes: médio, reto, marrom acastanhado
- Sai: oval estreito, verde, enrugado, fosco
- Flores: pires, branco, aberto
- Tipo de floração e frutificação: nos ramos do buquê
Um dos tipos de árvores frutíferas mais procurados nos jardins é a cereja. A variedade Persistent é apreciada por jardineiros de todos os níveis devido à sua despretensão e boa produção. É adequado para consumo in natura, para conservação, por isso é muito popular em nosso país.
História de criação
Esta variedade foi obtida como resultado do trabalho de criadores do Instituto de Pesquisa da Rússia para a seleção de frutas. Os cientistas precisavam combinar várias variedades conhecidas para ter sucesso. Foram utilizadas as variedades Zhukovskaya, Cinderella, Zarya da região do Volga. Em 2006, a cereja foi adicionada ao Registro Estadual, e a variedade foi oficialmente registrada. Jardineiros de todas as regiões da Rússia começaram ativamente a plantar Stoicaya.
Descrição da variedade
O nome desta variedade já lhe confere uma certa característica. A árvore é alta e forte o suficiente para resistir às condições climáticas de todas as regiões da Rússia. Descrição da variedade:
a árvore é de tamanho médio, tem copa espalhada, mas de espessamento médio, de formato oval;
a altura da árvore pode chegar a 3 m;
brotos de tamanho médio, bastante retos, de cor marrom-acastanhada;
a casca do tronco também é marrom, descascando;
Botões de 4 mm desviam-se do rebento, formato oval;
a folha é estreita, quase oval, a cor é verde;
o topo da folha fica mais nítido, suas bordas têm entalhes serrilhados;
a superfície da folha é enrugada e opaca, a placa se curva para baixo;
pecíolos pigmentados até 2 mm de diâmetro, comprimento - 3,5 cm;
inflorescência de 3 botões, corola aberta, em forma de pires;
as pétalas são brancas, juntas, tocando-se;
pistilo acima das pétalas, comprimento 8,3 mm;
frutificando em ramos tipo cacho, a forma da xícara é como um sino.
A variedade é parcialmente polinizada, por isso é necessário plantar várias árvores no local. Deve haver pelo menos dois deles. Variedades ótimas de polinizadores para os resistentes:
Juventude;
Lyubskaya;
Vladimirskaya;
Turgenevka;
Moscow Griot.
As maiores vantagens da variedade são consideradas boa produção e sabor de fruta fresca. Mas também existem desvantagens, por exemplo, pouca resistência à coccomicose, moniliose.
Características da fruta
O peso de uma cereja varia de 4,4 a 5 gramas, o formato do fruto é redondo. Você pode retirá-lo do caule sem muita dificuldade, portanto, a colheita não é problemática. Entre as características estão as seguintes:
a cor da fruta é vermelho escuro;
a pedra é pequena, separa-se perfeitamente da polpa;
a cereja não tem funil, o topo é arredondado;
a polpa é vermelho-escura, densidade média, textura macia, suco vermelho;
o pedúnculo é longo, não muito grosso;
a massa da pedra é de cerca de 0,25 gramas, a cor da pedra é amarela.
Qualidades de sabor
Como a polpa não é muito densa e macia, é muito agradável quando ingerida fresca. A nota do ponto de vista da degustação é de 4,5 pontos. Consiste em:
15,3% de matéria seca;
10,1% de açúcar;
1,6% de ácido.
Cherry contém uma grande quantidade de pectina, vitaminas, micro e macroelementos, ácido fólico. A variedade pertence a produtos universais, obtêm-se no Estande compotas, geléias, conservas, sucos e bebidas alcoólicas excelentes.
Amadurecimento e frutificação
Essa variedade floresce na segunda quinzena de maio. Os frutos também amadurecem em nível médio - em meados de julho. A partir dos 4 anos começa a frutificar totalmente, autofecundidade parcial.
Produção
A variedade pertence ao nível de rendimento médio. Uma média de cerca de 84 centners por hectare é coletada. O rendimento máximo registrado é de cerca de 125 centners por hectare.
Aterrissagem
As cerejas desta variedade precisam de uma seleção cuidadosa do local, caso contrário, o crescimento e a frutificação podem ser diferentes dos indicados. Também é muito importante escolher a hora certa para o desembarque. O período do procedimento é selecionado com base na região de permanência. No sul, a Persistent é plantada principalmente no outono e na primavera. Nas regiões centro e norte, a época ideal de plantio é a primavera. Ao escolher um site, guie-se pelas seguintes nuances:
deve estar bem iluminado;
o solo é preferível do tipo arenoso, não deve haver lençóis freáticos nas proximidades;
cresce bem em argila;
A cereja persistente não tolera transplante, portanto, um erro na escolha do local de pouso pode ter consequências tristes.
Independentemente da época de plantio, o solo é preparado no outono. O solo é preferencialmente neutro, se estiver mais próximo do ácido é necessário neutralizá-lo com cal ou farinha de dolomita. O solo é cavado até a profundidade da pá. Se você decidir aumentar o valor nutricional com matéria orgânica, isso deve ser feito uma semana após a introdução dos componentes neutralizantes. A distância entre as árvores não deve ser inferior a 3 m. Não se esqueça que a variedade requer polinização cruzada, plante várias árvores de diferentes variedades de uma vez. O algoritmo de aterrissagem é tradicional. O buraco tem até 60 cm de profundidade, o diâmetro é cerca de 80 cm e o colo da raiz permanece acima da superfície. As raízes são esticadas, a mistura de solo é coberta com partes, forjada, faz-se um buraco com um recuo do tronco de 30 cm, no qual é introduzida água. Depois de absorver a umidade, a superfície é coberta com cobertura morta e a árvore é amarrada.
Crescendo e cuidando
Desde que a cereja persistente permaneça uma árvore jovem, é importante organizar o cuidado adequado para ela de acordo com a estação.
Primavera. Nenhuma fertilização é aplicada no primeiro, segundo e terceiro anos. É necessário afrouxar o solo periodicamente, mas não muito profundamente. Organize a rega competente da planta, remova ervas daninhas, corte. Quando a árvore começa a dar frutos, é necessário regá-la mais ativamente, especialmente durante os períodos de calor. A taxa de rega durante a formação de flores, brotos e frutos é de 3 baldes sob o tronco. Para atrair insetos para a polinização, é necessário pulverizar com uma solução aquosa de mel. Uma árvore adulta é solta pelo menos três vezes por temporada.No início da primavera, quando os botões não floresceram, o Resistant é cortado, os brotos são removidos nas raízes, o solo é coberto com cobertura morta. É importante tomar medidas preventivas contra pragas e doenças.
Verão. Durante este período, é muito importante dar à planta uma quantidade suficiente de água e nutrição, para protegê-la de pragas, doenças, ervas daninhas. As árvores precisam ser umedecidas regularmente, especialmente se o tempo estiver quente. Nesse período, o Resistente pode eliminar parcialmente o ovário, logo a seguir é importante alimentar a árvore com fertilizantes nitrogenados. Após cerca de um mês, são introduzidos compostos de potássio-fósforo, quando a árvore já está dando frutos. Esta variedade amadurece no verão, por isso é necessário colher a tempo, o Resistant amadurece em meados de julho. O período de colheita pode variar ligeiramente dependendo da região de crescimento.
Outono. No outono, é necessário fornecer à planta minerais e matéria orgânica. A cobertura é aplicada ao círculo do tronco, cavando-o cerca de 10 cm se a planta for jovem. O solo de uma árvore frutífera está enterrado com 20 cm de profundidade. Este procedimento é realizado quando a folhagem começa a adquirir uma tonalidade amarela. É melhor aplicar o curativo alguns dias após a chuva. Se o outono for seco, é importante umedecer você mesmo o solo. E também no outono, a rega pré-inverno é realizada. No meio do período, pode-se colocar iscas para roedores, caiar os troncos, a base dos galhos do tipo esquelético. Em novembro, toda a folhagem é coletada, o solo próximo ao tronco é coberto com cobertura morta. Se a planta for jovem, é melhor amarrar os troncos com ramos de abeto.