- Autores: V.P. Tsarenko, N.A.Tsarenko (Estação Experimental do Extremo Oriente VNIIR)
- Apareceu ao cruzar: Verão x feltro de areia
- Ano de aprovação: 1999
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: amplo, denso
- Escapes: anuais - marrom avermelhado, pubescente
- Sai: levemente côncavo, ovóide (4,3 x 2,9 cm), de base pontiaguda e ápice pontiagudo, ondulado, duro, verde escuro, coberto de pêlos curtos na face abaxial, tomentoso na face adaxial, a borda é dupla serrilhada
- Flores: em forma de pires, tamanho médio (2,3 cm de diâmetro da corola), cinco pétalas, pétalas rosa, meio aberto
- Tipo de floração e frutificação: sólido ao longo do ramo: principalmente no crescimento do ano passado
O Darkie Oriental é uma variedade de cereja frequentemente encontrada no território do nosso país. Essa demanda se deve a sua resistência a diferentes condições climáticas e alto rendimento.
História de criação
A Estação Experimental do Extremo Oriente VNIIR se dedicou ao melhoramento da variedade, foram seus funcionários que trabalharam neste tipo de cereja de feltro. Os jardineiros tiveram a oportunidade de usar mudas em seus quintais em 1999.
Descrição da variedade
Frutos do propósito universal oriental marrom escuro. A planta fica compacta, mas ao mesmo tempo agrada os jardineiros com o nível de rendimento. Os frutos são de excelente qualidade. A mulher oriental de cabelos escuros é imune a algumas doenças fúngicas e pode ser cultivada em grandes jardins. Uma das desvantagens desta variedade é a pouca transportabilidade da fruta, por isso é aconselhável que o ponto de processamento seja localizado próximo às plantações.
A mulher de cabelos escuros oriental pertence a variedades de baixo crescimento, por isso cresce em média até 1,2 m. Ao mesmo tempo, a copa forma uma densa e extensa.
Na Smuglyanka oriental, ramos grossos e perenes são formados, que têm uma tonalidade marrom-acinzentada e casca escamosa. Se forem brotos anuais, então sua cor é diferente, é marrom avermelhado.
Os frutos são formados nos brotos do ano passado. Em geral, o Smuglyanka oriental pode viver no local por 18 anos, e ainda mais com a poda rejuvenescedora.
Características da fruta
A mulher de cabelos escuros do leste produz grandes frutos que pesam 2,5-2,7 gramas em média. As cerejas têm formato largo e arredondado, cor bordô escuro, muito próximo do preto.
A casca do fruto desta casta apresenta um brilho brilhante e ligeira pubescência. A polpa por dentro é de um vermelho vivo, vai deliciá-lo com maciez e suculência.
Uma das desvantagens dessa variedade é a má separação da polpa do osso.
Qualidades de sabor
O sabor das cerejas escurecidas orientais é doce, com um agradável acidez. O nível de açúcar é de 7,36%. Há uma grande quantidade de ácido ascórbico oriental na cereja Darkmouth. Esta variedade recebeu uma pontuação de degustação de 4 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Se você plantar uma muda do Darkie Oriental, ela começará a dar frutos no segundo ano. O material de plantio, que é plantado no solo com sistema radicular, começa a produzir apenas 3-4 anos.
Uma árvore desta variedade floresce em meados de maio, começa a dar frutos em meados de julho. Em termos de maturação, é uma nota média.
Produção
Apesar do pequeno tamanho do Darkie Oriental, é classificado como uma variedade de alto rendimento. Quando a árvore tem 7 anos, você pode colher em média até 7 kg de frutos maduros.
Regiões em crescimento
As cerejas da variedade descrita são cultivadas na maioria dos territórios da Rússia, inclusive no sul, bem como nas regiões Central e Extremo Oriente.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
O Darkie Oriental é uma variedade autofértil, portanto, é recomendado o plantio de outras cerejas no local, que farão o papel de polinizadores.
Aterrissagem
O plantio desta variedade de cereja é obrigatório em uma área ensolarada, não em uma planície, para que não haja calado. Para isso, é preparada uma cova de plantio, cujas dimensões devem ser várias vezes maiores que a raiz.
Depois de mergulhar a muda no solo, suas raízes precisarão ser niveladas. Primeiro cubra com metade da terra e, em seguida, tampe bem para remover as bolsas de ar.
Após o plantio, certifique-se de regar o Darkie Oriental. Você pode fazer um pequeno sulco em volta do tronco e colocar estrume lá. Assim, os nutrientes fluirão para as raízes, mas ao mesmo tempo a matéria orgânica não as prejudicará.
Crescendo e cuidando
Colheita de cereja East Darkie pode ser colhida mecanicamente, o que é muito conveniente para grandes áreas de plantio.
No primeiro ano após o plantio, é necessário regar regularmente o arbusto. As mudas jovens precisam de mais umidade do que as plantas adultas, por isso devem ser regadas várias vezes por semana durante os períodos de seca.
É imprescindível cuidar para que o círculo do tronco com 1,5 metro de diâmetro fique limpo de ervas daninhas, caso contrário consomem grandes quantidades de microelementos do solo, que irão prejudicar o Smuglyanka Oriental no primeiro ano de vida.
Ao cultivar esta variedade de cereja, pode-se usar pequenas doses de herbicidas, mas somente quando a muda tiver 3 anos.
Imediatamente após o plantio, será necessário cortar fortemente todos os rebentos da jovem cereja Darkie Oriental, para que a vitalidade do arbusto seja direccionada para o desenvolvimento do sistema radicular. Além disso, a poda simplifica a formação da copa, o que é especialmente importante para o cultivo de cereja Smuglyanka oriental em grandes quantidades em uma área.
Formamos a copa na primavera, mas será necessário renovar os brotos nas plantas já frutíferas no verão, após a colheita dos frutos - então o risco de doenças fúngicas é menor.
Para propagar esta variedade, é melhor levar mudas verdes.
Resistência a doenças e pragas
O Darkie Oriental tem uma boa imunidade à coccomicose. As doenças fúngicas não costumam afetar essa variedade, mas a prevenção ainda é necessária. Nesse caso, é melhor usar o líquido bordalês.
Se o jardim estiver sobrecarregado de colheitas ou se a região tiver uma estação chuvosa, o Darkie oriental é afetado pela moniliose.
Requisitos de solo e condições climáticas
Vale dizer que os botões, responsáveis pela formação das flores, resistem às geadas. No entanto, os brotos anuais podem ser danificados pela geada.
A seca não é terrível para esta variedade, o Darkie Oriental suporta o período abafado do verão com calma, mas uma grande quantidade de água no solo afeta negativamente o desenvolvimento da planta. Se a coroa estiver engrossada, os frutos e flores serão afetados pela podridão dos frutos.
O solo para a variedade descrita deve ser fértil, então uma rica colheita pode ser alcançada.