- Autores: A.I. Astakhov, M.V. Kanshina (V.R. Williams All-Russian Research Institute of Feed)
- Ano de aprovação: 2009
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: oval-arredondado, elevado, de densidade média
- Escapes: médio, reto, oliva acinzentado, nu, vertical
- Sai: médio, oval, verde, pontiagudo, curvado para cima
- Tamanho da fruta: média
- Forma de fruta: redondo plano
- Cor de fruta: luz vermelha
Apesar do surgimento de novas variedades de árvores frutíferas, as variedades antigas de cerejas ainda são procuradas por jardineiros amadores e profissionais. Spanka é uma variedade de cereja testada pelo tempo, que se distingue pela frutificação precoce e excelente produtividade, além de possuir muitas variedades. Portanto, Shpanka Bryanskaya é um ramo relativamente novo dela.
História de criação
A espanka é considerada uma variedade folclórica, pois não há dados exatos sobre quem era seu autor quando surgiu. Presumivelmente, a cultura surgiu na virada dos séculos XIX-XX. (mas há evidências de que cerca de 2 séculos atrás) através da polinização cruzada natural de cerejas e cerejas. Não há dados de quais variedades o híbrido foi obtido, mas há a hipótese de que a seleção tenha ocorrido em decorrência de uma mutação natural.
Inicialmente, a cultura apareceu na vastidão da Ucrânia, mas depois rapidamente começou a se espalhar para os territórios vizinhos: Moldávia e arredores ao sul da Rússia. Hoje, um nome como Shpanka inclui muitas variedades que se espalharam em diferentes regiões e países. A variedade foi zoneada com sucesso para a região de Moscou e a região do Volga. Algumas variedades de Shpanki crescem bem até na Sibéria e nos Urais.
O trabalho de reprodução continua a melhorar as características do híbrido popular, como resultado do qual variedades separadas de Shpanki como Dwarf, Rannyaya, Shimskaya, Large-frutited, Donetsk, Bryansk foram obtidas.
Shpanka Bryanskaya é a variedade mais jovem. Ele apareceu graças aos esforços dos criadores domésticos A.I. Astakhov, M.V. Kanshina. O trabalho foi realizado com base no V.R. Williams All-Russian Research Institute of Feed. O pedido de admissão foi apresentado em 2006. E já em 2009, a variedade foi incluída nas listas do Registro Estadual da Federação Russa e zoneada para a Região Central.
Descrição da variedade
A árvore de tamanho médio de Shpanki Bryanskaya tem 4 m de altura e a copa é compacta, pouco densa e oval-arredondada. A cor dos rebentos é acinzentada-azeitona, crescem na vertical, não apresentam pubescência. As folhas são ovais, de cor verde. As lâminas das folhas são curvadas para cima, bem pontiagudas, com bordas serrilhadas duplas. A vida útil de uma árvore dessa variedade é de um quarto de século.
Características da fruta
Os frutos de Shpanki Bryanskaya são pequenos, apenas 4 g, e o formato é achatado e redondo. Os bagos são coloridos com um leve tom de vermelho, a polpa é cremosa, o suco é rosa transparente. As cerejas estão presas a talos espessos. O osso de tamanho médio da polpa sai facilmente.
Qualidades de sabor
Berries Shpanki Bryanskaya doce e azedo, pontuação de degustação de 3,7 pontos. As frutas, embora consideradas universais, são mais adequadas para enlatamento. Composição da fruta:
- matéria seca - 12,9%;
- açúcar - 8,7%;
- ácidos - 1,1%;
- vitamina C - 13,1 mg /%.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos da variedade cereja descrita amadurecem precocemente. Ela começa a dar frutos por 3-4 anos.
Produção
A produtividade da safra é em média 73 centners por hectare. E uma árvore pode trazer cerca de 30 kg de cerejas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Shpanka Bryanskaya não requer polinização cruzada com outras árvores, pois é autofértil. Mesmo uma única árvore em crescimento dará frutos. Porém, quando a safra é cultivada na companhia de diferentes cerejeiras, a colheita é mais abundante.
Aterrissagem
Em climas quentes, o plantio de cerejas pode ser realizado no outono, cerca de 1 mês antes da primeira geada. Via de regra, estamos no final de setembro ou no início de outubro. Na região Centro e ao Norte, onde o clima é mais frio, é melhor plantar uma árvore na primavera, para que ela tenha tempo de ficar mais forte e enraizar antes do inverno.
Crescendo e cuidando
A tecnologia agrícola da cultura descrita é bastante simples, como para todas as cerejas. Contém atividades como alimentação, formação de copas, prevenção e controle de enfermidades e pragas de insetos. O principal é que em invernos especialmente gelados, o solo sob o tronco fica coberto de neve. Se não houver neve, você precisará cobrir o solo ao redor do tronco com uma cobertura morta de 10 centímetros, que pode ser usada como serragem, folhas mortas e muito mais. É importante para a planta que o sistema radicular não congele.
Resistência a doenças e pragas
Shpanka Bryanskaya é resistente a todas as doenças fúngicas. Pode ser afetado por coccomicose.