Cereja Shpanka Bryansk

Cereja Shpanka Bryansk
As principais características da variedade:
  • Autores: A.I. Astakhov, M.V. Kanshina (V.R. Williams All-Russian Research Institute of Feed)
  • Ano de aprovação: 2009
  • Tipo de barril: Madeira
  • Tipo de crescimento: tamanho médio
  • coroa: oval-arredondado, elevado, de densidade média
  • Escapes: médio, reto, oliva acinzentado, nu, vertical
  • Sai: médio, oval, verde, pontiagudo, curvado para cima
  • Tamanho da fruta: média
  • Forma de fruta: redondo plano
  • Cor de fruta: luz vermelha
Veja todas as especificações

Apesar do surgimento de novas variedades de árvores frutíferas, as variedades antigas de cerejas ainda são procuradas por jardineiros amadores e profissionais. Spanka é uma variedade de cereja testada pelo tempo, que se distingue pela frutificação precoce e excelente produtividade, além de possuir muitas variedades. Portanto, Shpanka Bryanskaya é um ramo relativamente novo dela.

História de criação

A espanka é considerada uma variedade folclórica, pois não há dados exatos sobre quem era seu autor quando surgiu. Presumivelmente, a cultura surgiu na virada dos séculos XIX-XX. (mas há evidências de que cerca de 2 séculos atrás) através da polinização cruzada natural de cerejas e cerejas. Não há dados de quais variedades o híbrido foi obtido, mas há a hipótese de que a seleção tenha ocorrido em decorrência de uma mutação natural.

Inicialmente, a cultura apareceu na vastidão da Ucrânia, mas depois rapidamente começou a se espalhar para os territórios vizinhos: Moldávia e arredores ao sul da Rússia. Hoje, um nome como Shpanka inclui muitas variedades que se espalharam em diferentes regiões e países. A variedade foi zoneada com sucesso para a região de Moscou e a região do Volga. Algumas variedades de Shpanki crescem bem até na Sibéria e nos Urais.

O trabalho de reprodução continua a melhorar as características do híbrido popular, como resultado do qual variedades separadas de Shpanki como Dwarf, Rannyaya, Shimskaya, Large-frutited, Donetsk, Bryansk foram obtidas.

Shpanka Bryanskaya é a variedade mais jovem. Ele apareceu graças aos esforços dos criadores domésticos A.I. Astakhov, M.V. Kanshina. O trabalho foi realizado com base no V.R. Williams All-Russian Research Institute of Feed. O pedido de admissão foi apresentado em 2006. E já em 2009, a variedade foi incluída nas listas do Registro Estadual da Federação Russa e zoneada para a Região Central.

Descrição da variedade

A árvore de tamanho médio de Shpanki Bryanskaya tem 4 m de altura e a copa é compacta, pouco densa e oval-arredondada. A cor dos rebentos é acinzentada-azeitona, crescem na vertical, não apresentam pubescência. As folhas são ovais, de cor verde. As lâminas das folhas são curvadas para cima, bem pontiagudas, com bordas serrilhadas duplas. A vida útil de uma árvore dessa variedade é de um quarto de século.

Características da fruta

Os frutos de Shpanki Bryanskaya são pequenos, apenas 4 g, e o formato é achatado e redondo. Os bagos são coloridos com um leve tom de vermelho, a polpa é cremosa, o suco é rosa transparente. As cerejas estão presas a talos espessos. O osso de tamanho médio da polpa sai facilmente.

Qualidades de sabor

Berries Shpanki Bryanskaya doce e azedo, pontuação de degustação de 3,7 pontos. As frutas, embora consideradas universais, são mais adequadas para enlatamento. Composição da fruta:

  • matéria seca - 12,9%;
  • açúcar - 8,7%;
  • ácidos - 1,1%;
  • vitamina C - 13,1 mg /%.

Amadurecimento e frutificação

Os frutos da variedade cereja descrita amadurecem precocemente. Ela começa a dar frutos por 3-4 anos.

Ao cultivar cerejas em seu site, você precisa conhecer algumas das características da frutificação. Após o plantio, a cerejeira geralmente não dá frutos nos primeiros anos. Em condições favoráveis, essa cultura pode frutificar em 2 ou 3 anos. No entanto, muitas vezes você tem que esperar de 4 a 5 anos.

Produção

A produtividade da safra é em média 73 centners por hectare. E uma árvore pode trazer cerca de 30 kg de cerejas.

Autofertilidade e necessidade de polinizadores

Shpanka Bryanskaya não requer polinização cruzada com outras árvores, pois é autofértil. Mesmo uma única árvore em crescimento dará frutos. Porém, quando a safra é cultivada na companhia de diferentes cerejeiras, a colheita é mais abundante.

Aterrissagem

Em climas quentes, o plantio de cerejas pode ser realizado no outono, cerca de 1 mês antes da primeira geada. Via de regra, estamos no final de setembro ou no início de outubro. Na região Centro e ao Norte, onde o clima é mais frio, é melhor plantar uma árvore na primavera, para que ela tenha tempo de ficar mais forte e enraizar antes do inverno.

Para a sobrevivência garantida de uma muda de cereja em uma casa de verão, todos os requisitos básicos devem ser estritamente observados durante o plantio. É necessário determinar corretamente o momento do plantio, escolher corretamente uma muda, preparar uma cova de plantio.
A enxertia de cereja é uma técnica agrícola, durante a qual um fragmento da planta é transferido para outro para se obter uma nova safra com características e propriedades próprias. Durante o procedimento, a parte aérea de uma árvore é emendada com um fragmento de outra cultura. Isso aumentará o rendimento da cerejeira e também aumentará sua resistência a doenças e pragas.

Crescendo e cuidando

A tecnologia agrícola da cultura descrita é bastante simples, como para todas as cerejas. Contém atividades como alimentação, formação de copas, prevenção e controle de enfermidades e pragas de insetos. O principal é que em invernos especialmente gelados, o solo sob o tronco fica coberto de neve. Se não houver neve, você precisará cobrir o solo ao redor do tronco com uma cobertura morta de 10 centímetros, que pode ser usada como serragem, folhas mortas e muito mais. É importante para a planta que o sistema radicular não congele.

Uma das chaves para uma boa colheita de cereja é o cuidado adequado, uma das etapas obrigatórias é a poda. A poda é um dos procedimentos mais simples e não requer muitas ferramentas e tempo. Após o procedimento, a cerejeira redistribui parte significativa de sua vitalidade para a formação de um cultivo, que se torna melhor e mais estável.
Para uma frutificação abundante e um crescimento bem-sucedido, a cerejeira deve ser alimentada. A cereja exige muito da qualidade da alimentação. Para isso, você pode usar misturas orgânicas e minerais. Em cada fase da estação de crescimento de uma árvore frutífera, ela precisa de diferentes microelementos.

Resistência a doenças e pragas

Shpanka Bryanskaya é resistente a todas as doenças fúngicas. Pode ser afetado por coccomicose.

As cerejas são encontradas em quase todos os canteiros de jardim. E se todos os anos ela agrada com uma colheita abundante de frutos grandes e doces, então surge a pergunta sobre a reprodução de uma variedade tão eficaz. A cereja pode ser propagada por estacas, sementes, estratificação, enxerto, brotos. Cada um dos métodos tem suas próprias características.
Características principais
Autores
A.I. Astakhov, M.V. Kanshina (V.R. Williams All-Russian Research Institute of Feed)
Ano de aprovação
2009
Visualizar
comum
Compromisso
universal
Rendimento médio
73 c / ha
Transportabilidade
baixo
Madeira
Tipo de barril
Madeira
Tipo de crescimento
tamanho médio
Altura, m
4
coroa
oval-arredondado, elevado, de densidade média
Escapes
médio, reto, cinza-oliva, nu, vertical
Sai
médio, oval, verde, pontiagudo, curvado para cima
Durabilidade da madeira
20-25 anos
Fruta
Tamanho da fruta
média
Peso do fruto, g
4
Forma de fruta
redondo
Cor de fruta
luz vermelha
Pele
terno, nu
Cor da polpa
cremoso
Polpa (consistência)
tenro, suculento
Gosto
doce e azedo
Cor do suco
cor de rosa
Tamanho do osso
média
Separabilidade do osso da polpa
Boa
Composição de frutas
matéria seca - 12,9%, açúcar - 8,7%, ácido - 1,1%, vitamina C - 13,1 mg /%
Degustação de frutas frescas
3,7 pontos
Crescente
Autofertilidade
fértil
Resistência de inverno
Boa
O solo
fértil, drenado, franco-arenoso, com acidez neutra
Localização
com luz natural o dia todo, calma
Regiões em crescimento
Central
Resistência a doenças fúngicas
Boa
Resistência à coccomicose
baixo
Maturação
Maturidade precoce
por 3-4 anos
Período de amadurecimento
cedo
Avaliações
Não há comentários.
Variedades populares de cereja
Cereja alice Alice Cereja antracite Antracite Cherry Ashinskaya Ashinskaya Cereja Vladimirskaya Vladimirskaya Sobremesa de cereja morozova Sobremesa Morozova Duque ivanovna Duque ivanovna Enfermeira duque Enfermeira duque Noite do duque Noite do duque Duque espartano Duque espartano Duke Wonder Cherry Duke Wonder Cherry Cherry Zhukovskaya Zhukovskaya Rainha cereja rainha Cherry Lyubskaya Lyubskaya Farol da Cereja Farol Cherry Youth Juventude Cherry Morozovka Morozovka Cereja natalie Natalie Novela de Cereja Novella Cherry Spark Cintilação Cherry Podbelskaya Podbelskaya Vocação cereja Vocação Cherry Putinka Putinka Cherry Radonezh Radonezh Tamaris cereja Tamaris Cherry Turgenevka Turgenevka Cherry Kharitonovskaya Kharitonovskaya Cherry Black grande Preto grande Cherry Blackcork Blackcork Cherry Shokoladnitsa Menina chocolate Cherry Generous Generoso
Todas as variedades de cerejas - 82 unid.
Outras culturas
Variedades de damasco Variedades de damasco Variedades de ameixa cereja Variedades de ameixa cereja Variedades de berinjela Variedades de berinjela Variedades de uva Variedades de uva Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de mirtilo Variedades de mirtilo Variedades de ervilha Variedades de ervilha Variedades de pêra Variedades de pêra Variedades de amora Variedades de amora Variedades de madressilva Variedades de madressilva Variedades de morango (morango) Variedades de morango (morango) Variedades de abobrinha Variedades de abobrinha Variedades de repolho Variedades de repolho Variedades de batata Variedades de batata Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de cebola Variedades de cebola Variedades de framboesa Variedades de framboesa Variedades de cenoura Variedades de cenoura Variedades de pepino Variedades de pepino Variedades de pêssego Variedades de pêssego Variedades de pimenta Variedades de pimenta Variedades de salsa Variedades de salsa Variedades de rabanete Variedades de rabanete Variedades de rosa Variedades de rosa Variedades de beterraba Variedades de beterraba Variedades de ameixa Variedades de ameixa Variedades de groselha Variedades de groselha Variedades de tomate Variedades de tomate Variedades de abóbora Variedades de abóbora Variedades de endro Variedades de endro Variedades de couve-flor Variedades de couve-flor Variedades de cereja Variedades de cereja Variedades de alho Variedades de alho Variedades de maçã Variedades de maçã

Cozinha

Quarto

Mobiliário