- Autores: A.F. Kolesnikova, M.V. Mikheeva, T.A. Trofimova (Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento de Culturas de Frutas)
- Apareceu ao cruzar: Bens de consumo preto x Lyubskaya
- Ano de aprovação: 1996
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: piramidal reverso, compacto, elevado, densidade média
- Escapes: médio, reto, marrom, com um tom cinza
- Sai: obovado, verde, fosco
- Flores: em forma de sino, branco
- Tipo de floração e frutificação: misturado
De acordo com a classificação europeia, a cereja Shokoladnitsa pertence aos cheesecloths - variedades com uma cor de fruta escura e suco colorido. Esta variedade baixa é caracterizada por rendimentos ainda elevados e excelente sabor a fruta, o que lhe rendeu popularidade entre os jardineiros domésticos.
História de criação
A variedade de cereja Shokoladnitsa foi criada no Instituto de Pesquisas Russas para Melhoramento de Culturas Frutíferas na Região de Oriol. Os especialistas em reprodução estavam envolvidos em criadores Kolesnikova, Trofimova, Mikheeva.
Para obter uma nova variedade, foi realizado um trabalho de cruzamento de duas espécies conhecidas. Um deles - Bens de consumo preto, cereja espessa para sobremesa, criado pelo próprio Michurin. Outra espécie parental foi a representante da seleção popular, conhecida desde o século retrasado - Lyubskaya. O fabricante de chocolate, que passou nos testes de variedade, foi adicionado ao Registro Estadual da Federação Russa em 1996, após o que foi recomendado cultivá-lo na Região Central da Rússia.
Descrição da variedade
As cerejeiras fracas da variedade descrita não crescem mais de dois metros e meio. A coroa lembra uma pirâmide invertida em sua forma. O tronco apresenta uma tonalidade castanha da casca, notando-se uma camada cinzenta nos rebentos. A folhagem é verde fosca. As inflorescências são umbeladas, geralmente com 3 botões em cada.
Características da fruta
Drupes Shokoladnitsa são redondos, 1,7-1,9 cm de diâmetro e pesando 3,5 gramas. A casca das cerejas é cor de vinho escura, quase preta, razão pela qual a variedade recebeu esse nome. A consistência da polpa é bastante suculenta, um pequeno osso (0,28 gramas) está bem separado da polpa. Se você esmagar uma cereja, um suco de coloração vermelho escuro aparecerá.
Qualidades de sabor
As bagas têm um sabor doce e azedo. Os provadores avaliaram as frutas frescas maduras de Shokoladnitsa em 3,8-4 pontos em cinco. A composição do produto:
- matéria seca - 18,4%;
- açúcar - 12,4%;
- ácidos - 1,64%.
Amadurecimento e frutificação
A cereja Shokoladnitsa não dará frutos durante os primeiros 3 anos de vida. Somente por 4 anos aparecerão os primeiros frutos. O período de amadurecimento da cultura é médio. A frutificação dura de 8 a 15 de julho.
Produção
O rendimento médio da cultura é de 77,9 c / ha. Os indicadores máximos foram registrados ao nível de 96,6 c / ha. Ao mesmo tempo, uma média de 11 kg de fruta pode ser obtida de uma árvore. No total, a duração da frutificação produtiva da Shokoladnitsa é de 15 anos.
Regiões em crescimento
A cultura é oficialmente regionalizada na Região Central da Federação Russa. Claro, ela é cultivada não apenas no centro, mas também em outras áreas com condições climáticas semelhantes.
Aterrissagem
O momento do plantio de uma árvore varietal de cereja varietal depende do território.Nas regiões noroeste da região Centro do país, por exemplo, na região de Leningrado, será melhor plantar a cultura na primavera. Mais perto do sul, o plantio é possível em meados do outono.
É melhor plantar cerejas Shokoladnitsa em um local aberto, não à sombra de outras culturas ou edifícios. A água subterrânea não deve ultrapassar dois metros do nível do solo. Se o solo for ácido, será necessário fazer calagem.
As mudas devem ter um ou dois anos. A cova de plantio deve ter 60 m de profundidade e meio metro de largura. Ao plantar várias árvores, é necessário manter 3 m entre elas.
A estaca de apoio é medida de 1 a um metro e meio de altura. Ao plantar uma árvore, o colar da raiz deve estar localizado acima do nível do solo. Em seguida, a muda é regada e o tronco é amarrado a um suporte.
Crescendo e cuidando
As árvores Shokoladnitsa novas recém-plantadas devem ser irrigadas muito bem e regularmente. O principal é não deixar o solo secar completamente. Caso se forme uma crosta ao redor do tronco, é necessário colocar 20 litros de líquido embaixo da árvore. As árvores maduras são regadas 2 a 3 vezes por estação e a drenagem também é organizada para elas.
Nos primeiros anos, a árvore não é fertilizada, pois a fertilização que foi introduzida durante o plantio nutre a planta. Em seguida, a árvore precisará ser alimentada com fertilizantes padrão três vezes durante a estação de crescimento: na primavera, após o derretimento da neve, na época da formação dos botões e também no final da frutificação.
A poda é um elemento importante do cuidado de Shokoladnitsa. Imediatamente após o plantio, a muda deve ser encurtada para 60 centímetros para que fiquem cerca de 5 botões no tronco. No próximo ano, ramos esqueléticos aparecerão, que também precisarão ser cortados ao nível de 5 botões. Em seguida, você deve manter a forma da coroa.
Resistência a doenças e pragas
A menina chocolate não é muito resistente a doenças e ataques de pragas. As plantas dessa variedade precisam urgentemente de prevenção. A cultura é especialmente suscetível à coccomicose e moniliose. E as cerejas também têm uma fraca resistência ao craqueamento das frutas, isso acontece com o excesso de umidade.
Requisitos de solo e condições climáticas
A cultura descrita mostra boa tolerância à seca. Isso libera o jardineiro da necessidade de regar adicionalmente a árvore no calor do verão.A resistência invernal da cultura também está em uma altitude: as cerejeiras são capazes de suportar temperaturas de até -35 graus. Portanto, eles não precisam de abrigo no inverno.