- Autores: N.I. Gvozdyukova, S.V. Zhukov
- Ano de aprovação: 1959
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: largo, elevado
- Folhagem: médio
- Sai: obovado alongado, verde escuro, brilhante
- Tipo de floração e frutificação: nos ramos do bouquet e crescimento anual
- Tamanho da fruta: abaixo da média
- Tamanho da fruta, mm: 17x18x17
Variedade Shchedraya é uma das variedades mais famosas de cerejas do mato. Resistente ao inverno e à seca, é cultivada em toda a Rússia. As bagas são consumidas frescas, utilizadas para enlatar, fazer compota de fruta e compota. Adequado para jardim e cultivo industrial.
História de criação
A subespécie foi criada pelos criadores NI Gvozdyukova, SV Zhukov com base na estação de seleção de Sverdlovsk de jardinagem como resultado da polinização livre da forma híbrida Ideal. Incluído no registro em 1959.
Descrição da variedade
A variedade é rasteira, até 2 m de altura, a copa é larga e elevada, a folhagem é média, os ramos são largos. As folhas são oblongo-obovadas, com lâmina curva, finamente serrilhada, verde escuro, brilhante. As flores são brancas, com 2 cm de diâmetro, coletadas em inflorescências de 3-4. A variedade floresce no dia 20 de maio. Resistente às geadas da primavera. A árvore tem uma vida útil de mais de 30 anos.
Características da fruta
As cerejas são de tamanho médio, pesando 3-4 g, de formato redondo, escarlate escuro, polpa suculenta e densa, caroço pequeno, destacável. A pele é brilhante, geralmente não racha. Eles têm uma aparência atraente. Os frutos colhidos com talos são armazenados por cerca de 3 semanas em local fresco e escuro com temperatura de +4 e umidade de 80%. Eles toleram bem o transporte.
Qualidades de sabor
Sabor à mesa, azedo, com aroma intenso. Teor de açúcar - 6,7%, ácidos de frutas - 1,5%, ácido ascórbico - 13,2 mg / 100 g. Pontuação de degustação - 4,4 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Começa a dar frutos 3-4 anos após o plantio, depois regularmente. A variedade é considerada tardia em termos de maturação: a vindima amadurece na segunda quinzena de agosto ou início de setembro. Amadurecendo não cozidos, os frutos silvestres muito maduros não se desintegram.
Produção
Cerca de 13-17 kg são removidos de uma árvore.
Regiões em crescimento
Adequado para cultivo em toda a Rússia.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil. Para obter uma boa colheita, é necessário o plantio de variedades polinizadoras: Maksimovskaya, Subbotinskaya, Standard of the Urals, Polevka, Mayak. Para alcançar o efeito desejado, essas espécies devem crescer a uma distância de no máximo 35-40 m.
Aterrissagem
O solo é preparado no outono: é escavado e adicionado cal. Um mês depois, regado com fertilizantes: 1 sq. m Um poço de pouso com um diâmetro de 40 cm e uma profundidade de 50 é preparado com antecedência. Eles escolhem um local claro, protegido do vento do lado norte, de preferência em uma elevação. A planta não tolera a abundância de umidade no solo: isso pode danificar as raízes.
As plantas são plantadas na primavera. A drenagem é feita no fundo do buraco, compostos orgânicos e areia são adicionados ao solo.Após o plantio, um sulco redondo é construído ao redor da árvore para irrigação, cerca de 4 baldes de água são despejados e cobertos com cobertura morta. A planta jovem é regada à medida que o solo seca 3-4 litros de cada vez.
Crescendo e cuidando
A variedade descrita é considerada despretensiosa no cuidado e resistente à seca. A falta de umidade afeta a qualidade da colheita: os frutos serão pequenos e secos. As cerejas adultas são regadas abundantemente, mas raramente, cerca de 3 vezes por temporada. Na primeira irrigação após o final da floração, 2 - durante o amadurecimento dos frutos, e em outubro realizam uma recarga de água 3 regas. Cerca de 5 baldes de água são despejados de cada vez. No tempo seco, eles são irrigados com mais freqüência.
A alimentação começa aos 3 anos. Depois que a neve derrete, fertilizantes de nitrogênio são usados, no outono - sulfato de potássio e superfosfato. Eles são alimentados com compostos orgânicos 1 vez em 2 anos, a calagem do solo é realizada a cada 5 anos.
A árvore necessita de podas formativas e sanitárias, que são realizadas anualmente após o despertar dos botões. Uma coroa totalmente formada de uma planta de cinco anos deve ter 10-15 ramos esqueléticos fortes. Em seguida, apenas a poda de desbaste é realizada. Os rebentos anuais das árvores frutíferas não são podados.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa imunidade às principais doenças da cultura, incluindo a clotterosporia. Resistência média à coccomicose e moniliose. Fracamente afetado por moscas-serras e pulgões. Para profilaxia na primavera quando aparecem os botões, e depois do final da floração são tratados com uma solução aquosa de oxicloreto de cobre, após a colheita, são borrifados com Bordeaux 1% líquido.
Requisitos de solo e condições climáticas
A espécie de cereja resistente à seca tolera facilmente um clima seco com altas temperaturas no verão. É capaz de resistir a geadas de até -45 graus, e se distingue pela alta robustez de inverno da madeira e botões. O vento frio forte e o gelo da copa são os mais perigosos para a planta. Nas regiões setentrionais, recomenda-se dobrar para baixo para o inverno e fixá-lo nesta posição, fechando-o por cima com um spunbond. A variedade não exige muito do solo. A melhor opção são solos franco-arenosos de acidez neutra.
Visão geral da revisão
A cereja agrada aos jardineiros com uma colheita generosa durante muitos anos, e muitas vezes a árvore plantada pelos pais vai para os filhos. Nem todo mundo gosta que a cereja amadureça em várias ondas. A variedade agrada a muitos com bom rendimento e despretensão. Os jardineiros substituem arbustos velhos por arbustos novos e continuam a cultivar esta variedade.