- Autores: Kolesnikova A.F., Dzhigalo E.N., Gulyaeva A.A., Mosina R.V.
- Ano de aprovação: 2013
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: choro, queda, densidade média
- Escapes: médio, arqueado, marrom-acastanhado, glabro
- Sai: obovado, pontiagudo, verde claro, enrugado, fosco
- Flores: médio, rosa, branco
- Tamanho da fruta: média
- Forma de fruta: unidimensional, arredondado
A cereja comum Putinka é uma variedade relativamente nova que chama a atenção pelo bom rendimento, versatilidade dos frutos na aplicação, boa comercialização e propriedades para o consumidor. A planta é perfeita para uso em paisagismo, muito decorativa mesmo fora do período de floração devido ao formato incomum da copa.
História de criação
A variedade é apresentada no Registro Estadual da Federação Russa desde 2013 e foi incluída depois de passar nos testes. A seleção foi realizada por especialistas do Instituto de Pesquisa de Melhoramento de Frutas da Rússia. Durante a hibridização, usamos cerejas Anthracitovaya e Excellent Venyaminova.
Descrição da variedade
Uma árvore com uma copa chorosa muito bonita cresce até 3 m de altura. Os rebentos são medianamente espessos, de comprimento curto, arqueados, pintados a castanho-acastanhado. Os ramos são nus, não pubescentes, as folhas são verdes claras, com rugas características, sem brilho. Durante o período de floração, os rebentos são cobertos por botões brancos de forma rosada, exalando um aroma delicado. O caule da Putinka é forte, reto, de diâmetro médio, alargando-se ligeiramente para as raízes.
Características da fruta
As cerejas são de tamanho médio, com pecíolos longos, o peso de cada uma pode chegar a 5,6 g Os frutos são redondos, uniformes e de bom tamanho. As frutas e a polpa são de um vermelho intensamente escuro. O caroço é médio por dentro, separa-se bem da polpa. Para o transporte, você precisa remover as cerejas um pouco mais cedo, 1-3 dias antes de estarem totalmente maduras, então elas irão tolerar bem o transporte.
Qualidades de sabor
Frutas Putinka têm uma pontuação de degustação bastante alta - 4,6 pontos. O sabor das cerejas é doce e azedo, sobremesa, muito agradável, polpa suculenta, densidade média, suco de cor viva. A variedade é perfeita para processamento, congelamento, preparação para o inverno em forma de geleia ou compotas.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação nesta cereja começa 4 anos após o plantio. O tempo de maturação dos frutos é médio, a colheita é realizada no final de julho - início de agosto. As cerejas não caem dos ramos à medida que amadurecem, são resistentes ao cozimento ao sol. Você pode colher enquanto amadurece, não ao mesmo tempo.
Produção
Quando cultivada em pomares, o rendimento médio previsto da variedade é de 79,9 c / ha.
Regiões em crescimento
Cherry é termofílica. Putinka pode ser cultivada nas condições da Região Central da Terra Negra. Também está bem adaptado à zona climática temperada. Nas regiões do norte, Putinka congela no inverno sem abrigo.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A variedade é parcialmente autofértil, mas os polinizadores são necessários para obter safras realmente abundantes.Será suficiente se uma variedade de cereja adequada for encontrada no jardim vizinho. Nessa capacidade, podem atuar Zhukovskaya, Kharitonovskaya e também cerejas Iput. A planta floresce em maio, o período de brotação leva de 7 a 14 dias.
Aterrissagem
Para plantar cerejas Putinka, você precisa escolher áreas ensolaradas e bem iluminadas. A proteção contra o vento é opcional, mas o morro deve ser erguido artificialmente se não houver maneira de remover as plantas do lençol freático de outra forma. No sul, o plantio de outono é possível. Mas em regiões de uma zona climática temperada, é melhor escolher a primavera com estes objetivos, a partir da 2ª década de abril.
Crescendo e cuidando
Putinka é uma variedade bastante despretensiosa. Ela precisa organizar uma irrigação moderada ao longo do contorno do círculo próximo ao caule, trazendo cerca de 10-15 litros de cada vez, mas apenas em calor extremo. Hidrate a zona radicular à noite. A rega para completamente 2 semanas antes da colheita.
A alimentação abundante das árvores não é necessária. Matéria orgânica sazonal, excrementos de pássaros ou esterco podem ser adicionados periodicamente. Uma coroa não muito densa cresce mal. Se começar a engrossar no tronco, faz-se a poda, encurtando-se os brotos para 40 cm e a retirada sanitária dos ramos doentes e férteis no outono.
Resistência a doenças e pragas
Putinka pertence às cerejas que são relativamente resistentes ao desenvolvimento de doenças e pragas. A árvore está bem protegida de fungos. Praticamente não adoece até em climas úmidos. A variedade é resistente à moniliose, coccomicose. Esta combinação é incomum, praticamente não encontrada em outras variedades de cerejas, portanto, Putinka é de particular interesse para jardineiros e agrônomos profissionais.
Requisitos de solo e condições climáticas
A resistência de inverno desta variedade é boa, brotos e botões de frutas não congelam sem abrigo quando as temperaturas atmosféricas caem para -35 graus. As árvores crescem bem em solos férteis e bem drenados. A variedade é relativamente resistente à seca, com um estabelecimento de calor de curto prazo, não aumenta a taxa de irrigação. A alta temperatura combinada com a falta de umidade é perigosa apenas durante a floração, bem como durante a formação dos frutos.
Visão geral da revisão
Apesar de Putinka ter aparecido no mercado doméstico de hortas há relativamente pouco tempo, muitos residentes de verão já conseguiram colher mais de uma safra dela. As frutas são as mais avaliadas, são saborosas e doces, e a acidez, segundo as avaliações, não é muito sentida. Jardineiros apontam para o cuidado completo e descomplicado - a árvore requer atenção mínima para si mesma, tolera bem os caprichos do clima, não cresce muito.
Putinka tem algumas desvantagens. A árvore praticamente não adoece, cresce bem. A única desvantagem é a tendência de as frutas maduras se danificarem. Eles são reciclados o mais rápido possível para evitar o esmagamento durante o armazenamento.