- Sinônimos de nomes: Gota de orvalho
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: espesso, esférico
- Sai: verde, oval
- Flores: cor de rosa
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: redondo plano
- Cor de fruta: bordô com brilho cereja
- Peso do fruto, g: até 6
Cereja Os criadores do Instituto de Pesquisa de Culturas Frutíferas receberam sua vocação pelo cruzamento da variedade de sobremesa Melitopol e Samsonovka. Aconteceu na década de 80 do século passado. O híbrido criado artificialmente provou-se imediatamente bem entre especialistas e jardineiros amadores. No início, a variedade se enraizou no território da Ucrânia e Bielo-Rússia, depois passou a ser procurada na Rússia. Devido à sua despretensão e colheita de alta qualidade, as cerejas ainda são ativamente cultivadas.
Descrição da variedade
A variedade possui uma série de características únicas, sendo as mais importantes a excelente resistência ao gelo combinada com a maior capacidade regenerativa. Além disso, as cerejas desta variedade têm excelente saúde e forte imunidade. Tolera bem a seca. A descrição externa possui as seguintes características:
- variedade semi-anã, a altura varia de 2,3 a 2,5 m;
- a copa tem formato arredondado, muito espessada, necessita de podas regulares;
- a casca é marrom-escura, bastante lisa;
- a folhagem da árvore está bem nivelada, a folhagem é grande;
- a cor do prato é verde, a forma lembra uma elipse, a base é redonda e o topo é pontiagudo;
- as bordas da placa são crenadas serrilhadas, a superfície é de tipo fosco, com veios;
- pecíolo padrão, não pigmentado.
A variedade vocacional tem as seguintes vantagens:
- alto nível de produtividade;
- excelentes qualidades de degustação;
- a árvore é compacta, não se espalha;
- frutas amadurecem cedo;
- imunidade forte.
Entre as desvantagens significativas, podemos citar apenas a autoesterilidade da cereja.
Características da fruta
As cerejas desta variedade são arredondadas, mas ligeiramente comprimidas nas laterais. Os frutos são grandes, o peso varia de 5 a 6 g, a cor da casca é bordô, a cereja brilha lindamente. A polpa é densa, mas muito suculenta. O caroço é pequeno, separa-se da polpa com muita facilidade, sem esforço. A composição das bagas é a seguinte:
- fibra - cerca de 16%;
- açúcar - cerca de 10%;
- ácidos orgânicos - até 1%.
Existem muitos microelementos e vitaminas úteis no suco e na polpa.
Qualidades de sabor
Como a quantidade de açúcar nos bagos é considerável, eles têm um sabor bastante doce, com uma agradável nota azeda. Pontuação de degustação da Vocação - 4,6 pontos. As cerejas são ótimas para consumo fresco. Também é usado para todos os tipos de preparações: doces, compotas, bebidas alcoólicas.
Amadurecimento e frutificação
O início do amadurecimento dessa variedade é em meados de julho. Às vezes, os termos podem ser alterados levando-se em consideração as características climáticas, mas não muito. Os frutos amadurecem na mesma época, por isso a colheita é feita em pouco tempo. Após 2 ou 3 anos após o plantio, já dá para ter frutificação.
Produção
Esta variedade é de alto rendimento e os indicadores melhoram com a idade. Uma árvore de 10 anos pode produzir cerca de 30 kg de frutas silvestres. Dada a variedade semianão, o indicador é excelente. Os frutos são bastante macios e mal transportados. Para transportar em longas distâncias, é necessário retirar os bagos sem esperar a maturação final.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil, sendo necessário plantar outras variedades para polinização cruzada. As árvores são plantadas a uma distância não superior a 250 metros É muito importante que as datas de floração das variedades coincidam. Os especialistas identificaram várias das melhores variedades para a polinização do Vocação:
- Memória de Yenikeev;
- Glandular;
- Garota do chocolate;
- Juventude.
Aterrissagem
Em primeiro lugar, você precisa selecionar e comprar material de plantio. As mudas dessa variedade são vendidas com as raízes abertas ou em vasilhame. É importante avaliar a muda de acordo com os seguintes parâmetros:
- o comprimento da raiz não deve ser inferior a 20 cm;
- altura ideal - até um metro;
- o tronco e galhos estão intactos, sem danos de qualquer tipo;
- não há formações secas ou escuras nas raízes.
Mudas de vocação são embebidas em uma composição fungicida para evitar o apodrecimento do sistema radicular. Esta variedade pode ser plantada na primavera e no outono. Se a região tem invernos frios, o ideal é escolher o período da primavera. Isso evitará a morte de uma planta jovem em geadas severas. É muito importante encontrar um bom local de pouso. Deve estar bem iluminado e protegido do vento. O nível do lençol freático é de pelo menos 2 metros.
É importante escolher um lugar para que não haja framboesas, groselhas ou groselhas por perto. Não plante soleiras ou árvores com raízes fortes ao lado das cerejas. Bons vizinhos incluem madressilva, ameixa cereja, ameixa, cereja doce e outras variedades de cereja. Para evitar o apodrecimento das frutas, você pode plantar um sabugueiro nas proximidades.
O plantio de árvores é realizado de acordo com o método padrão. Após o plantio, as mudas são regadas e cobertas com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
Cuidar de cerejas dessa variedade não requer conhecimentos agrotécnicos sérios. Mas há medidas necessárias a serem tomadas.
- Hidratante. Esta variedade é resistente à seca, por isso tolera a ausência de rega com calma. Mas se você não quer perder na produção, deve levar em consideração as condições climáticas e garantir uma rega regular. Certifique-se de que não haja alagamento, caso contrário, a permeabilidade do ar diminuirá e a planta piorará. Lembre-se de soltar o solo para que a umidade não fique estagnada. As ervas daninhas também são removidas sem falha.
- Fertilizante. Como na hora do plantio a fertilização é abundante, no primeiro ano a árvore não precisa ser alimentada. A partir do segundo ano, são introduzidas composições minerais anualmente, matéria orgânica - uma vez a cada 2 anos. Uma muda de dois anos precisa de 100 g de ureia sob o tronco, uma de três anos - 200 g. Uma de quatro anos precisa de 200 g de ureia na primavera, e no outono as misturas de potássio e fósforo são introduzido no solo escavado. A partir dos cinco anos de idade, 200 g de nitrato de amônio são injetados sob o tronco na primavera, potássio e fósforo são administrados no outono. Não se esqueça do húmus a cada 2 anos.
- Poda. Este procedimento é realizado regularmente assim que a coroa começa a engrossar. A poda é necessária não apenas para evitar o espessamento, mas também para prevenir fungos. Também este melhora a qualidade dos frutos. A poda é realizada na primavera, antes de os botões florescerem, em cerca de duas semanas. É necessário cortar todos os ramos secos, danificados, tecidos, voltados para dentro em direção ao tronco.
- Preparando-se para o inverno.Depois que a folhagem cai, ela deve ser recolhida, o solo deve ser regado o mais abundantemente possível - cerca de 10 litros por tronco. Depois de absorver a umidade, o solo é coberto com palha, serragem. Não se esqueça de caiar o barril com vitríolo e cola PVA. Isso permitirá proteger a planta da geada e dos roedores.