- Autores: Estação de jardinagem experimental de Rossoshan
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: médio, vigoroso
- coroa: redondo, ligeiramente levantado, grosso
- Sai: tamanho médio brilhante
- Flores: tamanho médio
- Tipo de floração e frutificação: nas sessões de fotos do ano passado
- Tamanho da fruta: média
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: cereja escura
Uma das subespécies de cereja mais produtivas hoje é a variedade técnica Prima. A cultura foi obtida, como muitas outras variedades de sucesso, na estação de jardinagem experimental de Rossoshan, conhecida por muitos residentes de verão.
Descrição da variedade
A cereja Prima desenvolve-se em forma de árvore, a planta é de tamanho médio, pode atingir 3,5 m de altura e a copa tem o formato de uma bola, embora seja bastante densa. As bagas amadurecem com os brotos do ano passado.
Características da fruta
Cerejas de tamanho médio geralmente pesam 3-4 gramas. Eles se distinguem por sua forma arredondada, pele de cereja escura e polpa vermelho-escura. O osso, bem separado dele, é de tamanho médio.
Qualidades de sabor
A polpa da cereja é bastante densa, doce, azeda, suculenta, muito agradável ao paladar. O suco tem a mesma cor da polpa - vermelho escuro. Atendendo à finalidade técnica, as frutas são na maioria das vezes processadas para diversos tipos de produtos caseiros. E conseguem: todas as iguarias são muito saborosas e aromáticas.
Amadurecimento e frutificação
Prima pertence ao grupo das cerejeiras com amadurecimento tardio, a sua frutificação cai aproximadamente nos últimos 5 dias do mês de julho. Uma característica distintiva da casta é que os frutos da cereja descrita podem ficar pendurados nos ramos durante muito tempo após a maturação, até ao primeiro mês de outono, sem perder as qualidades gastronómicas. Os bagos não sofrem com o sol, mantendo a sua apresentação.
Produção
Prima é uma variedade de cereja de alto rendimento. O rendimento médio de uma árvore é de 20-25 kg, a colheita máxima pode chegar a 84 kg de frutos.
Regiões em crescimento
Cherry Prima cresce confortavelmente em climas adversos. Tolera bem o calor, secas prolongadas, geadas severas e invernos com neve. Graças a essas qualidades, a cultura é cultivada em absolutamente todas as regiões do país.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é fértil. Os polinizadores de Prima podem ser outras variedades de cereja, como:
- Vladimirskaya;
- Lyubskaya;
- Shubinka.
Aterrissagem
Basicamente, o plantio da cultura é realizado na primavera, e para isso é melhor usar mudas com 1 ano de idade, enxertadas. Vale a pena escolher árvores com sistema radicular bem desenvolvido. A coroa é aparada em dimensões de 50-70 centímetros.
O solo para as cerejas Prima deve ser fértil. É muito importante que tenha uma boa permeabilidade ao ar e à água. Não é recomendado plantar Prima onde o lençol freático é próximo. Portanto, o local deve ser tal que a precipitação não se prolongue ali (ou seja, em uma colina), caso contrário as raízes ficarão molhadas.
Cherry Prima é capaz de crescer rapidamente e sombrear as plantas que crescem nas proximidades, neste sentido, a distância para as culturas próximas que crescem no local deve ser adequada.As árvores precisam de muita luz, então escolha uma área que receba luz solar total durante o dia. Entre as próprias cerejas, resta um intervalo de 1-2 metros.
Crescendo e cuidando
Recomenda-se que as partes mais baixas das árvores jovens (tronco, galhos abaixo) sejam cobertas para o inverno. Isso ajudará a evitar danos por vários roedores. No entanto, uma árvore adulta (a partir dos 4-5 anos) já tem um tronco bastante grosso e não precisa de proteção. Nenhum roedor pode danificá-lo.
Uma vez a cada 3 anos, uma poda rejuvenescedora é prescrita para as cerejas primaveris para estimular o surgimento de brotos jovens. A poda de desbaste deve ser feita regularmente. É importante observar onde os galhos estão crescendo e moldá-los de modo que cresçam horizontalmente, não para cima. Além disso, os galhos que crescem em altura não apenas complicam a colheita, mas também tornam a planta mais fraca.
Como todas as variedades de cereja, Prima responde com gratidão à irrigação regular, bem como ao suporte nutricional.