- Autores: S.V. Zhukov, E.N. Kharitonova (Instituto de Pesquisa Genética e Melhoramento de Plantas de Fruta da Michurin All-Russian)
- Ano de aprovação: 1985
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: ampla piramidal, densidade média
- Folhagem: médio
- Escapes: marrom esverdeado, de espessura média, curvo, com internódios longos
- Sai: grande, verde escuro, oval, ligeiramente enrugado, fosco, pubescente médio abaixo
- Flores: grande, branco
- Tamanho da fruta: ampla
A variedade de memória Vavilov não é uma variedade nova. Difere em boa resistência à geada e imunidade, tolera perfeitamente clima quente e mudanças repentinas no clima. A safra é consumida in natura, enlatada, congelada e seca. As cerejas são usadas para crescer em um pomar e para criar belas composições de paisagem ao redor da casa. Adequado para cultivo industrial.
História de criação
A variedade foi cultivada com base no Instituto de Pesquisa Genética e Melhoramento de Plantas Frutíferas da Rússia em homenagem a I. I. V. Michurin pelos criadores S. V. Zhukov, E. N. Kharitonova. Incluído no Registro do Estado em 1985.
Descrição da variedade
A árvore é vigorosa, atinge uma altura de 4-5 m, com uma copa piramidal larga de médio espessamento. A casca do tronco é castanho-acinzentada, surgem fissuras com a idade. Os ramos são castanho-esverdeados, curvos, não muito grossos. As folhas são largas, elípticas, com ponta pontiaguda, mate, verde-escuro, pubescente embaixo, borda serrilhada. As flores são grandes, com até 4,5 cm de diâmetro, brancas ou rosadas, isoladas ou coletadas em inflorescências de 2-3 pcs. A cereja floresce cedo, mas o período de floração é influenciado pelas condições meteorológicas e pelas características do clima da região de cultivo. Cresce bem em diferentes porta-enxertos. A espécie é caracterizada por alta regeneração. A árvore vive cerca de 30 anos.
Características da fruta
As cerejas são grandes, pesando 3,6-4,3 g, arredondadas, cor de vinho, a polpa é densa e suculenta, o caroço é grande, bem separado. É conveniente transportar bagas em longas distâncias. A uma temperatura de +14 graus, eles podem ser armazenados por algumas semanas, eles podem ser mantidos na geladeira por até 2 meses.
Qualidades de sabor
Sabor doce e azedo, refrescante, teor de açúcar - 12,19%, vitamina C - 21,65 mg por 100 g. Pontuação de degustação - 4,3 pontos.
Amadurecimento e frutificação
As cerejas começam a frutificar 4 anos após o plantio. É considerada meia-temporada em termos de amadurecimento. Os bagos amadurecem na mesma altura, cerca de 15 a 25 de julho. Em climas do sul, você pode colher já no final de junho.
Produção
13-16 kg são removidos de uma árvore adulta, em anos favoráveis - 20-22 kg.
Regiões em crescimento
A espécie é recomendada para plantio nas regiões da Terra Negra Central e do Baixo Volga da Rússia. Pode ser cultivada ao longo da faixa do meio e em climas do sul. Não é aconselhável plantar a variedade na Sibéria e nas regiões mais ao norte.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
É uma espécie autofértil. Se você plantar cerejas Turgenevka ou Rovesnitsa como polinizadores, pode esperar uma boa colheita.
Aterrissagem
A safra pode ser plantada no outono e na primavera. Para uma muda, opta-se por uma área bem iluminada em uma elevação, protegida dos ventos, próxima a um muro ou cerca em branco. As mudas são colocadas umas das outras e de outras fruteiras a uma distância de 4 m. A água subterrânea deve estar localizada a não menos de 2 m da superfície do solo. A variedade não é plantada ao lado de macieiras.
O poço é feito de 60x60 cm de tamanho e com uma profundidade de cerca de 80 cm, 2-3 baldes de água são despejados dentro.O solo do jardim da cova é misturado com húmus, estrume, cinza de madeira, superfosfato (40 g) e cloreto de potássio (20 g) são adicionados. No plantio, o colo da raiz é deixado 6 a 7 cm acima do solo, caso contrário, a seqüência de trabalho é padrão, como para as demais cerejeiras.
Água após desembarque com 3 baldes de água decantada, cobertura morta com húmus. Após o plantio, a rega é realizada semanalmente, 1 balde cada, em caso de seca severa, aumentar para 2 baldes. No final do ano, as mudas são cortadas, deixando de 5 a 7 brotos fortes. Para o inverno, as árvores jovens são protegidas da geada.
Crescendo e cuidando
A variedade Pamyati Vavilov distingue-se pela sua despretensão e pela capacidade de se adaptar a quaisquer condições. Recomenda-se que uma árvore adulta seja regada pelo menos 3 vezes durante a temporada. A primeira vez é regada após o final da floração, a segunda vez - enquanto as bagas estão sendo derramadas. A última irrigação será com carregamento de água, realizada no início de outubro. No verão quente, a água não é mais frequente do que uma vez por semana, uma vez que a cereja não tolera o alagamento do solo. Eles pegam a água sedimentada, despejando-a não sob a raiz, mas em um sulco ao longo do diâmetro do círculo do tronco. O solo é solto, as ervas daninhas são removidas e a palha é colocada.
Não vale a pena alimentar árvores jovens se fertilizantes forem aplicados durante o plantio. A fertilização pela primeira vez é aplicada 3 anos após o plantio. No início da primavera, eles são alimentados com misturas orgânicas contendo nitrogênio e, no outono, ao cavar, são adicionadas composições de potássio seco e fósforo (não mais do que 50 g por planta).
A variedade é recomendada para ser podada anualmente na primavera, no final de março, nas áreas mais frescas - em abril. A poda formativa é recomendada para a cultura: você pode organizar a coroa em forma de bola ou pirâmide. Além disso, é imprescindível realizar desbastes e podas sanitárias.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem alta imunidade à coccomicose. Ela tem uma resistência média à moniliose, portanto, para prevenção, os ramos são tratados com sulfato de cobre ou líquido bordalês no final de março. Quando aparecem os primeiros sinais de uma doença fúngica, os rebentos começam a secar, sendo recomendado cortá-los com uma parte dos tecidos sãos de 10 cm. O corte é queimado com permanganato de potássio e depois tratado várias vezes com um fungicida.
A cultura quase não é atacada por roedores e outras pragas por causa da casca amarga específica.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade tem boa resistência de inverno, a cerejeira tolera facilmente temperaturas de até -25 graus. As plantas são branqueadas para o inverno, a área da raiz é coberta com húmus e feno, o tronco é isolado com ramos de abeto.As árvores jovens são totalmente cobertas com fibras agrícolas para o inverno. A cereja em memória de Vavilov tem alta resistência ao calor, tolera mudanças climáticas e de temperatura e pode crescer em uma pequena sombra. Os solos são franco-argilosos e arenosos adequados, de acidez neutra.