- Autores: Kolesnikova A.F., Dzhigadlo E.N., Zhdanova G.B., Trofimova T.A., Zavyalova A.V.
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: crescimento rápido, propagação, globular, densidade média
- Folhagem: Forte
- Escapes: reto, marrom, nu
- Sai: obovado, verde escuro, liso, brilhante
- Tipo de floração e frutificação: em ramos de buquê e crescimentos anuais do ano passado
- Tamanho da fruta: média
Eaglet é uma variedade despretensiosa de cereja intermediária. A principal vantagem da variedade são seus grandes indicadores de rendimento. A águia é excelente para cultivo industrial intensivo.
História de criação
A águia foi obtida graças aos esforços de A.F. Kolesnikova, E.N. Dzhigadlo, G.B. Zhdanova, T.A. Trofimova. e Zavyalova A.The. A seleção ocorreu no Instituto Russo de Pesquisa de Melhoramento. No decorrer do trabalho, usamos a polinização livre da variedade de cereja Zhukovskaya. Desde 2001, a variedade se espalhou amplamente por toda a região central da Terra Negra. Cherry tem um propósito universal.
Descrição da variedade
A cereja Orlitsa é uma árvore de até 3 metros de altura. A cultura é de tamanho médio. A casca tem uma tonalidade castanha e é lisa. Filhos retos e nus, de espessura média, não muito longos. A coroa é espalhada, esférica, moderadamente espessada. Ele se desenvolve muito rapidamente.
A folhagem lisa verde escura cobre os ramos abundantemente. As placas das folhas são obovadas e brilhantes. A base das folhas parece uma cunha larga, as bordas são recortadas.
Três pequenas flores brancas são formadas em cada inflorescência. As flores têm corolas abertas. Suas xícaras são estreitas e arredondadas.
Características da fruta
As cerejas Eagles médias amadurecem nos brotos e ramos do bouquet do ano passado. Os frutos têm formato de coração e pesam em média 3,5 gramas. A cor da casca e da fruta é representada por um tom vermelho escuro. A polpa das cerejas é bastante suculenta, de densidade média. A massa da pedra é de 0,28 g, ela se afasta muito bem da polpa. A separação das cerejas é média. O aparecimento do fruto foi estimado em 4,2 pontos.
Qualidades de sabor
As cerejas desta variedade foram avaliadas em 3,8 pontos no sabor. É doce e azedo, harmonioso. Os frutos refrescam bem com o calor, têm um final de boca delicado.
Amadurecimento e frutificação
No 4º ano após o plantio, a Águia amadurece pela primeira vez. Se florescer antes do tempo, recomenda-se colher as inflorescências. A floração ocorre entre 15 e 20 de maio, e os frutos podem ser colhidos no dia 20 de julho. Em termos de tempo, a variedade é meio tarde.
Produção
A águia é uma cultura bastante produtiva. Em média, 93 centners de cerejas são colhidos por hectare de solo, e os melhores indicadores são 284,4 centners por hectare.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cereja é apenas parcialmente polinizada, então variedades companheiras serão necessárias. Os criadores recomendam o plantio de árvores próximas, como Turgenevka, Rovesnitsa, Vladimirskaya, Shokoladnitsa.
Aterrissagem
Para o desembarque, as águias escolhem zonas ativamente iluminadas pelos raios solares. O solo deve ser fértil, bem drenado. A melhor escolha é um substrato franco-arenoso claro, mas franco-arenoso também funciona. Os valores de acidez são reduzidos a um nível neutro com a calagem.
O plantio das mudas é realizado na primavera, enquanto as mudas com 2 anos se mostraram mais adaptadas. Antes do desembarque, são mantidos em água por algumas horas para que as raízes fiquem bem saturadas de umidade.
O solo para o plantio da Águia é sempre preparado no outono. Se a calagem foi feita, a matéria orgânica é introduzida no solo após uma semana. Na primavera, covas de plantio são cavadas, a distância entre elas é de 3 metros. A águia e seus polinizadores são plantados de acordo com o esquema 3x3m, quando em funcionamento seguem a técnica clássica de plantio. O colar da raiz não pode ser aprofundado. Após o plantio, a muda é regada, então coberta com cobertura morta e um pequeno aterro é construído ao redor dela. E também a planta precisará ser amarrada a uma estaca.
Crescendo e cuidando
As cerejas novas requerem uma boa rega, por isso irrigue as plantas à medida que o solo seca. A rega é realizada a cada 7 a 14 dias, dependendo do tempo e do clima. As árvores maduras devem ser regadas com moderação. O consumo de água será grande apenas em pontos-chave da estação de crescimento, como o crescimento dos rebentos, a floração e o início do amadurecimento dos frutos.
O curativo superior não é aplicado nos primeiros dois anos. A partir do terceiro ano de vida, a Águia já vai precisar deles. Assim que a árvore perder alguns dos ovários, o solo precisará ser fertilizado com nitrogênio. Um mês depois, formulações de fósforo-potássio são recomendadas. No outono, a matéria orgânica é introduzida a cada dois anos. Dos curativos foliares para essa variedade, recomenda-se a uréia. 50 gramas de uréia são diluídos em um balde. Deve haver pelo menos dois tratamentos, o intervalo entre eles é de uma semana. As cerejas são pulverizadas exclusivamente à noite.
Além dos procedimentos listados, a cereja Orlitsa precisa de poda. Um procedimento de mola sanitária é obrigatório. É realizado antes do início do fluxo de seiva. A moldagem também é feita na primavera. A coroa pode ter diferentes formas, fica à escolha do jardineiro. Na maioria das vezes, os brotos são podados para que a copa tenha o formato esférico correto.
Resistência a doenças e pragas
A águia é relativamente resistente à coccomicose e moderadamente resistente à moniliose. Com o uso de ferramentas sujas e cuidados inadequados, as doenças listadas podem facilmente afetar a árvore. E também as pragas podem atacá-lo: pulgões, carrapatos, mariposas.
Para evitar problemas na primavera, o Eagle é tratado com uréia (7%), é importante estar a tempo antes do início do botão.Após duas semanas, o tratamento é feito com inseticidas e enxofre coloidal. No verão use "Fufanon", bem como oxicloreto de cobre. No outono, é feita a última pulverização, para isso levam uma solução de ureia a 4%.