- Autores: A.I. Astakhov, M.V. Kanshina (Instituto de Pesquisa Russo de Tremoço)
- Ano de aprovação: 1986
- Tipo de barril: Madeira
- coroa: redondo, compacto, denso
- Escapes: médio, fino, reto, sem pubescência
- Sai: pequeno, estreito, elíptico, pontiagudo alongado, verde claro, fosco, côncavo em forma de barco
- Flores: médio, branco, taça
- Tipo de floração e frutificação: em galhos de frutas curtos
- Tamanho da fruta: média
- Forma de fruta: redondo-plano
Cherry é um visitante frequente do jardim de todos os residentes de verão. O principal é escolher uma espécie produtiva e não caprichosa que se delicie com colheitas abundantes. Isso inclui a variedade doméstica Oktava com períodos de maturação médios.
História de criação
A cerejeira Octave apareceu em 1982 graças ao trabalho de um grupo de cientistas agrícolas do Instituto de Pesquisa de Tremoço de Toda a Rússia (Astakhov A.I. e Kanshina M.V.). A safra de frutas vem sendo submetida a testes de variedades há 4 anos e, em 1986, foi incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia. Cherry é zoneada na região Central. Cherry se sente confortável em plantios intensivos.
Descrição da variedade
A árvore é curta e muito compacta. Em condições climáticas favoráveis, a cereja Oktava cresce até 150-200 cm de altura. A árvore é caracterizada por uma forma de copa arredondada, alto espessamento com pequenas folhas verdes claras, brotos eretos sem bordas e um forte sistema radicular. Em cada inflorescência, 5 a 6 grandes flores brancas são formadas. As cerejas se formam em galhos de frutas encurtados.
Características da fruta
Cherry Oktava é caracterizada como uma espécie de frutificação média. As frutas vermelhas crescem pesando 3,9 gramas, clássico formato achatado e redondo, com casca densa e brilhante, sem rigidez. A cereja madura tem uma cor cereja profunda e uniforme, próxima do preto. O pedúnculo é separado dos bagos a seco.
As cerejas têm um propósito universal - são consumidas frescas, utilizadas na culinária, em compotas fervidas, processadas em compotas, congeladas e também combinadas harmoniosamente com outras bagas e frutas. A safra colhida tolera perfeitamente o transporte de longa distância.
Qualidades de sabor
Os frutos silvestres têm um sabor rico e profundo. A polpa escura da cereja é firme, carnuda, tenra e muito suculenta. O sabor é agradável, rico-doce, com agradável acidez e sutil adstringência. Dentro da baga existe um pequeno osso, que se separa facilmente da polpa. O suco de cereja é de cor escura. A polpa contém mais de 15% de açúcares e 1% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
Octave é uma cereja com aparência meio tardia. A árvore começa a dar frutos no 3-4 ano após o plantio. O amadurecimento em massa das cerejas ocorre em meados de julho. Se você plantar cerejas na região sul, poderá saborear a colheita algumas semanas antes.
Produção
A produtividade da variedade é alta e estável. Com o cuidado adequado das cerejas, bem como em condições climáticas favoráveis, podem ser colhidos até 100 centners de frutos em 1 hectare de plantações de cereja. Em média, uma pequena árvore dá até 40 kg de cerejas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Cherry Oktava é autofértil, mas a polinização cruzada é recomendada para obter o maior rendimento possível. Para fazer isso, árvores doadoras com tempos de floração semelhantes precisam ser plantadas nas proximidades. As variedades de polinização adequadas são: Lyubskaya, Shokoladnitsa e Griot Moskovsky.
Aterrissagem
A melhor época para plantar uma muda de cereja é a primavera: final de março - início de abril. O padrão de plantio recomendado é de 4x3 metros.
Crescendo e cuidando
Você precisa plantar uma cerejeira na parte sul do jardim, onde o sol e o calor são abundantes. É importante que as plantações sejam protegidas de correntes de ar e rajadas de vento. A variedade pode ser propagada por vários métodos - sementes, porta-enxertos e métodos vegetativos.
A agrotécnica perto da árvore é simples: irrigação por gotejamento regular (após a floração, durante o derramamento dos frutos, antes do inverno), soltando o solo, aplicando fertilizantes a partir do terceiro ano de crescimento (alimentação de primavera, verão e outono), formando a copa (não em camadas), poda sanitária e rejuvenescedora de ramos, cobertura morta, bem como prevenção de doenças e ataques de pragas. Em regiões com invernos rigorosos, a proteção das árvores usando material de cobertura, abetos ou juncos será necessária. A árvore é protegida de roedores, que raramente atacam, usando métodos convencionais - as áreas danificadas são tratadas com verniz de jardim.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade da variedade é avaliada como média. É o que proporciona boa resistência a doenças como coccomicose e moniliose.
Requisitos de solo e condições climáticas
A árvore não é muito exigente com a qualidade do solo. Basta que o solo seja fofo, permeável ao ar e à umidade, fértil e com acidez neutra. A cal ajudará a nivelar a acidez. A passagem da água subterrânea deve ser profunda, pois a umidade estagnada afetará negativamente o sistema radicular da cultura.