- Autores: G.T. Kazmin (DalNIISH)
- Sinônimos de nomes: Ogonek
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: denso, amplamente oval, bastante espalhado
- Sai: ondulado, verde-acinzentado da pubescência
- Flores: rosa claro, tamanho pequeno
- Tamanho da fruta: médio e grande
- Forma de fruta: ligeiramente plano, redondo
- Cor de fruta: luz vermelha
Cereja Ogonyok é uma variedade de grande frutificação de cereja de feltro (chinesa), que se distingue pela cor vermelha brilhante dos frutos silvestres, daí o seu nome. É utilizado não só como arbusto frutífero cultivado, mas também como elemento decorativo. Na primavera, ele decora o jardim na forma de nuvens florescendo rosa pálido, e no verão - um grande número de bagas vermelhas brilhantes.
História de criação
Esta variedade foi cultivada em 1965 em um viveiro de frutas no Far Eastern Research Institute of Agriculture por um grupo de especialistas sob a liderança de G.A.Kuzmin. A cereja de feltro rosa precoce, já popular na época, tornou-se a base para a obtenção da variedade. Ogonyok foi zoneado especialmente para germinação na região do Extremo Oriente, portanto, é caracterizado por maior resistência a baixas temperaturas (até -30 ... 40 graus).
Descrição da variedade
A cereja do feltro é um arbusto perene com uma copa compacta. Altura máxima - 2 m, diâmetro da copa - até 2,2 m Os ramos antigos são de cor cinza escuro, casca descascada. Os rebentos jovens são castanho-escuros. A copa é de densidade média, os ramos frutíferos são formados aos 3-4 anos. O período de frutificação é de no mínimo 10 anos, com bons cuidados e podas regulares, pode aumentar até 20 anos.
Características da fruta
Cereja de feltro produz frutas suculentas, cujo sabor é estimado como agridoce (avaliação geral de 4,5 em 5). Os bagos são pequenos, de formato redondo e achatado, com um peso médio de 3-4 gramas. Mas o tamanho é compensado pelo número de bagas, que cobrem os ramos com uma camada densa. O pedúnculo é curto, a superfície ligeiramente pubescente, a cor é vermelha brilhante, por vezes ligeiramente pálida. Pele fina e carne grossa. O osso é pouco destacável, pesando até 1,6 gramas. Os bagos não toleram bem o transporte e não têm uma boa qualidade de conservação, pelo que devem ser processados o mais rapidamente possível após a colheita.
Qualidades de sabor
A polpa macia das bagas tem sabor agridoce. O suco tem uma agradável cor rosada. As frutas podem ser utilizadas não só frescas, mas também em preparações (compotas, sumos, tinturas, vinho). É importante notar que os bagos secam muito rapidamente, por isso, com o armazenamento prolongado, perdem o sabor.
Amadurecimento e frutificação
A cereja de feltro começa a dar frutos 2-3 anos após o plantio. Os primeiros frutos começam a amadurecer na segunda quinzena de julho (em média, 18-22). Eles conseguem sobreviver no mato quase até o final de agosto. Devido aos caules curtos, os bagos desta variedade aderem aos ramos com bastante firmeza. As bagas de cereja de feltro não se desintegram até estarem completamente secas.
Produção
O rendimento médio desta variedade é inferior ao rendimento da cereja de jardim comum.Mesmo assim, cerca de 8-12 kg podem ser coletados de cada cópia por temporada. Ao germinar em boas condições em algumas fazendas, o peso dos frutos colhidos pode chegar a 15 kg em média.
Regiões em crescimento
A variedade Ogonyok não é particularmente exigente quanto às condições de cultivo. Especialmente criado para reprodução em condições difíceis, enraíza-se tanto na Rússia central como em áreas de clima mais severo, incluindo a Sibéria, os Urais e o Extremo Oriente.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
Os ramos da cereja varietal de feltro são geralmente cobertos com muitos frutos. Esta variedade não pertence a plantas autopolinizadoras. Para a formação dos frutos é necessária a presença de outros arbustos aparentados (quaisquer variedades de cereja ou ameixa, abrunho, damasco e outros). Em casos extremos, você pode fazer com o plantio em torno dos arbustos de plantas perenes herbáceas picantes. O principal é que os períodos de floração das plantas doadoras coincidem com a floração da própria cereja.
Aterrissagem
O plantio de cereja Ogonyok cai no final de março - início de maio. O principal critério é a temperatura do ar (pelo menos +10 graus) e a ausência de geadas, que podem prejudicar os rebentos. E você também pode plantar um arbusto no outono, antes do início da geada, com uma cobertura completa do solo.
Esta cultura adora solo argiloso bem estruturado, bem como solo argiloso arenoso com uma alta porcentagem de húmus e uma reação neutra. É indesejável plantar cerejas de feltro em solo ácido, bem como em locais próximos a lençóis freáticos. Esses solos requerem uma preparação preliminar, que é desejável começar 1-2 anos antes do plantio de mudas de cereja. Para as cerejas, opta-se por áreas ensolaradas ou semi-ensolaradas, bem protegidas de rajadas de vento.
Para o plantio é feito um buraco com diâmetro e profundidade de 50-60 cm, onde solo fértil (com fertilizantes se necessário) é despejado até um terço da profundidade. Na primavera, os nutrientes concentram-se no fundo da cova, no plantio no outono, na camada superior. O sistema radicular da árvore deve ser cuidadosamente endireitado, coberto com terra e bem compactado. Após a rega (1-2 baldes, dependendo da umidade), deve-se realizar a cobertura morta, para a qual você pode usar grama ou turfa envelhecida, que é preferível.
Crescendo e cuidando
Cherry Ogonyok não exige cuidados. O cuidado principal consiste em soltar o solo, capinar e regar durante o calor prolongado. A poda oportuna é especialmente importante para cerejas de feltro. A poda anual é realizada no início da primavera (antes que os botões cresçam), deixando 10-15 dos brotos mais fortes. A poda rejuvenescedora (afinamento dos ramos do esqueleto, clareando o centro da copa), se realizada a cada cinco anos, pode estender o período de frutificação de um arbusto em 5-10 anos.
Depois que a planta atinge os três anos de idade, a fertilização deve ser realizada duas vezes por ano. Pela primeira vez logo após o término da floração. Para isso, uma mistura de um balde de composto ou húmus com adição de fertilizante de nitrogênio (30 gramas), superfosfato (70 gramas), sulfato de potássio (20 gramas) é adequada. No outono, em preparação para o inverno, fertilizantes de fósforo e potássio são aplicados ao solo. Para evitar a acidificação do solo, prejudicial à cereja, deve-se fazer a calagem a cada 5 anos.
Resistência a doenças e pragas
Apesar de sua resistência a várias doenças, esta variedade necessita de prevenção regular de doenças fúngicas e ataques de várias pragas. Para isso, é pulverizado pelo menos três vezes por temporada com soluções de fungicidas e inseticidas. O intervalo mínimo entre esses tratamentos é de 7 dias, o máximo é de um mês e meio. Além disso, a remoção oportuna de brotos infectados e o processamento dos vizinhos mais próximos na área são importantes.