- Autores: TELEVISÃO. Morozov (Instituto Russo de Pesquisa de Horticultura em homenagem a I.V. Michurin)
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: amplamente elevado, de densidade média
- Escapes: grande, verde acinzentado, com quantidade média de lentilhas
- Sai: tamanho médio, forma oval estreita, serrilhado com crista dupla, relevo liso, cor verde com brilho, sem pubescência
- Flores: grande, branco, em forma de chifre
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: arredondado, com ápice arredondado, com depressão na base do fruto
- Cor de fruta: vermelho escuro
A cereja Morozovka, que surgiu no final do século XX, é considerada uma das melhores cerejas de uma série de cerejas criadas por cientistas domésticos. O fruto, com propriedades gustativas marcantes, forte potencial de resistência a condições instáveis de cultivo e doenças, torna-o adequado para quintas e jardins privados.
História de criação
A cultura surgiu como resultado de um trabalho de pesquisa realizado por um grupo de especialistas sob a liderança de T.V. Morozova, que trabalhava no Instituto de Horticultura. Michurin. Uma muda de cereja Vladimirskaya tratada com um mutagênico químico especial foi usada como um "pai". Em 1988, a cultura foi enviada para o Teste Estadual de Variedades. O propósito da fruta é universal. O nível de transporte das bagas é bom.
É recomendado para cultivo nas regiões Noroeste, Central, Baixo Volga, Médio Volga, Norte do Cáucaso e Central Terra Negra.
Descrição da variedade
As árvores da cultura são de porte médio (até 2,5 m), com galhos fortes e altos formando copas largas e redondas e pouco densas. Nos fustes dos rebentos maduros, a casca é castanha clara e os ramos mais jovens são verde-acinzentados. Um número médio de lentilhas é formado nos brotos. As folhas são de tamanho médio, configuração oval estreita, com serrilha dupla, relevo liso, cor esverdeada brilhante, não pubescente. Os pecíolos são alongados, tons de antocianina. As flores são aumentadas, brancas, arredondadas, em forma de chifre.
As peculiaridades da propagação da cultura são brotando e por meio de mudas verdes.
As vantagens da cultura incluem:
um alto grau de resistência à coccomicose, mesmo durante os períodos de lesões em massa de cerejas de outras variedades;
nível de rendimento estável;
alto grau de resistência à seca;
excelentes propriedades gustativas de frutas;
excelentes qualidades de resistência de inverno;
compactação das árvores;
oportunidades para seu cultivo como cultura colunar;
devido ao tempo médio de floração, as colheitas podem ser obtidas mesmo nas regiões setentrionais;
disponibilidade de oportunidades de colheita mecanizada de frutas;
estabilidade das safras mesmo em condições de instabilidade climática;
boa separação das sementes da polpa.
Desvantagens:
autofecundidade da cultura;
nas regiões do norte das zonas de chernozem, os botões podem congelar sob o inverno rigoroso;
os frutos não estão muito presos aos caules, ou seja, podem cair sob a influência de ventos fortes.
Características da fruta
Os frutos são grandes (4,8-5,1 g), pela cor são classificados como griots (vermelho escuro), com cor semelhante tanto à polpa quanto ao suco. O formato dos bagos é redondo, com o topo arredondado e um pequeno orifício na base do fruto. A sutura abdominal é quase invisível, não há pontos tegumentares. A consistência da polpa é compactada, com abundância de suco. Os ossos de formato oval são de tamanho médio e são separados livremente da polpa. Uma parte significativa dos bagos é formada nos ramos do bouquet, muito menos nos incrementos anuais.
Pela composição química, os frutos são: açúcares - 10,5%, ácidos - 1,37%, ácido ascórbico - 30 mg / 100 g.
Qualidades de sabor
Na boca, o fruto é doce, doce, com um nível médio de acidez, com abundante produção de suco. Na maioria das vezes, é usado fresco, processando apenas o resto da colheita.
Amadurecimento e frutificação
O nível de maturidade precoce é bom - a fruta pode ser colhida por 3-4 anos de crescimento da árvore. O período de amadurecimento dos frutos está em nível médio - o tempo de frutificação começa na segunda década de julho, o que permite em muitas regiões de cultivo evitar o friozinho tardio, aguardando o aparecimento em massa de abelhas e outros insetos polinizadores.
Produção
O nível médio de produtividade da cultura é de 50-60 c / ha. A colheita mecanizada de bagas é possível (método de vibração).
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é fértil. Das variedades polinizadoras, destacamos o uso de Griot Michurinsky, Lebedyanskaya e Zhukovskaya.
Aterrissagem
Pelas peculiaridades das regras de plantio, a cultura não difere das demais variedades. A escolha competente do local de plantio, das plantas vizinhas e da presença de quantidade significativa de matéria orgânica no solo continua relevante.
No outono, recomendamos plantá-lo nas latitudes ao sul. Em outros lugares - no início da primavera, antes que os botões se abram. Preparamos recessos de plantio no outono.
É lógico colocar as árvores perto do lado sul da cerca ou do prédio. As encostas suaves são um bom local para desembarcar. A distância da cerca ou edifício deve ser de pelo menos 3 m. As águas subterrâneas não devem estar localizadas a menos de 2 m da borda do solo.
Os solos mais preferidos são chernozems e margas leves. Solos ácidos devem ser desoxidados com farinha de cal ou dolomita, solos densos são diluídos com areia.
As plantações de polinização e outras plantas não devem sombrear as mudas de cereja. Não recomendamos o plantio de arbustos com raízes rastejantes e de crescimento rápido (espinheiro-mar, framboesas e amoras) perto de cerejas. Os arbustos de groselha preta também se tornarão vizinhos indesejados. Nozes, carvalhos, bétulas, tílias e bordos oprimem as cerejeiras.
Após o enraizamento da cultura e o início do período de frutificação, recomendamos o plantio de plantas de cobertura do solo próximas às árvores, que irão cobrir as raízes do calor do sol e reter a umidade.
Mudas de um ano com cerca de 80 cm de altura e árvores de 2 anos de até 1,1 m com raízes bem desenvolvidas da melhor maneira.
É importante lembrar que os tons esverdeados dos fustes indicam madeira pouco madura, e a altura de 1,5 m indica a presença de adubação excessiva.
Antes do plantio, as mudas são embebidas em água por 3 horas. Árvores com raízes abertas são mantidas na água por cerca de um dia, acrescentando "Heteroauxin". Os sulcos de aterragem são preparados com 60-80 cm de diâmetro e 40 cm de profundidade. Durante o plantio, mantemos uma distância do pescoço à superfície do solo de cerca de 5-7 cm. A camada superior do solo deve conter até 1 balde de húmus e cerca de 50 g de superfosfato e sais de potássio. Irrigação pós-plantio - 20-30 litros de água para cada muda.
Crescendo e cuidando
Na primeira safra, as mudas são irrigadas à medida que o solo seca, soltando-o sistematicamente e arrancando as ervas daninhas. Além disso, durante o enraizamento, os solos são umedecidos na ausência de precipitação e na queda - no processo de procedimentos de carregamento de umidade.
A frequência desejada de irrigação não é mais do que duas vezes a cada 30 dias, mesmo em clima quente e seco, deve haver cerca de 2-3 baldes sob a raiz.
Terminamos a irrigação 14-21 dias antes de colher os frutos, caso contrário, os bagos começam a rachar.
A cultura é sensível aos aditivos de estrume. Os aditivos minerais são realizados levando-se em consideração o fato de que deve haver muitas entradas de nitrogênio e potássio, e muito menos de fósforo.
Guarnições higiênicas e formativas são obrigatórias. As cerejas colunares requerem atenção especial neste sentido.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem um potencial imunológico tão significativo contra a doença da coccomicose que é extremamente raro ser infectado por ela, mesmo durante as epifitotias. Para fins preventivos, as árvores são tratadas com compostos contendo cobre e, após a queda das folhas, com sulfato de ferro. As pragas são repelidas com inseticidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
O alto nível de robustez do inverno torna possível o cultivo em áreas com condições climáticas moderadas e frescas. Seus botões de flores às vezes congelam ligeiramente apenas nas latitudes ao norte da região de Chernozem. A madeira, por outro lado, suporta perfeitamente geadas ainda mais severas.