- Autores: L.I. Zueva, M.V. Kanshina, A.A. Astakhov (V.R. Williams All-Russian Research Institute of Feed)
- Ano de aprovação: 2009
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: esférico, espalhando, redondo, espesso, inclinado
- Folhagem: Forte
- Escapes: médio, reto na parte superior, curvo na parte inferior
- Sai: médio, oval, pontiagudo, verde escuro, brilhante, coriáceo, "barco" curvo, sem pubescência
- Flores: inflorescência - guarda-chuva
- Tamanho da fruta: média
A variedade Morel Bryanskaya é considerada uma das melhores espécies para cultivo em clima instável. A cereja traz rendimentos estáveis, tolera bem a seca de verão e as geadas de inverno. Os bagos são consumidos frescos, utilizados para a preparação de compotas, conservação, congelação. Adequado para cultivo comercial.
História de criação
A variedade foi obtida com base no All-Russian Research Institute of Forages nomeado após V.R. Williams pelos criadores L.I. Zueva, M.V. Kanshina, A.A. Astakhov. Incluído no Registro do Estado em 2009.
Descrição da variedade
A árvore é fraca até 2 m de altura, com casca clara, copa esférica, extensa e fortemente frondosa. As folhas são de tamanho médio, ovais, pontiagudas, côncavas, verde-escuras e brilhantes. Flores de até 3 cm de diâmetro são coletadas em uma inflorescência de 3-4 unidades. A floração ocorre em abril-maio. A frutificação começa a diminuir após 10 anos.
Características da fruta
Bagas de tamanho médio, pesando 4,2 g, redondo, vermelho-vinho, quase preto, polpa de densidade média, suculento, pele macia, pedra não é muito grande. Eles são armazenados por cerca de uma semana, eles toleram bem o transporte.
Qualidades de sabor
Sabor da sobremesa, moderadamente doce, com leve acidez, teor de açúcar - 9,1%, ácido da fruta - 1,4%, ácido ascórbico - 14,2 mg por 100 g. Pontuação de degustação 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Começa a frutificar de 3 a 4 anos após o plantio. As bagas começam a amadurecer em meados de julho, devido às condições meteorológicas, os tempos de amadurecimento podem mudar.
Produção
10-12 kg são colhidos de uma árvore.
Regiões em crescimento
Cherry é recomendado para o plantio na Rússia Central e Primorye.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Parcialmente autofértil, sem o plantio de polinizadores adicionais, o rendimento não será superior a 50% da colheita possível. Para obter uma colheita abundante, eles plantam ao lado de: Amorel pink, Lotovka, Chernokorka.
Aterrissagem
O evento de plantio é realizado em abril, quando o solo aquece até +10 graus e começa o clima quente. Eles escolhem um local claro, protegido do vento e das correntes de ar, de preferência no lado oeste ou sudoeste do jardim. Adequado para uma planta: solo preto rico, arenito pobre, argila. Um buraco para mudas é cavado com 50-60 cm de tamanho e 60 cm de profundidade.A drenagem é despejada no buraco de plantio e no topo de um monte uma mistura de nutrientes de composto, húmus, solo de jardim e cinzas de madeira. As árvores jovens são plantadas da mesma forma que outras variedades de cereja. As mudas devem ser regadas todas as semanas, as ervas daninhas removidas e o solo solto.
Crescendo e cuidando
As árvores frutíferas são regadas várias vezes por estação: necessariamente durante o período de floração, quando os frutos amadurecem e no outono após a queda das folhas. A variedade tolera bem a falta de umidade. O alagamento excessivo pode levar ao aparecimento de doenças fúngicas. Uma planta leva cerca de 2-3 baldes de água. Depois de regar, eles devem soltar o solo e, no outono, cavar o solo ao redor da árvore. Para irrigação, recomendo o uso de água filtrada que não contém bactérias nocivas e esporos de fungos.
Além disso, no verão é necessário aplicar fertilizantes - fósforo e potássio. Na primavera, eles são alimentados com compostos de nitrogênio - salitre, uréia. As misturas orgânicas são aplicadas uma vez a cada 4 anos no outono, durante a escavação do local.
A moldagem, o desbaste e a poda sanitária são realizados a cada primavera. Mudas anuais começam a se formar. A planta é cortada a uma altura de 60-80 cm para que tenha 4 ramos fortes no tronco. No segundo ano, o tronco central é encurtado em cerca de 50 cm, 2-3 ramos da segunda camada são formados, o resto é encurtado em 1/3. Uma árvore de dez anos precisa de uma poda rejuvenescedora.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa imunidade às principais doenças e pragas do fungo cereja. Pode ser afetado por coccomicose e moniliose. Como prevenção, recomenda-se a realização de tratamentos preventivos com solução de sulfato de cobre ou líquido bordalês na primavera e no outono. Para proteção contra pulgões, gorgulhos, moscas cereja, remédios populares ou inseticidas populares são usados: Karbofos, Iskra, Aktara.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade se distingue pela boa robustez de inverno e resistência à geada, tolera temperaturas de até -35 graus. Recomenda-se que as mudas sejam isoladas com palha e envoltas em estopa. Em outubro, o solo sob o tronco é cavado a uma profundidade de 10-15 cm e coberto com uma camada de 10 cm, o caule é caiado. Os mais perigosos são os degelos de inverno e as geadas subsequentes - depois disso, a casca e os ramos congelam. Em regiões onde podem ocorrer mudanças significativas de temperatura no inverno, é recomendado envolver o caule e os ramos esqueléticos com agromaterial.
Morel Bryanskaya dá rendimentos estáveis nas estações chuvosas secas e frias. A cultura é pouco exigente para a composição do solo.
Visão geral da revisão
Esta é uma das variedades preferidas de muitos moradores do verão, sendo apreciada por sua despretensão e grandes frutas doces.A árvore passa bem no inverno e, no verão, mesmo em dias quentes, não precisa de regas frequentes.