- Autores: N.I. Gvozdyukova, S.V. Zhukov (Estação de Seleção Hortícola de Sverdlovsk)
- Ano de aprovação: 1974
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: Ampla disseminação
- Folhagem: médio
- Sai: obovado alongado, verde, sem coloração de antocianina
- Flores: grande, branco
- Tipo de floração e frutificação: nos ramos do bouquet e crescimento anual
- Tamanho da fruta: ampla
Cultivar uma árvore frutífera que dê uma excelente colheita em condições climáticas adversas não é fácil, pois é necessário escolher uma variedade que se adapte ao frio e outras condições climáticas. Isso inclui o Mayak de grandes frutos da seleção doméstica.
História de criação
A variedade de cereja Mayak surgiu em 1974 graças ao trabalho de cientistas da Estação de Seleção Hortícola de Sverdlovsk. Os autores da cultura são S.V. Zhukov e N.I. Gvozdyukova. A variedade foi cultivada por polinização livre de variedades Michurin. A área de cultivo recomendada é a região do Médio Volga.
Descrição da variedade
O farol é uma árvore de porte médio que parece um arbusto. Em condições favoráveis, a cereja atinge a altura de 180-200 cm. A colheita dos frutos é caracterizada por uma copa larga e arredondada, boa distribuição dos ramos castanho-acinzentados, espessamento moderado das folhas verdes, pequenas, acentuadamente alongadas botões crescendo em um ângulo agudo e um sistema radicular desenvolvido. Os ovários são formados em ramos anuais e ramos de bouquet.
Três flores são coletadas nas inflorescências. Durante o período de floração, que ocorre no final de maio - início de junho, a copa de uma árvore arbustiva é densamente coberta por grandes flores brancas como a neve, de cheiro agradável. O ciclo de vida de uma safra de frutas é de 25-30 anos.
Características da fruta
Cherry Mayak é uma variedade de frutos grandes. Na árvore adulta, os frutos ganham em média 4,5 gramas. O formato da fruta está correto - arredondado com um achatamento perceptível perto da costura. Os frutos maduros são uniformemente cobertos de uma cor vermelho-escura com uma superfície lisa e brilhante. A casca das cerejas é fina, não dura, elástica. A sutura abdominal é fraca.
As bagas têm um propósito universal - são consumidas frescas, utilizadas na cozinha (assados, compotas), processadas em conservas, compotas, sumos, congeladas e inteiras em conserva. Vale ressaltar também que a safra colhida requer processamento e aproveitamento imediatos, pois o destacamento do pedúnculo é difícil - prejudica a integridade dos bagos, provocando o escoamento da seiva. A transportabilidade da fruta é fraca, assim como o prazo de validade.
Qualidades de sabor
O farol é uma cereja deliciosa. A polpa vermelha tem uma estrutura carnuda macia, medianamente densa, com grande suculência. O suco das bagas é espesso e rico. O sabor é equilibrado - doce e azedo, sem doçura e adstringência. Um pequeno osso (peso 0,25 g) separa-se bem da polpa. A polpa da cereja contém mais de 7% de açúcares e ácidos benéficos.
Amadurecimento e frutificação
As cerejas são variedades de maturação média. Os primeiros frutos podem ser esperados no 4º ano após o plantio. As bagas não amadurecem ao mesmo tempo, por isso o período de amadurecimento demora um pouco - até duas semanas. O pico de frutificação em massa ocorre no final de julho - início de agosto. Cerejas maduras demais não se esfacelam, mas podem rachar.
Produção
Os indicadores de rendimento da árvore são médios. Uma árvore adulta, com os devidos cuidados e condições favoráveis, pode render de 5 a 15 kg de frutos maduros. Na região sul, a árvore é mais produtiva - dá até 25 kg de cerejas.
Regiões em crescimento
A geografia do cultivo da cereja se expandiu significativamente na última década. A árvore é amplamente cultivada na Rússia central, bem como na Bielo-Rússia, nos Estados Bálticos e na Ucrânia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Esta variedade é parcialmente autofértil (de 7 a 20%), então você deve pensar em plantar árvores doadoras com tempos de floração semelhantes. As seguintes variedades são consideradas as melhores árvores polinizadoras: Generous, Polevka, Toiler of Tataria, Shakirovskaya e Nizhnekamskaya.
Aterrissagem
Você pode plantar uma cerejeira na primavera e no outono, mas o plantio na primavera é considerado mais favorável. Para o cultivo, recomenda-se uma muda de um a dois anos com sistema radicular saudável e altura não superior a 80-110 cm.A distância entre os plantios deve ser de 250-300 cm para que nenhuma sombra de copa seja formada.
Crescendo e cuidando
Para cultivar uma árvore, você deve escolher uma área plana e livre de ervas daninhas, de preferência em uma pequena colina. O melhor lugar para uma árvore será a parte sudoeste do local, onde há muito sol e também há proteção contra correntes de ar.
A agrotecnologia da cereja consiste na rega regular, afrouxamento e cobertura morta do solo, aplicação de fertilizantes (húmus, cinza, nitrogênio, potássio), formação de uma copa, poda de ramos - sanitários e rejuvenescedores, prevenção de vírus e preparação para o inverno.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade dessa espécie não é muito alta. A árvore pode estar sujeita a várias doenças que afetam as safras de frutas e bagas - coccomicose e apodrecimento das frutas. Entre as pragas, os pulgões e a mosca-serra viscosa são considerados os mais perigosos.
Requisitos de solo e condições climáticas
Cherry Mayak é caracterizada por excelente resistência à seca e média resistência à geada, o que permite que a árvore suporte temperaturas tão baixas quanto -25 ... 35 graus. A árvore adora luz, umidade moderada, espaço e calor.
Uma cerejeira cresce confortavelmente em margas claras, dotada de permeabilidade ao ar, fertilidade e umidade suficiente. É importante que os solos sejam de baixa acidez e águas subterrâneas profundas.