- Autores: seleção folclórica
- Sinônimos de nomes: Lyubka
- Ano de aprovação: 1947
- Tipo de barril: arbusto
- Tipo de crescimento: subdimensionado
- coroa: redondo ou espalhando, muitas vezes chorando, caindo
- Sai: denso, ligeiramente brilhante, verde escuro, 87 x 50 mm, oval estreito ou obovado alongado
- Flores: com diâmetro de 30-34 mm, com pétalas arredondadas, côncavas e levemente onduladas
- Tipo de floração e frutificação: nas filiais anuais
- Tamanho da fruta: acima da média e grande
A variedade de cereja Lyubskaya se distingue por sua compactação, alto rendimento e cuidado pouco exigente. Os bagos são adequados para a preparação de compotas, compotas, licores, vinhos, são secos e congelados. A planta é indicada para cultivo industrial e criação de composições paisagísticas em quintal. Outro nome é Lyubka.
História de criação
Esta é uma cultura de seleção popular, foi plantada no século XIX. Ela foi descrita pela primeira vez por N.I.Kichunov em 1892 como uma cereja crescendo nos jardins da província de Kursk. A variedade foi inscrita no Registro do Estado em 1947. Agora, o Instituto Pan-Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura de Moscou está encarregado de monitorar a segurança da cultura.
Descrição da variedade
O arbusto é fraco, pode atingir 2,5 m, o formato da copa é arredondado, espalhado, pode pender e dar uma olhada em pranto. A casca é marrom prateada, com rachaduras. Os ramos são curvos, as folhas são densas, alongadas, obovadas com bordo serrilhado, verde escuro, ligeiramente brilhante. As flores são brancas ou rosa pálido, ligeiramente onduladas, coletadas em inflorescências de 3-4. Floresce por 5-8 dias. A árvore vive cerca de 15-25 anos. A cereja fotófila difere na formação de rebentos fracos: os rebentos de raiz quase não aparecem.
A variedade está sujeita a mutações renais espontâneas. As variedades resultantes diferem em aparência, tempo de maturação, rendimento e propriedades dos frutos. Há Lyubskaya tarde, Lyubskaya bouquet, Lyubskaya produtiva e outros.
Características da fruta
Bagas de tamanho médio, pesando 4-5 g, em forma de coração, redondas, escarlate escuro com pontos subcutâneos, a pele é brilhante, fina e densa. A polpa é vermelha escura, suculenta, macia, com aroma delicado. A pedra é pequena, facilmente separada. São bem transportados, armazenados em temperatura zero por cerca de 10 dias.
Qualidades de sabor
Sabor agridoce, teor de açúcar - 9,5-10%, vitamina C - 11-20 mg por 100 g.
Amadurecimento e frutificação
A cereja começa a dar frutos 2-3 anos após o plantio, é considerada tardia em termos de maturação, a colheita amadurece ao mesmo tempo: no final de julho - início de agosto. Bagas não são propensas a derramar, amadurecem juntas.
Produção
Uma média de 10-12 kg pode ser removida de uma árvore em um clima temperado; na presença de polinizadores em anos favoráveis, o rendimento chega a 35-50 kg.
Regiões em crescimento
Adequado para plantio na faixa do meio e regiões do sul da Rússia, plantado nos Urais e nas regiões mais frias.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Variedade autofértil: nenhum polinizador adicional é necessário. Ao plantar várias outras espécies, a frutificação aumenta 2-3 vezes. As cerejas são adequadas: Anadolskaya, Vladimirskaya, Zhukovskaya, Lotovaya, Fertile Michurina, Early Shpanka, Molodezhnaya.
Aterrissagem
A variedade é plantada na primavera, no outono a muda pode não criar raízes. Para ele escolho o local mais ensolarado, protegido dos ventos. No outono, a terra é desenterrada e são introduzidos 10 kg de estrume, 100 g de superfosfato e 100 g de sulfato de potássio. É cavada uma cova de plantio de 60x80 cm de tamanho: solo de jardim misturado com húmus e farinha de fosfato é despejado no fundo, após o plantio é regado com 2 baldes de água.
Crescendo e cuidando
A cultura é apreciada por sua despretensão. A rega é recomendada várias vezes por estação: durante a formação dos botões, durante a floração e na fase inicial de amadurecimento dos frutos. Ao mesmo tempo, 30 litros de água são despejados, a terra é solta, coberta com serragem ou turfa. No outono, a irrigação com carregamento de água é definitivamente recomendada.
Começam a alimentar o arbusto no 3º ano após o plantio: no outono, depois de cavar o solo, são aplicados fertilizantes orgânicos, na primavera os compostos de nitrogênio não interferem e no verão são alimentados com infusão de cinzas de madeira ou cloreto de potássio com superfosfato.
Podada na primavera durante o período de brotação, retirando os rebentos velhos e danificados, os ramos saudáveis só são removidos com forte espessamento. Formando uma árvore, deixe um caule de 35-45 cm de altura, 7-10 ramos esqueléticos a uma distância de 10-15 cm um do outro, ramos muito longos são cortados no ramo lateral.
Resistência a doenças e pragas
As cerejas podem ser afetadas pela coccomicose. Para o tratamento, pulverizar com o fungicida "Abiga-Peak" após o inchaço dos rins. No momento do aparecimento dos botões, eles são tratados com "Horus". Após o término da floração, os brotos afetados são cortados e queimados, pulverizando-se com o agente "Skor". Após a colheita, são pulverizados com uma mistura bordalesa a 1%. Quando a moniliose aparece, ela é tratada com Quadris.
De pragas atacam o gorgulho, a mosca-serra cereja. Como medida preventiva, eles cavam o solo ao redor da árvore, removem a palha velha, cobrem o tronco com cal e borrifam Karbofos.
A variedade é propensa ao fluxo de goma - a seiva da árvore começa a se destacar e engrossar nos locais onde surgiram rachaduras na casca. Lyubskaya é propensa a rachar a casca no inverno e no verão, a fim de se proteger contra isso, é recomendável caiar o tronco e os ramos do esqueleto até o topo.
Requisitos de solo e condições climáticas
A resistência ao gelo desta espécie é alta: ela pode suportar temperaturas de -30 graus.A árvore é coberta apenas na região norte: a jovem é coberta com agrofibras e a adulta é coberta com ramos de abeto. A casca é a que mais sofre com a geada; os botões generativos têm a melhor resistência à geada. O círculo do tronco é coberto com turfa de 30 cm, preferindo solos franco-arenosos com acidez neutra.
Visão geral da revisão
Segundo os jardineiros, a variedade tem uma boa taxa de sobrevivência, mas a colheita dos arbustos jovens é diferente para cada pessoa. Dos bagos desta casta obtém-se uma compota muito saborosa: moderadamente doce, com cerejas delicadas e aromáticas em calda.