- Autores: T.V. Morozova (Instituto de Pesquisa de Horticultura de toda a Rússia em homenagem a I.V. Michurin)
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: densidade média piramidal
- Escapes: grande, marrom escuro, com poucas lentilhas
- Sai: grande, oval, serrilhado com crista dupla, relevo liso, cor verde escura, brilhante, sem pubescência
- Flores: médio, branco, rosado
- Tamanho da fruta: média
- Forma de fruta: cordado com ápice arredondado, com depressão na base do fruto
- Cor de fruta: vermelho escuro
O sortimento de variedades de cereja é tão grande que permite escolher uma árvore para cada zona climática. Para o centro e sul da Rússia, uma variedade de meia temporada, Lebedyanskaya, de seleção nacional, será ideal para o cultivo.
História de criação
Cherry Lebedyanskaya é uma cultura de frutas e bagas com uma longa história, criada em 1990 no Instituto de Pesquisa Russo em homenagem a V.I. I. V. Michurin. O autor da variedade é o criador T.V. Morozova. A forma original da cereja Lebedyanskaya é a variedade Vladimirskaya. A principal tarefa era criar uma árvore com máxima produtividade nas condições da região da Terra Negra, mas após algumas modificações, as cerejas começaram a ser cultivadas em todo o país.
Descrição da variedade
A cereja Lebedyanskaya é uma árvore de tamanho médio e de crescimento rápido, dotada de várias características. Em um ambiente favorável, a cultura cresce até 3 metros de altura. A cereja tem forma de copa piramidal, espessamento moderado com folhagem verde escura com cobertura brilhante, brotos fortes de cor castanha escura com pequeno número de lentilhas e sistema radicular desenvolvido em bastonete. Botões em forma de ovo crescem desviando do broto.
A floração da árvore ocorre na última década de maio e dura cerca de 12-14 dias. Durante este período, a bela coroa da cereja é coberta com flores arredondadas branco-rosadas que cheiram bem. Os ovários são formados em vários ramos do bouquet.
Características da fruta
Lebedyanskaya é uma variedade de frutificação média, caracterizada por uma bela fruta em formato de coração com ponta arredondada, além de uma cor vermelha escura. Em média, os bagos ganham peso até 4,1 gramas. A casca das cerejas é toky, lisa, brilhante, sem pontas tegumentares. A sutura abdominal é mal expressa.
Frutas cereja são universais - são consumidas frescas, enlatadas, processadas em compotas, compotas, usadas na culinária e congeladas. A safra colhida é facilmente transportada e pode ser armazenada por algum tempo em condições adequadas por 15-20 dias em um recipiente fechado na geladeira.
Qualidades de sabor
A cereja atrai não só pela aparência, mas também pelo excelente sabor. A polpa vermelho-escura é firme, tenra, carnuda e muito suculenta. O sabor é dominado por um agradável azedume, harmoniosamente combinado com doçura e açúcar. O aroma dos frutos silvestres é profundo. O osso médio arredondado é facilmente separado da polpa. A polpa da cereja contém mais de 11% de açúcares e menos de 2% de ácidos.
Amadurecimento e frutificação
Essa variedade está no meio da temporada. A árvore começa a dar frutos 4-5 anos após o plantio. As bagas são temperadas juntas. O amadurecimento em massa dos frutos ocorre em meados de julho. As cerejas maduras não se desintegram. A duração da produtividade da cerejeira é de 15-20 anos.
Produção
O indicador de rendimento da variedade é alto. Em escala industrial, você pode contar com 60-80 centners por hectare. Em média, até 7 kg de cerejas maduras são removidos de 1 árvore por temporada.
Regiões em crescimento
As cerejas Lebedyanskaya são cultivadas em massa em Voronezh, Pavlovsk, Michurinsk e Rostov-on-Don. Além disso, as cerejas são produtivas no sul da Rússia, bem como na Ucrânia e na Bielo-Rússia.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cerejeira pertence à classe autofértil (mais de 40%), no entanto, a presença de árvores doadoras no local pode aumentar o rendimento em 20-40%. As melhores árvores polinizadoras são Morozovka, Zhukovskaya, Turgenevka, Vladimirskaya.
Aterrissagem
O plantio de mudas é realizado no início da primavera e no outono. A distância entre as mudas deve ser de pelo menos 150-200 cm. O ideal para o plantio são mudas de um / dois anos com sistema radicular saudável.
Crescendo e cuidando
Para o cultivo de cerejas, é escolhida uma área plana e limpa - talvez em uma pequena colina, protegida de forma confiável de correntes de ar e rajadas de vento. Via de regra, a árvore é plantada na parte sul do jardim, onde há bastante luz e calor.
A agrotecnologia da cerejeira consiste em uma cadeia de medidas: regar - durante os períodos de floração, derramar frutos, durante a escavação de outono, fertilizar (três vezes por temporada), afofar e cobrir com cobertura morta a zona próxima ao caule, moldagem em forma de coroa, poda de ramos (higiênicos e rejuvenescedores ), prevenção de doenças, preparação para o inverno (cobertura morta e cobertura do tronco com serapilheira na zona de crescimento do norte).
Resistência a doenças e pragas
Graças à sua boa imunidade, a árvore não está exposta a doenças fúngicas e também raramente sofre de coccomicose, moniliose e antracnose.
Requisitos de solo e condições climáticas
A árvore é confortável para crescer em solos argilosos. O solo deve ser fofo, respirável, permeável à umidade, fértil e com baixo índice de acidez. A passagem das águas subterrâneas deve ser profunda, o que evitará a estagnação da umidade, prejudicial ao sistema radicular da árvore. A cereja de Lebedyanskaya é uma cultura termofílica que adora umidade moderada, luz e ar.