- Autores: Astakhov A.I., Kanshina M.V., Astakhov A.A.
- Ano de aprovação: 2004
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: extenso, esférico
- Sai: médio, largo, obovado, verde, liso
- Flores: pequena corola em forma de pires, pétalas soltas, brancas
- Tipo de floração e frutificação: em um incremento de um ano
- Tamanho da fruta: média
- Tamanho da fruta, mm: 19x21x19
As cerejas agora são representadas por um grande número de variedades. Mas mesmo nesse contexto geral, Igritskaya pode ser uma boa solução. Você só precisa estudar cuidadosamente suas características e aplicar corretamente a planta.
História de criação
A cultura foi autorizada para ser usada na Rússia em 2004. Os criadores de Kanshina e Astakhovs trabalharam em sua criação. A variedade está oficialmente listada no registro de safra. O projeto foi executado no VNII Lupina. Depois de colocada em circulação, a planta já recebeu amplo reconhecimento em nosso país.
Descrição da variedade
Igritskaya é uma das cerejas comuns com um propósito universal. As árvores de tamanho médio são coroadas por uma copa esférica extensa. Os galhos caem visivelmente. As folhas verdes são de tamanho médio e parecem um ovo invertido. As flores não atingem grandes dimensões, são pintadas de branco, diferem na disposição livre das pétalas e agrupam-se em inflorescências de 3 peças.
Características da fruta
As cerejas deste tipo são caracterizadas por uma faixa de peso de 4,1 a 5,2 g. Na maioria dos casos, são de tamanho médio. Outros recursos são os seguintes:
- forma geométrica plana e redonda;
- cor vermelha escura da superfície;
- cor vermelha de suco;
- facilidade de separação do galho;
- facilidade de separação do osso.
Qualidades de sabor
A polpa vermelho-escura tem um sabor agridoce. É sempre suculento. Os frutos da cereja Igritska apresentam firmeza moderada. A participação dos açúcares chega a 9,5%, mas dos ácidos - apenas 0,9%. O exame de degustação deu às safras uma avaliação de 4,6 pontos.
Amadurecimento e frutificação
Os frutos aparecerão em crescimentos anuais. O primeiro deles pode ser visto no 5º ano de desenvolvimento. As cerejas amadurecem tarde. Ao mesmo tempo, eles amadurecem ao mesmo tempo.
Produção
Em média, a produtividade da variedade é de 43 centners por 1 ha (de acordo com outras fontes - 41,5 centners). Ao mesmo tempo, o nível mais alto registrado atinge 87 centners. Importante: as plantas são relativamente resistentes mesmo a invernos rigorosos. Segundo algumas fontes, a colheita de 1 árvore pode chegar a 8 kg. Os frutos colhidos são facilmente transportados por longas distâncias e armazenados sem problemas.
Regiões em crescimento
A cultura é oficialmente zoneada na Rússia Central (zona climática 3). Crescer em todas as outras áreas é por sua própria conta e risco.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A autofecundidade parcial é observada na descrição oficial. Portanto, sem a ajuda de outras plantas, só se pode contar com uma colheita escassa. Qualquer outra cereja com datas de floração próximas é uma candidata adequada. Entre elas, as variedades mais ideais são Lyubskaya e Zhuravka.
Aterrissagem
A cereja de Igritskaya é despretensiosa, mas ainda é melhor escolher um lugar ensolarado para ela, fechado dos ventos gelados.Não é aconselhável plantar tal safra nas terras baixas, onde a umidade se acumula. Quaisquer zonas húmidas também devem ser evitadas. A profundidade da cova de plantio deve ser de aproximadamente 0,7-0,8 m, e sua largura ótima é de 0,5-0,6 m.
O solo para preencher o buraco é preparado adicionalmente. Húmus e composições minerais complexas são adicionados à terra escavada. Além disso, você precisará adicionar uma pequena quantidade de areia de rio lavada. Certifique-se de dirigir uma estaca. No momento do plantio, as raízes são niveladas, esticadas e cobertas com solo o mais cuidadosamente possível para não danificar nada; o procedimento termina socando a terra e regando o buraco.
Crescendo e cuidando
Cherry Igritskaya é adequado para áreas com condições climáticas quentes e instáveis. No entanto, neste último caso, é importante preparar-se para o trabalho da forma mais clara possível e seguir estritamente as normas básicas da tecnologia agrícola. Pela primeira vez após o plantio, a cultura é regada semanalmente. Em seguida, reduza a frequência de rega pela metade, embora devam ser abundantes. É necessário ativar a irrigação apenas em calor extremo.
A modelagem da coroa deve ser feita anualmente. A poda rejuvenescedora também é obrigatória. Ao mesmo tempo, não mais do que um terço de cada ramo do esqueleto é removido. O acabamento no primeiro ano de desenvolvimento não será necessário. Em seguida, os fertilizantes são aplicados durante a floração, durante a frutificação e na preparação para o inverno.
Resistência a doenças e pragas
O risco de quebra da fruta é baixo. Ao mesmo tempo, há proteção quase completa contra infecções fúngicas, moniliose e coccomicose. Os tratamentos preventivos são realizados no início da primavera. Após o início da floração, agentes sintéticos e outros agentes potentes não podem ser usados.