- Autores: Kharitonova E.N., Zhukov O.S.
- Apareceu ao cruzar: Zhukovskaya x Almaz
- Ano de aprovação: 1998
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: esférico, elevado, de densidade média
- Folhagem: médio
- Escapes: reto, marrom acastanhado
- Sai: elíptico, verde escuro
- Flores: grande, branco
Essa cultura pode ser considerada promissora para o cultivo em climas quentes e temperados. E bagas grandes, versáteis e muito saborosas com um sabor misterioso e picante de cereja de pássaro, sem dúvida, compensarão os modestos custos de mão de obra que você coloca no processo de cuidar desta cereja única.
História de criação
O pedido de registro da cultura foi apresentado pelo Instituto. Michurin em 1992, onde foi desenvolvido por E.N. Kharitonova e O.S. Zhukov. Desde 1998, está no Registro do Estado e foi obtido pelo cruzamento de Almaz com Zhukovskaya. Vale ressaltar que uma das espécies maternas de cultura foi a acerola Maak, cultivada em Primorye, o que explica a presença de notas de sabor picante da variedade recém-obtida. Sendo uma espécie comum, a cultura é universal, com excelente comercialização e um nível médio de transportabilidade. Recomendado para cultivo na região central da Terra Negra.
Descrição da variedade
A árvore é de tamanho médio, 2–3 m de altura, com copa ligeiramente elevada e de densidade média. A folhagem é de média intensidade e os ramos verticais castanho-acastanhados formam uma fina copa esférica. Folhas grandes, lisas e elípticas, com pontas pontiagudas e bases arredondadas, pintadas de verde escuro. As lâminas das folhas são retas, com estípulas de tamanho médio e bordas serrilhadas.
As flores são brancas e grandes. A floração e a frutificação ocorrem nos ramos do bouquet e nos ramos do ano anterior. As vantagens da cultura incluem:
- um alto nível de resistência à coccomicose e moniliose;
- autofecundidade parcial;
- frutas grandes;
- nível estável de frutificação;
- alta produtividade;
- compacidade;
- excelentes propriedades gustativas de frutos silvestres;
- os bagos após a maturação não se desintegram, separam-se dos talos por separação a seco;
- versatilidade de frutas;
- resistência à seca da cultura.
Desvantagens:
- o nível de resistência ao gelo não é muito alto;
- ossos grandes;
- baixo grau de transportabilidade dos bagos.
Características da fruta
As bagas são grandes em tamanho (18 x 16 mm) e relativamente maciças (até 5 g), configuração unidimensional e arredondada. Na cor, são vermelho-escuros e, quando totalmente maduros, aproximam-se do preto. A pele é média, não pubescente, e o suco é vermelho claro. A polpa é laranja, macia. Os frutos estão firmemente presos aos caules, mas saem sem dificuldade. As sementes são de tamanho médio, ovais, facilmente separáveis da polpa. Por composição química, as bagas incluem: matéria seca - até 18%, açúcar - 3%, ácidos - 1,2%, vitamina C - 12 mg%.
Qualidades de sabor
Ao sabor, os frutos são agridoces com um ligeiro sabor a cereja de pássaro. Pontuação de degustação em pontos - 4.7.
Amadurecimento e frutificação
O processo de frutificação começa a partir do 5º ano de crescimento da cultura. O tempo de amadurecimento é médio. Colheita de frutas - a partir de meados de julho.
Produção
Com a implementação correta de técnicas agrotécnicas, o rendimento chega a 15-20 kg por árvore.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é parcialmente autofértil; as árvores polinizadoras Zhukovskaya e Vladimirskaya serão vizinhas produtivas para ela (não devem fazer sombra às árvores principais). A cerejeira Kharitonovskaya floresce no final da primavera e os ovários são formados nos ramos do buquê e nos brotos do ano passado. Na ausência de plantas polinizadoras, aproximadamente 5–20% das flores tornam-se bagas. Os primeiros frutos amadurecem a partir de meados de julho. A cultura floresce de forma excepcionalmente abundante.
Aterrissagem
Os solos preferidos para cultura são solos argilosos neutros ou argilosos arenosos. Os recursos do local de pouso são padrão para cerejas.
Localização da água subterrânea - não mais próximo do que 2 m da superfície do solo. Um bom local para desembarcar seria, por exemplo, o lado sul da cerca ou a encosta oeste com uma inclinação não superior a 15 °.
Nas latitudes ao sul, a cultura é plantada no outono, após a queda da folhagem. Nas regiões mais ao norte - no início da primavera. A terraplenagem preparatória deve ser concluída antes que os botões se abram. A ordem de desembarque é padrão.
Você não deve plantar plantas arbustivas com raízes fortes e de propagação rápida perto das cerejas: framboesas, espinheiro-mar, amoras-pretas. Vizinhos inadequados incluem bordos, tílias, bétulas, carvalhos que emitem substâncias que podem inibir o desenvolvimento de cerejas. Não é recomendado plantar safras de erva-moura próximas.
É aconselhável cobrir as raízes das cerejas maduras contra o superaquecimento e para reter a umidade. Para isso, você deve usar plantas de cobertura do solo: tenaz, com cascos, pervinca, budra.
Na escolha das mudas, atenção especial é dada às raízes e à altura das árvores: para as anuais, a altura normal é de 80 cm, e para as de dois anos - 110 cm. A cor da casca também importa. A cor esverdeada indica que muitos compostos nitrogenados foram usados no processo de crescimento da muda. Esse excedente afeta negativamente o desenvolvimento das árvores. Antes do plantio, as raízes das plantas devem ser embebidas por cerca de 3 horas, adicionando "Kornevin" ou outros estimulantes de crescimento ao recipiente.
Os sulcos de aterrissagem são preparados em tamanhos padrão: 40-60 cm de profundidade e até 80 cm de diâmetro. As camadas superiores do solo são enriquecidas com húmus com adição de 50 g de fósforo e potássio. Adicione areia se necessário.
Ao plantar uma muda, o colo da árvore deve subir 5–7 cm acima da superfície do solo. Após o plantio, irrigação abundante e cobertura morta do espaço próximo ao caule.
Crescendo e cuidando
A irrigação sistemática das mudas, que não permite que o solo seque, é necessária apenas durante a primeira estação de crescimento. Rega adicional é realizada conforme necessário. A implementação da cobrança de umidade no outono é obrigatória.
Para cobertura, aditivos minerais tradicionais são usados com base em uma grande quantidade de compostos de nitrogênio e potássio, mas uma pequena quantidade de fósforo. A cultura é sensível a aditivos de esterco. Portanto, a cobertura morta do espaço próximo ao caule pode ser realizada usando os produtos residuais do gado, adicionando cinzas. A poda sanitária e formativa das árvores é realizada desde os primeiros anos de desenvolvimento das mudas, o que muito contribui para colheitas abundantes.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é altamente resistente à coccomicose e moniliose. A probabilidade de ser atingido durante ataques de sabotagem está em um nível médio.
Realizar um complexo de procedimentos preventivos para a cultura é um elemento desejável do cuidado. Isso inclui a limpeza regular da área, modelagem e poda higiênica. As infestações por pulgões e moscas-serras impedem os tratamentos tradicionais com inseticidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
Embora a cultura seja altamente tolerante à seca, a irrigação é recomendada 1 a 2 vezes por mês. Os praticantes avaliam o nível de resistência à geada como médio, portanto, a variedade é inadequada para o cultivo em latitudes frias. Para desencorajar os roedores, os troncos são cobertos com estopa ou outros materiais.