- Autores: X.K. Enikeev (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Ano de aprovação: 1959
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: redondo, esférico, espesso
- Sai: médio, fino, fosco, verde, obovado
- Tipo de floração e frutificação: em um incremento de um ano
- Tamanho da fruta: acima da média
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro
A cereja recebeu grande reconhecimento por suas propriedades dietéticas. A cereja Griot Moskovsky é uma das variedades mais antigas, que não é inferior em popularidade aos híbridos mais recentes. A planta possui uma ampla área de cultivo devido ao seu cultivo despretensioso, boa produção e sabor delicioso.
História de criação
O espécime foi criado em 1959 pelo notável biólogo Kh. K. Enikeev. O cientista procurou criar uma variedade de cereja que fosse resistente a fortes oscilações de temperatura e de alto rendimento. Como resultado da clonagem da variedade Griot Ostheimsky, foi obtido o Griot Moskovsky, que absorveu a maior parte das características positivas da variedade parental. No início, a planta foi plantada apenas na região de Moscou. Com o tempo, a cultura começou a ser plantada em outras regiões.
Descrição da variedade
A cerejeira atinge 2,5 m de altura. A copa densamente frondosa lembra uma bola que pode ser modelada. Brotos finos e caídos conferem à árvore um aspecto atraente que também possui funções decorativas. As folhas de tamanho médio são inversamente ovóides. Sua cor é verde brilhante saturado. As inflorescências são formadas nos brotos do primeiro ano de crescimento.
Características da fruta
Os frutos vermelhos escuros, quase pretos, são redondos, de forma regular e de tamanho médio. O peso médio de uma cereja chega a 3,5 g. Se o número de frutos na árvore for pequeno, podem ter uma massa de 5 g. A casca é fina e macia, com pontos subcutâneos pouco visíveis.
O osso é bem separado da polpa. Na hora de colher frutos maduros, recomenda-se deixá-los com o pedúnculo, pois a separação é úmida. As cerejas maduras não são propensas a se desintegrar ou assar ao sol.
Qualidades de sabor
A polpa suculenta tem consistência média. A cor é vermelha escura, quase preta. O sabor da casta é agradável, doce e azedo, com um rico aroma a cereja. O objetivo é técnico. Mais frequentemente utilizado no preparo de conservas, geléias, compotas, sucos de frutas e outros.
Amadurecimento e frutificação
Começa a frutificar ativamente por 3-4 anos de plantio. A colheita é fraca nos primeiros anos. Refere-se a variedades precoces médias. A cereja amadurece em meados de julho. Frutificação de longo prazo - 1-1,5 meses.
Produção
Os indicadores de rendimento são altos. Em média, você pode coletar cerca de 9 kg de frutas de uma árvore ou 6-8 t / ha. Os bagos, pelo facto de serem suculentos, devem ser transportados com muito cuidado.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Para obter uma colheita, é necessário plantar plantas polinizadoras nas proximidades. Cerejas Vladimirskaya, Shubinka, Orlovskaya cedo, Frasco rosa são bem adequadas para esta finalidade. O principal é colher mudas do período inicial de frutificação.
Aterrissagem
Para que a variedade comece a dar frutos mais cedo, a árvore deve ser devidamente plantada. A época ideal para o plantio é meados de abril. Não há necessidade de atrasar o tempo, isso afeta negativamente a taxa de sobrevivência.
O local é escolhido o mais iluminado possível e protegido dos ventos frios. É melhor plantar no lado sul ao longo da cerca. Prefere crescer em solos férteis enriquecidos com húmus. A árvore categoricamente não tolera solo alagado.
Antes de prosseguir com o plantio, o local é preparado com antecedência. A terra é desenterrada, as ervas daninhas são removidas. É melhor plantar árvores em locais onde nenhuma variedade de frutas tenha crescido anteriormente. Assim, bactérias e fungos que podem infectar mudas jovens, levando à sua morte, podem persistir no solo.
A cova de plantio é cavada algumas semanas antes do plantio. Deve ter 2 vezes o tamanho do sistema raiz. Uma camada de drenagem, húmus, cinza de madeira, areia, fertilizante de fósforo e potássio são colocados no buraco. Na véspera do plantio, a muda é embebida em uma solução estimulante.
As raízes são cuidadosamente esticadas, o colo da raiz é colocado 3 cm acima do nível do solo. O solo é compactado, abundantemente regado e coberto com serragem.
Crescendo e cuidando
O cuidado competente consiste em irrigação regular, nutrição adicional e poda. Em regiões de clima temperado, a rega é realizada conforme a necessidade. Em áreas com verões secos, as árvores são regadas várias vezes por mês.
A rega é especialmente aumentada durante o período de floração ativa e formação de ovários. Devido à falta de umidade, a planta vai economizar energia e perder a maior parte das flores polinizadas, o que reduz significativamente a quantidade de colheita.
Os fertilizantes são aplicados várias vezes ao ano. Na primavera com brotamento - nitrato de amônio. Durante a floração, a cultura exige uma nutrição abrangente. No outono, após a colheita, o solo é enriquecido com potássio e fósforo.
A poda sanitária é realizada na primavera e no outono. Remova os galhos secos e danificados com sinais de doenças. Os disparos são reduzidos em 1/3 da duração.