- Autores: Kharitonova E.N., Zhukov O.S., Chmir N.M.
- Apareceu ao cruzar: Coral x Premiere
- Ano de aprovação: 2010
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: densidade média, elevado, esférico
- Escapes: comprimento e espessura médios
- Sai: médio, elíptico, verde escuro
- Flores: grande, branco
- Tamanho da fruta: média
Ao planejar um jardim, quero plantar as mais deliciosas variedades de frutas que darão rendimentos estáveis. Entre as cerejeiras, uma das mais populares entre os jardineiros é a variedade Fairy, da seleção doméstica.
História de criação
A Cherry Fairy foi o resultado do trabalho de um grupo de criadores da V.I. Michurin em 1993. Os autores da variedade são O.S. Zhukov, N.M. Chmir e E.N. Kharitonova As formas parentais da Fairy cherry são Premiere e Coral. A variedade foi adicionada ao Registro Estadual em 2010. A cultura é zoneada no Distrito Central da Terra Negra.
Descrição da variedade
Fairy é uma árvore de tamanho médio com uma copa esférica bem definida e elevada, com espessamento médio de folhas verdes escuras, ramificação moderada com ramos fortes e sistema radicular desenvolvido. Em condições favoráveis, uma cerejeira cresce até 200-250 cm.
Flores de cerejeira em maio. Neste momento, a coroa redonda está abundantemente coberta com grandes flores brancas como a neve. Cada inflorescência contém 2-3 flores.
Características da fruta
Cherry Fairy pertence às variedades de frutos médios. Uma árvore saudável amadurece frutos com peso de até 3,5 g. As cerejas têm formato oval-arredondado com superfície lisa e brilhante. Os frutos maduros são caracterizados por uma cor incrivelmente bela - rosa claro, que distingue a cereja de outras variedades. A casca da fruta é fina, elástica, sem pontas e manchas subcutâneas.
As cerejas coletadas são consumidas frescas, enlatadas, processadas em compotas, conservas e geléias, congeladas e usadas na culinária. Devido ao facto de a separação dos caules das cerejas ser parcialmente seca, toleram perfeitamente o transporte e são armazenados durante pelo menos 10 dias em condições adequadas.
Qualidades de sabor
As cerejas têm um sabor excelente. A polpa rosa-amarela é dotada de consistência delicada e suculenta. O sabor é harmonioso - doce e azedo, perfeitamente complementado por um aroma agradável. Não há adstringência e amargor nas frutas. A polpa da cereja contém mais de 11% de açúcares e cerca de 2% de ácidos tituláveis.
Amadurecimento e frutificação
As cerejas de maturação intermediária começam a dar frutos 3-4 anos após o plantio. A variedade de frutificação é estável, anual. Você pode saborear as cerejas no final de junho, e o amadurecimento em massa das cerejas ocorre na primeira quinzena de julho. Os frutos amadurecem gradativamente, por isso o período de frutificação é ligeiramente prolongado, podendo durar até 20 de julho.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são bons. Com os devidos cuidados, até 83,2 centners da safra podem ser colhidos em 1 hectare. Em média, uma árvore adulta produz até 12 kg de deliciosas cerejas por temporada.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A variedade é autofértil (mais de 50%), no entanto, a presença de árvores doadoras pode aumentar a produtividade em 20-40%. As variedades polinizadoras mais produtivas são Lyubskaya, Turgenevka e Vladimirskaya.
Aterrissagem
As mudas são plantadas tanto na primavera quanto no outono (dependendo das características climáticas da região).Jardineiros experientes recomendam o plantio de árvores no início da primavera, antes da estação de crescimento. A distância entre os plantios deve ser de 150-200 cm. No outono, as mudas de cereja Fairy são plantadas apenas nas regiões do sul. Para o plantio, são selecionadas mudas de um ou dois anos com altura de 90-110 cm.
Crescendo e cuidando
As cerejas são plantadas em área desmatada, onde há muita luz e sol. Recomenda-se colocar a Fada na parte sul do jardim, onde há proteção contra correntes de ar e rajadas de vento.
Cuidar das safras de frutas e bagas não é penoso: regar regularmente, alimentar, retirar galhos secos, formar uma copa, prevenir doenças, afrouxar o solo e preparar-se para o inverno. A rega é feita de acordo com o calendário, três vezes por estação: durante a floração, quando os frutos são amarrados, e durante o outono, a escavação da terra. O curativo de cobertura é aplicado alternadamente: orgânico e mineral. A poda formativa é realizada quando a árvore está em repouso e a poda higiênica conforme a necessidade. Antes do inverno, a cobertura morta da zona próxima ao caule é obrigatória, para isso, usa-se palha ou ramos de abeto. A árvore é protegida de roedores cobrindo-a com ramos de abeto ou instalando uma rede especial de granulação fina.
Resistência a doenças e pragas
As cerejas têm um bom sistema imunológico. A árvore é altamente resistente à coccomicose e muitas outras doenças fúngicas. Entre os insetos que atacam a fada da cerejeira, apenas os pulgões são perigosos, o que ajudará a se livrar dos tratamentos com inseticidas.
Requisitos de solo e condições climáticas
A variedade cereja é caracterizada pela resistência à geada e também tolera facilmente curtos períodos de seca e calor. A árvore cresce confortavelmente em solo fértil, permeável à umidade e ao ar, com um nível de acidez neutro. A ocorrência de lençóis freáticos deve ser profunda para que não ocorra estagnação de umidade, o que afeta adversamente a atividade vital do sistema radicular. A sombra forte e a umidade excessiva podem afetar negativamente o desenvolvimento da árvore.