- Autores: L.I. Taranenko (estação de jardinagem experimental de Donetsk)
- Apareceu ao cruzar: cereja Nordstar x cereja Valery Chkalov
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: largo piramidal, meio espesso
- Sai: brilhante, verde escuro
- Tipo de floração e frutificação: principalmente em ramos e ramos de bouquet do ano passado
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: coração largo, comprimido lateralmente
- Cor de fruta: vermelho escuro
A prevalência generalizada desta maravilhosa cereja está associada à sua versatilidade em termos da possibilidade de plantar em muitas regiões da Rússia. Mesmo em locais com condições climáticas instáveis e invernos rigorosos, desenvolve-se e frutifica com sucesso, apesar de ter "nascido" numa região quente. A única condição para seu desenvolvimento produtivo é o cuidado agrícola competente.
História de criação
Esta cereja doce híbrida foi obtida por L. I. Taranenko, um funcionário da Estação de Jardinagem Experimental de Donetsk. Foi criado pelo cruzamento do híbrido americano de rápido crescimento de cereja Northstar e cereja de frutos grandes Valery Chkalov. Objetivo - novo uso. Ele pode ser cultivado na Sibéria, na faixa do meio e em muitas outras regiões da Rússia.
Descrição da variedade
As árvores de cultura são de tamanho médio (2,8-3,5 m), com copas piramidais largas. Ramos com casca lisa. Os rebentos são verticais, de cor castanha escura. A folhagem é densa. As folhas são de cor verde escura, brilhantes, com nervuras pronunciadas em relevo no dorso. Eles são maiores em tamanho do que as folhas de cerejeira. Os talos são médios.
As flores e os frutos são formados principalmente nos ramos do bouquet e nos ramos do ano passado. Nas latitudes ao sul, a cultura floresce em meados de maio. Em condições mais frias, o período de florescimento começa no início de junho.
Das vantagens da cultura, notamos:
alto nível de resistência à geada e resistência à seca;
frutífero grande;
excelente sabor a frutas e aroma agradável;
confiabilidade da preservação durante o transporte;
versatilidade de uso;
alto nível de resistência à doença coccomicose.
Das desvantagens, notamos a autofecundidade parcial da cultura.
Características da fruta
Os frutos são grandes (até 7 g), vermelho-escuros, em forma de coração largo, ligeiramente achatados nas laterais. A casca é firme e brilhante. A polpa é vermelha escura, facilmente separada das sementes. Os ossos são de tamanho médio. As inflorescências são formadas em pincel com 6 a 8 flores cada.
Os frutos seguram-se firmemente nos caules, não caem quando maduros, não coza sob a influência da luz solar.
Qualidades de sabor
No paladar, os frutos são agridoces e agridoces, combinando aromas de cereja e doces característicos de cereja. Avaliação da degustação de frutos silvestres em pontos - 4.5.
Amadurecimento e frutificação
A colheita inicial dos frutos cereja é realizada no 3-4º ano de crescimento. Época de floração - a segunda década de maio. Os tempos de envelhecimento são médios. A época da produção de frutos é no final de junho.
Produção
Cultura de alto rendimento - volume médio de até 20-25 kg por árvore. Os parâmetros de rendimento dependem de vários fatores:
a idade da árvore (as árvores se aproximam do pico de produção aos 12 anos, então o volume de frutos colhidos começa a diminuir);
adesão estrita às regras de cuidado;
o grau de dano por doenças e pragas.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil em parte - é polinizada com seu pólen em apenas 1,3% em condições climáticas favoráveis.
A cereja doce é considerada a melhor vizinha polinizadora, que fornece o maior rendimento de cerejas doces. Outros tipos de polinizadores adicionais também são usados, entre eles variedades de cereja - Molodezhnaya, Lyubskaya, Nordstar e Meteor.
Aterrissagem
A cultura mais produtiva desenvolve-se em chernozems, várzeas franco-leves e solos franco-arenosos. A localização das mudas requer sol e proteção contra os ventos.
As mudas devem ter:
um sistema radicular saudável e bem desenvolvido;
raízes úmidas, marrom-claras;
troncos verdes com casca limpa e uniforme;
altura 0,7-1,3 m;
12 anos
É mais conveniente adquirir árvores no outono. Até o início da primavera, são retirados para armazenamento em caves, onde são armazenados a uma temperatura de 0-5 ° C. As raízes são tratadas com talker (verbasco com barro), envolto em trapo e coberto com um saco.
É mais conveniente pousar na primavera e, nas regiões do sul, o plantio no outono é permitido.
As condições ideais de pouso de natureza geral são:
elevação insignificante com uma inclinação de 10-15 °;
encosta sul ou sudoeste;
proteção do vento norte ou nordeste;
solos ligeiramente ácidos ou neutros.
Ao plantar na primavera, os locais são preparados no outono - 2-3 baldes de composto ou húmus, 2 litros de água, 300 g de superfosfato são colocados em uma cova de plantio cavada.
Não é recomendado aprofundar o colo da raiz durante o plantio, e os locais de enxertia são elevados 2-3 cm acima do solo. Na rega, após o plantio, são necessários 20-30 litros de água.
É necessário manter uma distância de 3-4 m entre as mudas e as plantas próximas, e a distância da cerca ou dos edifícios é de 2-3 m.
Crescendo e cuidando
A lista de atividades e procedimentos para o cuidado com a cultura é padrão, e o princípio fundamental que deve ser observado é a oportunidade e a correção.
Por ser uma cultura resistente à seca, tem uma atitude negativa em relação ao alagamento. Períodos de irrigação:
antes da floração, em tempo seco;
durante o brotamento, desenvolvimento dos ovários, se houver seca;
depois de colher a fruta;
antes do resfriamento sazonal - irrigação com carregamento de água.
Por exemplo, se a precipitação for observada a cada 1-2 semanas, a rega não será necessária.
O acabamento é feito de acordo com o cronograma, são bastante tradicionais.
A poda começa quando a árvore da variedade descrita tem de 5 a 6 anos. A poda sanitária é realizada na primavera ou no final do outono, quando não há fluxo de seiva. Nochka também precisa de uma poda rejuvenescedora, à qual as árvores são submetidas aos 15 anos ou mais.
Resistência a doenças e pragas
A cultura tem um alto potencial imunológico para coccomicose e moniliose. No entanto, a probabilidade de ocorrência da doença, principalmente com erros e omissões no atendimento, permanece. As cerejas podem sofrer de manchas perfuradas (clotterosporia). Nesse caso, é aconselhável usar o Nitrafen para o tratamento de árvores e, a seguir, os biofungicidas Quadris e Horus.
Os mais perigosos para as cerejas são os ataques destruidores da mosca da cereja, do gorgulho, da mosca-serra mucosa e dos pulgões, contra os quais se luta com medicamentos tradicionais e remédios populares.
Requisitos de solo e condições climáticas
A cultura é tolerante à seca, não tem medo de climas quentes e a irrigação pouco exigente a torna popular nas latitudes áridas do sul.
Apesar do fato de que as cerejas foram criadas em uma região quente, elas são extremamente resistentes à geada, pois podem suportar temperaturas de até -30… 35 ° C.
Quando é cultivado na faixa do meio, as medidas para se preparar para o frio do inverno permanecem relevantes. Para tanto, vários procedimentos são realizados.
Os troncos e ramos do esqueleto são caiados depois que a folhagem cai. O procedimento protegerá a casca das mudanças de temperatura que ocorrem no final do inverno.
Em áreas com invernos gelados e fraca cobertura de neve, os espaços próximos ao caule são cobertos com serragem, palha, folhagem e húmus.