- Autores: E EU. Voronchikhina (estação de jardinagem experimental zonal Rossoshanskaya)
- Apareceu ao cruzar: Cereja Griot Ostheim x uma mistura de pólen das variedades Northern e Likernaya
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: vigoroso
- coroa: redondo ou piramidal largo, densidade média
- Folhagem: Boa
- Escapes: reto, com entrenós longos, primeiro marrom esverdeado, depois marrom com uma tonalidade avermelhada
- Sai: oval a amplamente oval, verde acima, verde claro abaixo
- Flores: grande, branco como a neve, amplamente oval
- Tamanho da fruta: ampla
Variedades híbridas de plantas frutíferas estão se tornando cada vez mais populares entre os jardineiros. Entre eles estão duques ou cerejas, como são popularmente chamados, que refletem exatamente a essência dos híbridos criados pelo cruzamento de cerejas e cerejas. O duque Nadezhda é capaz de crescer e dar colheitas ricas não apenas em climas quentes, mas também em áreas de cultivo de risco. Os frutos destacam-se pela alta qualidade comercial e boa transportabilidade. O fruto é utilizado fresco, para congelamento, conservação e preparação de licores.
História de criação
A autoria na obtenção de um híbrido maravilhoso pertence ao criador da estação experimental zonal Rossosh de jardinagem A. Ya. Voronchikhina. Cereja Griot Ostgeimsky e uma mistura de pólen das variedades Norte e Likernaya foram usadas como variedades parentais.
Descrição da variedade
Árvore vigorosa (5-6 m) com copa medianamente densa, larga piramidal ou arredondada. Coberta por folhagem bastante densa, a copa é constituída por brotos retos com longos internódios, de cor não uniforme. Castanho esverdeado no início do crescimento, dá lugar a tons de vermelho acastanhado.
Benefícios da esperança:
despretensão;
imunidade forte;
regularidade de frutificação;
robustez média de inverno e resistência à geada;
sabor da sobremesa, versatilidade na aplicação.
Desvantagens:
autoinfertilidade;
a altura do tronco, o que dificulta muito os cuidados com a copa e a colheita.
A lâmina foliar pontiaguda tem uma superfície coriácea, oval ou amplamente ovalada, também de cor heterogênea: a parte inferior é verde, mas mais clara que a superior verde escura, com 10-11 cm de comprimento e 4-6 cm de largura.
As flores grandes (3,5-4 cm) brancas como a neve, presas a um caule curto ou médio, adquirem matizes rosados no final da floração, devido ao aparecimento de manchas rosadas nas pétalas. As flores são coletadas nas inflorescências um, dois e três botões.
Características da fruta
Os frutos grandes (5,8 g), de formato achatado e redondo, ligeiramente achatados nas faces, são iguais: altura 20 mm, largura 24 mm, espessura 23 mm. O fruto é coberto por uma densa casca brilhante, o caroço tem 0,38 g, separa-se pela metade da polpa, a separação é seca, às vezes semi-seca.
Qualidades de sabor
Tinto escuro homogêneo, tons de vinho, a polpa tem consistência de densidade média. Possui sabor adocicado com leve acidez, mas sem adstringência de cereja.
Composição:
substâncias solúveis secas - 11,7-16,2%;
açúcar - 9,1-14,0%;
ácidos - 1,2-1,6%;
taninos e corantes - 0,10-0,15%.
Marcas de prova: sabor fresco - 4,5, em compota - 4,2, aspecto em conservação - 4,6 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A frutificação regular começa 4-5 anos após a brotação no viveiro. Em termos de maturação, a variedade pertence à categoria meio tardio - floração precoce, a colheita é feita no final de junho - início de julho.
Produção
Nadezhda se distingue pela alta produtividade - em média, 21,6 kg são colhidos de uma árvore, no entanto, quando as condições ideais são criadas, a planta é capaz de produzir até 50-60 kg.
Regiões em crescimento
O duque está adaptado para crescer na região central da Terra Negra.
Autofertilidade e a necessidade de polinizadores
A auto-infertilidade de Nadezhda requer o cultivo simultâneo de variedades de polinização - Kent, Black large, Lada.
Aterrissagem
A esperança deve ser plantada em locais ensolarados, protegidos dos ventos do norte durante a estação de crescimento. Uma árvore adulta alta não pode ser escondida atrás de uma cerca, mas a essa altura terá força suficiente para resistir aos problemas do clima. Os solos devem ser leves, respiráveis, bem drenados - inadmissivelmente próximos a lençóis freáticos e terras baixas pantanosas. Se um local adequado tem exatamente essas características desfavoráveis, então montes artificiais terão de ser organizados. Nível de acidez na zona neutra. A terra fortemente acidificada requer desoxidação obrigatória. A farinha de dolomita é o material ideal para isso.
A época do plantio é primavera - outono. Na primavera, eles são plantados em áreas mais frias, o outono é adequado para as áreas do sul. Parâmetros ideais:
poço de pouso - 60x60x80 cm;
a distância entre os furos é de 3 metros;
a distância entre as linhas é de 5 a 6 metros.
O material de plantio ideal são mudas de dois a três anos cultivadas em viveiros com certificados apropriados. O sistema radicular de uma planta jovem deve ser bem desenvolvido e longo o suficiente sem áreas secas.
O buraco cavado é equipado com uma camada de drenagem, um suporte para a frágil haste é instalado. O solo removido é enriquecido com matéria orgânica, cinza de madeira, superfosfato, compostos de potássio. A terceira parte da mistura é despejada no buraco, uma muda é colocada em cima, espalhando suavemente as raízes sobre a superfície do monte formado. Adormeça com o solo restante, certificando-se de que o colo da raiz permaneça acima da superfície ou um pouco mais alto. A terra é compactada, um aterro de barreira é feito ao redor do círculo do tronco e regado com 2-3 baldes de água morna. No dia seguinte, o solo úmido deve ser afrouxado para evitar a formação de crostas e garantir o acesso ao oxigênio. Esses procedimentos, juntamente com a capina, devem ser realizados constantemente até que a planta atinja o estado adulto.
Crescendo e cuidando
Cuidar mais do duque não é diferente de cuidar das cerejas. Uma árvore adulta não é regada mais do que três vezes por estação: na primavera após a floração, durante o derramamento dos frutos, no outono após a queda das folhas.
As aplicações de nutrientes começam no terceiro ano após o plantio:
primavera - fertilizantes de nitrogênio;
após a colheita - preparações de fósforo-potássio;
outono - uma grande quantidade de húmus é introduzida nos círculos do tronco.
A poda formativa começa imediatamente após o plantio, encurtando os condutores e ramos, então a cada ano o crescimento do último ano é encurtado em 1/3 do comprimento. Danificados por roedores e pragas, os troncos são branqueados na primavera e no outono com cal misturada com sulfato de cobre. Para o inverno, a parte inferior dos baús é protegida com redes especiais, feltro, estopa.
Resistência a doenças e pragas
A forte imunidade permite que a Duke resista com sucesso a muitas doenças e pragas. Tem boa resistência a manifestações perigosas como coccomicose e moniliose.
Requisitos de solo e condições climáticas
A robustez de inverno de Nadezhda e a resistência ao calor são muito boas.