- Autores: A.I. Sychov
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: piramidal, arredondado com a idade
- Escapes: arqueado, marrom
- Sai: grande, oval, verde escuro
- Tipo de floração e frutificação: misto, a maior parte da colheita é formada nos ramos do bouquet
- Tamanho da fruta: muito grande
- Forma de fruta: volta
- Cor de fruta: vermelho escuro
A cultura híbrida Duke Nurse absorveu as melhores propriedades de seus "pais": das cerejas, tirou resistência ao resfriado e doenças fúngicas, e das cerejas - frutos grandes de sabor lindo e aroma agradável memorável, deliciando jardineiros e consumidores.
História de criação
A cultura foi desenvolvida por AI Sychov, um cientista da Estação Zonal de Jardinagem (Rossosh). Inicialmente era chamada de Dessert Sychova, mas posteriormente o nome foi alterado para Nurse. Não está listado no Registro do Estado, uma vez que os Duques ainda não foram classificados como uma cultura independente, embora tenham surgido pela primeira vez no século 17 na Inglaterra. Na Rússia, o primeiro duque apareceu em 1988, e IV Michurin tornou-se seu autor.
De acordo com a finalidade a que se destina, a cultura é universal, destina-se ao cultivo em várias regiões, inclusive nas latitudes setentrionais.
Descrição da variedade
As árvores são de porte médio (até 4 m), com copas piramidais, adquirindo formato arredondado com a idade. A casca dos rebentos jovens (anuais) é geralmente acinzentada, mas depois torna-se castanha. Os ramos castanho-escuros crescem em relação ao tronco em ângulo agudo (60 graus). Tiros arqueados. As folhas são grandes, ovais, de cor verde escura.
Pelo tipo de floração e frutificação, a cultura é mesclada: uma parte significativa dos frutos se desenvolve nos ramos do bouquet.
As vantagens da cultura incluem:
- frutificação confiável e estável em regiões frias;
- alto nível de produtividade;
- tamanhos significativos de frutas suculentas e doces;
- alto nível de resistência a doenças e ataques destruidores;
- intensidade mínima de trabalho no cuidado.
Entre as desvantagens, eles destacaram a autofertilidade parcial da cultura.
Características da fruta
Os frutos da cultura são grandes (7,5-7,8 g), arredondados, de tonalidades vermelho-escuras. A polpa é moderadamente firme e da mesma cor da pele. A casca é firme e firme.
Os frutos maduros não se desintegram e, portanto, é permitido não se apressar para pegá-los: os frutos ligeiramente maduros melhoram seu sabor. A transportabilidade dos frutos e a qualidade de conservação são médios, mas os frutos totalmente maduros não devem ser transportados por longas distâncias.
O uso da fruta é universal. Quando frescos, são bons como sobremesa e, quando processados, são deliciosos na forma de conservas, compotas, marmeladas e compotas.
Qualidades de sabor
No paladar, os frutos são agridoces e agridoces, com um leve aroma a cereja. A pontuação da degustação em pontos é alta - 4,8.
Amadurecimento e frutificação
A época de início da colheita dos frutos chega no 3º ano de crescimento. Os tempos de envelhecimento são médios. O período de frutificação inclui a primeira quinzena de julho. Na Região Central da Terra Negra, as árvores florescem e polinizam em maio, e os frutos amadurecem no final de julho, nas regiões mais frias da região, as datas de amadurecimento começam no início de agosto.
Produção
As árvores maduras rendem até 13 kg de frutos, mas o volume da colheita depende do grau de polinização.
Regiões em crescimento
As melhores regiões para o plantio de árvores são os territórios da Rússia central, mas levando em consideração a alta resistência à geada da planta, ela é cultivada com sucesso nas latitudes do norte.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
A cultura é autofértil apenas em parte, por isso requer vizinhos polinizadores. Para isso, são utilizadas certas variedades de cerejas. Jardineiros experientes preferem as variedades de cereja Iput, Revna, Lyubskoy, Businka, Tyutchevka.
Aterrissagem
Em relação ao solo, a cultura não é particularmente exigente (o melhor nível de acidez é 7). Locais de crescimento produtivo são selecionados como padrão para as culturas de frutas com caroço.
Para o plantio, devem ser selecionadas mudas de um ano com raízes fechadas e bem desenvolvidas. Para verificar, é feita uma pequena incisão na raiz da muda: se a parte interna for branca, a árvore está sã.
Nos recessos de plantio, colhidos no outono (70x70 cm), deve ser colocada uma mistura de solo de jardim e húmus, complementado com fertilizantes de nitrogênio e grama.
Crescendo e cuidando
Como já mencionado, a cultura não precisa de maior atenção na hora de sair: não requer irrigação frequente e não tolera excessos na hora da alimentação. Remoção de ervas daninhas no espaço próximo ao caule, cobertura morta e poda - esta é uma lista suficiente de procedimentos para cuidar de árvores.
As árvores jovens devem ser irrigadas uma vez a cada 7 dias, as plantas maduras precisam de irrigação abundante a cada 30 dias, que é realizada com uma mangueira aberta localizada perto do caule da árvore. Vale lembrar que o alagamento da cultura leva a rachaduras na casca e morte de raízes.
As árvores não requerem alimentação frequente, geralmente são realizadas duas vezes por ano (na primavera e no outono). Quantidades significativas de fertilizantes afetam o crescimento dos brotos, que começam a se desenvolver tão rapidamente que a madeira não tem tempo de endurecer após esse crescimento. Isso pode levar à morte de plantas no inverno.
Na primavera, as árvores precisam de aditivos contendo nitrogênio, que aceleram seu desenvolvimento, e no outono - em fertilizantes de fósforo-potássio, que facilitam o inverno das árvores. De acordo com o conselho de jardineiros experientes e especialistas, fertilizantes, consistindo em:
- farinha de soja;
- farinha de alfafa;
- farinha de peixe e ossos;
- algas, aminoácidos e vitaminas;
- sódio NPK 1: 1, 5: 1.
Este curativo é usado até o quinto aniversário da Enfermeira.
As copas das árvores são formadas sem tornar os troncos altos, pois são vulneráveis às geadas, e a poda é feita em formato de espinhel. Como esta cultura híbrida não forma rebentos laterais, os ramos entrelaçados e os rebentos principais inferiores são eliminados durante a poda sanitária. Na primavera, as árvores ficam livres de galhos espessos e congelados ou deformados.
Resistência a doenças e pragas
Nem a coccomicose nem a moniliose são perigosas para a Enfermeira, e tudo graças ao alto potencial imunológico que ela herdou de um dos pais.
A prática da jardinagem também mostra que o ataque de pragas às cerejas é raro. O principal problema é a proteção contra ataques de vespas e pássaros em frutas saborosas e grandes.
Requisitos de solo e condições climáticas
A enfermeira tem um grau bastante alto de tolerância à seca. Se as mudas precisam de irrigação frequente durante o período de desenvolvimento, as árvores adultas ficam sem rega abundante por um mês.
O nível de resistência invernal da cultura também é alto. Experimentos realizados em 2006 mostraram uma sobrevivência satisfatória da casca da árvore a uma temperatura de -40,5 ° C, mas os botões das flores não resistiram a tal geada. Portanto, seu nível de resistência de inverno é estimado por especialistas nos parâmetros da Região Central da Terra Negra. Ao mesmo tempo, percebeu-se que em invernos rigorosos e com quedas bruscas de temperatura em fevereiro (até -30 ° C), o grau de vulnerabilidade das árvores aumenta.
Para a segurança e proteção da cultura de possíveis geadas severas, mudas e árvores jovens são totalmente cobertas com serapilheira, para isso, seus galhos são amarrados aos troncos. Em árvores maduras, troncos e ramos esqueléticos são envolvidos. O procedimento para cobertura morta de outono do espaço próximo ao caule também será útil.