- Autores: A.I. Sychov
- Tipo de barril: Madeira
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- coroa: moderadamente espesso, globular, compacto
- Sai: alongado, de cor e brilho semelhante a cereja, folhagem semelhante a cereja em tamanho
- Tipo de floração e frutificação: misto, a maior parte da colheita é formada nos ramos do bouquet
- Tamanho da fruta: ampla
- Forma de fruta: arredondado
- Cor de fruta: vermelho escuro
- Peso do fruto, g: 6,6-8
Duke é uma cultura híbrida obtida através da polinização cruzada de cerejas e cerejas. Uma das melhores e comprovadas variedades desta planta é Ivanovna. Falaremos sobre as características da variedade abaixo.
Descrição da variedade
Chervishnya (o segundo nome do duque) Ivanovna foi criado pelo criador A.I. Sychov. A variedade tem um propósito universal e é uma árvore de tamanho médio. A altura dessa cultura geralmente não ultrapassa 4 metros.
A copa de Ivanovna é bem arrumada e compacta, a árvore é ideal para quem tem áreas pequenas. A densidade da coroa é moderada e o formato lembra uma bola regular. É frondoso com folhas bastante longas. Além disso, apresentam uma característica interessante: as cores e o brilho brilhante são retirados das cerejas, mas os parâmetros dimensionais são mais semelhantes aos da folhagem da cereja.
Os ramos esqueléticos da cultura diferem em espessura, eles são pintados em tons de cinza-marrom. Já os ramos jovens e frescos são de cor amarelada.
A floração parece incrivelmente impressionante, durante este período a cereja torna-se uma verdadeira decoração do local. Grandes flores brancas, semelhantes a guarda-chuvas, reúnem-se em inflorescências e cobrem completamente a árvore. Elas florescem principalmente nos ramos do buquê, e a maioria das bagas também cantam ali.
Características da fruta
Vamos ver quais são as características dos frutos do duque Ivanovna:
- as bagas são muito grandes, o peso da maioria das amostras chega a 8 gramas;
- na forma, os frutos são semelhantes a ervilhas grandes;
- a pele brilha eficazmente ao sol, tem uma cor vermelha escura;
- a polpa é muito macia, sem cartilagem, de densidade moderada, sua tonalidade é a mesma da casca;
- a pedra está perfeitamente separada do conteúdo da baga;
- o suco tem um pigmento de coloração vermelha.
Qualidades de sabor
As bagas de Ivanovna têm um aroma delicado e delicado. São doces e azedos, há uma adstringência cereja, mas muito distantes. A fruta tem mais gosto de cereja doce. Os benefícios dos frutos silvestres são enormes, pois absorveram as características de duas árvores frutíferas ao mesmo tempo.
A maioria dos elementos úteis pode ser obtida comendo frutas frescas, mas muitas donas de casa que receberam grandes colheitas transformam as frutas em compotas, limonadas caseiras e sucos de frutas. Em geral, podem ser usados para qualquer tipo de alimento.
Amadurecimento e frutificação
Ivanovna não faz os jardineiros definharem por muito tempo na expectativa das colheitas: as primeiras bagas úteis são retiradas dos ramos já no terceiro ano após o plantio. A cereja está meio tarde, e será possível festejar seus frutos a partir do dia 15 de julho.
Produção
O rendimento do duque Ivanovna é bastante alto, mas não há dados exatos em fontes confiáveis. Portanto, vale a pena focar no rendimento médio dos duques em geral. Normalmente é entre 10 e 15 quilos por árvore.
Regiões em crescimento
Ivanovna se sente bem em condições adversas e adversas. Portanto, é recomendado para jardineiros na Sibéria.
Autofertilidade e necessidade de polinizadores
Absolutamente todos os patos são auto-inférteis e Ivanovna não é exceção. Necessita de polinizadores para formar ovários. Quaisquer variedades de cerejas podem ser usadas como elas. No entanto, é necessário que floresçam ao mesmo tempo que a variedade descrita.
Aterrissagem
As atividades de plantio começam com a escolha do lugar certo. Ao menor sombreamento, os frutos das cerejas de Ivanovna começam a encolher e ficar muito azedos, portanto, deve-se fornecer luz ao longo do dia.
Os jardineiros recomendam o plantio em alturas para excluir a possibilidade de inundação pelas águas subterrâneas. Outra saída é instalar o sistema de drenagem.
O solo deve ser nutritivo, mas Duke não gosta de fertilizantes em excesso. Se houver solo preto no local, não deve ser fertilizado adicionalmente. Em outros casos, solos pesados são misturados com areia e solos ácidos são desoxidados pela adição de cinza, giz ou farinha de dolomita. Em solo acidificado, Ivanovna morre, sem nem mesmo ter tempo de se desenvolver.
Para o plantio, escolha mudas de 2 a 3 anos. Eles deveriam ter desenvolvido raízes e brotos uniformemente coloridos. O plantio é realizado apenas na primavera, pois no outono a chance de sobrevivência é muito pequena.
A cova de plantio deve exceder ligeiramente o tamanho do sistema radicular. Se várias árvores forem plantadas, os buracos ficam localizados a uma distância de 5 metros um do outro. Não há outras recomendações de plantio - tudo precisa ser feito como com as outras árvores. O ponto de crescimento não deve ser aprofundado, caso contrário, as alterações putrefativas nas raízes começarão.
Crescendo e cuidando
Ivanovna é uma variedade tão despretensiosa que cuidar dela não levantará dúvidas nem mesmo para o jardineiro que está no primeiro dia no sítio.
- O principal ponto de cultivo é a rega. A irrigação das árvores jovens é realizada semanalmente. O líquido é tomado quente, do frio as raízes ficam estressadas. Alguns jardineiros não regam as árvores maduras, mas apenas em condições normais de verão, com chuvas ocasionais. Se a seca for constante, é melhor regar várias vezes por estação para que os frutos fiquem mais suculentos.
- Mas você precisa afrouxar a terra no círculo do tronco. Mas também raramente - apenas duas vezes por temporada. O afrouxamento é realizado após a rega ou precipitação. Você também pode adicionar cobertura morta; o feno é adequado para essa variedade. Observe que a cobertura morta só é espalhada em solo úmido.
- Fertilizantes Ivanovna não é necessário de todo. O principal é adicionar nutrientes durante o plantio, aí você já pode esquecer esse assunto. Ao contrário, essa variedade se desenvolve pior em terras excessivamente férteis.
- A variedade precisa de poda mínima. Depois de plantada a árvore, ela deve ser podada de forma que a altura da muda fique a 60 centímetros do nível do solo. Você também precisará aparar um pouco os galhos do esqueleto. No segundo ano, os espécimes laterais são encurtados em um terço. Após entrar em frutificação, as árvores começam a desbastar e, a partir do 5º ano de vida, é realizada a poda rejuvenescedora. Para fazê-los corretamente, você precisa observar o crescimento de um espécime de quatro anos e, no futuro, aderir a esta marca.
Resistência a doenças e pragas
Outra vantagem do duque Ivanovna é a notável imunidade. A planta raramente é afetada por doenças fúngicas, e a maioria dos jardineiros nem mesmo faz pulverizações preventivas. Eles são realizados apenas se as árvores no local estiveram doentes na última temporada.
As pragas quase nunca causam problemas, mas pulgões ou vermes da folha podem aparecer em certos anos. Se a árvore está apenas começando a estação de crescimento, é aconselhável comprar um inseticida forte. No momento do amadurecimento da fruta, apenas os métodos populares são permitidos.
Requisitos de solo e condições climáticas
O duque Ivanovna é uma excelente escolha para climas frios. A planta tolera facilmente geadas de até -30 graus. No entanto, as árvores jovens devem ser protegidas do frio, mesmo que o inverno seja muito quente. A resistência ao calor da cultura é excelente, os bagos não racham ou caem mesmo na ausência de água e calor forte.
Ao cultivar um duque em um local, você precisa considerar o seguinte:
- a árvore não crescerá em áreas de planície;
- morre rapidamente em solos ácidos e turfeiras;
- desenvolve-se mal em um substrato excessivamente fertilizado;
- murcha e apodrece em solos úmidos com alto nível de lençol freático.